Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUATU LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA 
FUND. E METOD. DO ENS. EM MATEMÁTICA 
DOCENTE: JOYCE MARA CESAR BIZERRO
CIENE ALVES PINHEIRO
FRANCISCA SUELIDA MOREIRA 
IGOR FERREIRA DA SILVA
ISADORA PINHEIRO AMORIM
LÔ-RUAMA COSTA
JOGOS MATEMÁTICOS 
IGUATU – CEARÁ 
2023
1.0 - INTRODUÇÃO
Os jogos desempenham um papel significativo como forma de aprendizagem no ensino fundamental. Eles são uma abordagem educacional divertida e envolvente que oferece uma série de benefícios para os alunos. Os jogos são cativantes e motivadores para as crianças, despertando seu interesse e engajamento nas atividades de aprendizagem. Eles proporcionam uma experiência prática e concreta, permitindo que os alunos apliquem conceitos e habilidades de forma realista. Neste trabalho iremos abordar a importância, a realização, e os resultados dos jogos como forma de aprendizagem, Vygotsky (2007)
O presente trabalho mostra o desenvolvimento, aplicação e a os benefícios de jogos matemáticos que podem ser utilizados como forma de aprendizagem e avaliação. Os jogos foram aplicados em 2 escolas da rede municipal, dos municípios de Iguatu-ce e Jucás-ce com alunos do 2º e 5º ano respectivamente. 
Piaget enfatizou a importância do jogo como um elemento fundamental no desenvolvimento intelectual da criança, destacando que não se trata apenas de uma forma de distração ou entretenimento, mas sim de uma atividade que contribui e enriquece o seu desenvolvimento. Ele argumentou que o jogo, tanto em suas formas sensório motoras quanto simbólicas, permite à criança assimilar a realidade de acordo com suas necessidades, transformando-a e fornecendo o alimento necessário para o desenvolvimento do eu. “Portanto, métodos educacionais ativos requerem a disponibilização de materiais apropriados para que, através do jogo, as crianças possam assimilar as realidades intelectuais que, de outra forma, permaneceriam externas à sua compreensão.” (PIAGET, 1976) Dessa forma, fica evidente que o jogo desempenha um papel impulsionador no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Os jogos também contribuem para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, ensinando-lhes resiliência, autoconfiança e habilidades de lidar com emoções. Dinello indica que "pelo jogo, a psicomotricidade da criança se desenvolve num processo prático de maturação e de descobrimento do mundo circundante." (Dinello R, 1997) Os jogos podem ser utilizados como uma ferramenta prática para reforçar o currículo, tornando a aprendizagem mais relevante e contextualizada para os alunos.
2.0 - DESENVOLVIMENTO
Os jogos foram desenvolvidos pelos integrantes do grupo com os seguintes temas: Probabilidade e estatística que seria aplicado para alunos do 5º ano e números que seria aplicado para alunos do 2º ano, ambas turmas do fundamental. Os jogos foram aplicados nas escolas, E.E.I.E.F. Francisco André de Souza, localizada no sítio Jurema, município de Jucás-CE, no dia 25 de maio de 2023 e o jogo pescaria dos números foi realizado na escola Francisco das Graças Alves Berto - CAIC, localizado no bairro João Paulo Segundo, em Iguatu - CE.
	A pescaria dos números tem como objetivo conseguir o maior número de peixes e relacionar o número e as quantidades, tem como material necessário: caixa com peixes numerados de 1 a 13, tampinhas de garrafa, balde, vara e anzol. Cada criança deve tentar pescar 1 peixe por vez e se conseguir deverá dizer o número que está gravado no peixe e em seguida, pegar do balde a mesma quantidade de tampinhas que tirou no peixinho. Se a quantidade estiver correta, o aluno segue no jogo, se errar, está fora. Vence aquele que obtiver o maior número de tampinhas ao final do jogo.
Esse jogo trabalha o desenvolvimento do raciocínio lógico, conhecimentos básicos de adição, coordenação motora e o trabalho em equipe caso seja dividir a turma em equipes para a competição.
