Buscar

Questionario_sobre_a_AGUA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário sobre a 	ÁGUA
1) A água encontra-se disponível sob várias formas e é uma das substâncias mais comuns existentes na natureza. É encontrada principalmente no estado líquido constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. Explique o fenômeno do ciclo hidrológico da água e a relação que existe entre a quantidade de água do planeta.
R: O ciclo hidrológico descreve o movimento da água entre a atmosfera e a terra como resultado dos processos de evaporação, transpiração, condensação e precipitação.
-Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapotranspiração das plantas terrestres e animais para o ar.
-Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo diretamente na terra ou no mar.
-Escoamento superficial sobre a terra, geralmente atingem o mar.
2) A superfície da Terra tem a água como seu maior componente. Como se apresenta a distribuição da água no planeta e o percentual disponível para consumo.
R: Cobre aproximadamente 70% da superfície. A maior parte, 97%, é salgada e se encontra em oceanos e mares.
Apenas 2,59% do total é água doce (camadas de gelo e glaciais, águas subterrâneas) e desse percentual apenas 0,14% representa água doce explorável sob o ponto de vista tecnológico e econômico que pode ser extraída de lagos, rios e se encontra disponível para uso. O restante está retido em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. O que pode ser consumido é uma pequena parcela.
3) O Brasil possui um dos maiores aquíferos do mundo e faz uso desse recurso na exploração do seu lençol d’água. Qual é esse aquífero e que regiões abrange? Por que ainda não se tem, atualmente, informação e conhecimento sobre a exploração das águas de aquíferos no Brasil?
R: O aquífero Guarani abrange as regiões de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná Santa Catarina e Rio Grande do Sul além de cruzar outros países vizinhos. Por ser um aquífero de extensão continental com característica confinada, muitas vezes jorrante, sua dinâmica ainda é pouco conhecida, necessitando maiores estudos para seu entendimento.
4) Há duas formas de caracterizar os recursos hídricos: com relação à sua quantidade, que tem há ver com o ciclo da água e com relação à sua qualidade, que tem há ver com a disponibilidade para consumo, estando essas características intimamente relacionadas. Comente sobre esta relação quantidade versus qualidade no que diz respeito à poluição.
R: Todo poluente solúvel lançado no ar ou no solo tem como destino final os rios, lagos e os lençóis subterrâneos de água.
O poluente mais comum da água doce é o esgoto doméstico (esgoto orgânico).
A poluição marinha tem sido originada por derramamento de petróleo, seja em acidentes com petroleiros ou em vazamentos de poços petrolíferos.
Já na agricultura, os agrotóxicos são substâncias químicas usadas no combate às pragas. São produtos tóxicos ao homem e frequentemente são carregados pela água da chuva ou pela erosão do solo.
Toda essa poluição gera a diminuição de água potável (boa para consumo humano). Uma maneira de despoluição da água é o tratamento pela ETA (Estação de Tratamento de água) que visa remover impurezas existentes na água, bem como eliminar micro-organismos que causem mal à saúde adequando a água existente no manancial ao padrão de potabilidade em vigor.
5) O Brasil é um país privilegiado em relação o à quantidade de água. Como está distribuída essa água no Brasil e qual é a relação com a população envolvida nas regiões brasileiras?
R: Em relação à quantidade de água o Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo. A distribuição não é uniforme em todo o território nacional: 70% da água disponíveis para uso estão localizadas na região amazônica onde possui uma pequena parcela da população, os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo país para atender 93% da população.
 A Amazônia detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo e é considerado um rio essencial para o planeta.
Em aversão a tudo isto, 70 milhões de brasileiros não tem acesso a redes de esgotos e a água de boa qualidade. Com isto, 70% das internações de crianças na rede pública hospitalar se devem a doenças transmitidas pela água.
Na região amazônica e no pantanal rios como o Madeira, Cuiabá e o Paraguai apresentam contaminação pelo mercúrio. Nas grandes cidades o comprometimento da qualidade é causado principalmente por despejos domésticos e industriais.
Nome: Leonardo Gonzaga Xavier
RGU: 08200315

Outros materiais