Outro jogo foi de tabuleiro, onde teve como objetivo medir os conhecimentos dos alunos em relação ao conteúdo, probabilidade e estatística. Abaixo segue todas as informações sobre o jogo de tabuleiro. 
Já o jogo explorando o conhecimento tem como objetivo que os jogadores respondam perguntas sobre probabilidade e estatística para avançar pelo tabuleiro e chegar ao final. Para a realização desse jogo são necessários os seguintes materiais: 
· Tabuleiro com casas numeradas;
· Cartas de pergunta;
· Peões para cada jogador;
· Dado. 
O jogo contém 23 cartas com perguntas e respostas relacionadas com o tema PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA estudado no 5º ano do fundamental. Os participantes poderão responder uma única pergunta por rodada e o mestre é responsável por conduzir as perguntas e conferir a resposta em certo ou errado para que o participante avance até a linha de chegada. 
O jogo deverá ser realizado da seguinte forma: 
· Cada participante escolhe um peão e coloca-o na casa inicial do tabuleiro;
· O mestre se prepara com as perguntas e respostas para iniciar a disputa;
· Cada participante joga o dado para decidir a ordem do jogo através da maior pontuação; 
· O primeiro participante joga o dado e avança o número de casas indicado;
· Cada casa representa uma pergunta, exceto as casas de números 4, 7, 12, 17, 20, 24 e 28 que representam ações;
· O mestre é responsável por ler a pergunta na qual corresponde ao número da casa que o participante chegou;
· Caso o participante acerte a resposta ele continua na casae espera a próxima rodada, caso contrário (o participante erre a resposta) volta para a casa na qual estava anteriormente;
· O jogo segue até que o participante chegue a casa final e se torne campeão.
A pescaria dos números foi aplicada no 2 ano fundamental I. Na sala haviam 12 crianças, as quais fora divididas em 2 grupos. Foi explicado para elas que as mesmas teriam que vir uma a uma e tentar pescar um peixinho, em seguida, se conseguisse realizar em um minuto, teria que ler o número que estava atrás do peixe e pegar a mesma quantidade em tampinhas. No início do jogo eles estavam super animados. O primeiro aluno a tentar pescar levou quase um minuto completo, mas conseguiu e pescou um peixinho de número 11. O segundo pescou o número 6 e ao catar a quantidade de tampinhas, eles passaram a entender que a equipe que juntassem o maior número de tampinhas iriam vencer. A disputa foi seguindo e eles ficando curiosos e começavam a calcular mentalmente os números que faltavam serem retirados. Ao final, a equipe vencedora conseguiu juntar 78 tampinhas e a outra equipe juntou 72. 
Foi possível perceber o quanto o jogo despertou nos alunos a vontade de calcular, passaram a ter mais curiosidade para aprender os números e esforçaram-se mais para que a equipe pudesse obter o maior número de tampinhas. 
 3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Em conclusão, os jogos aplicados na sala de aula são de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, enriquecendo seu raciocínio lógico e habilidades cognitivas, além de auxiliar no desenvolvimento da concentração. Esses jogos exigem concentração nas regras, progresso e decisões estratégicas, estimulando os alunos a focar sua atenção e ignorar distrações externas. Essa prática constante de concentração pode ajudar a desenvolver a habilidade de concentração e aumentar a capacidade de manter o foco por períodos mais longos.
 É fundamental destacar que os jogos não devem substituir completamente as atividades escolares tradicionais, mas sim complementá-las, proporcionando momentos de diversão, interação e aprendizagem em sala de aula. Portanto, quando utilizados de forma adequada e integrados ao contexto educacional, os jogos aplicados podem ser considerados uma alternativa viável para auxiliar no desenvolvimento da concentração dos estudantes.
REFERÊNCIAS:
 
 Piaget J. Psicologia e pedagogia. Trad. Lindoso DA Ribeiro da Silva RM. Rio de Janeiro: Forense Universitária;1976. 
Dinello R. Expressão lúdica criativa. 6ª ed. Uberaba: Universidade de Uberaba; 1997.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente.São Paulo: Martins Fontes, 2007.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina