Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

REGIÃO LESTE- GRANDE FLORIANÓPOLIS
A microrregião do Tabuleiro tem cerca de 2.383,147 km². Os cinco municípios que a integram são: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Anitápolis, Rancho Queimado e São Bonifácio.
ÁGUAS MORNAS
Origem: a origem da denominação “Águas Mornas”, provém das fontes termais existentes no Município. 
Colonização: 93% alemã. 
Religiões predominantes: católica e luterana.
Etnias predominantes: alemã e portuguesa.
Construções:
A técnica mais comumente empregada nas construções imigrantistas era o enxaimel, que consistia na pré-montagem das paredes através de uma armação de madeira, cada qual na forma de uma prateleira – daí a denominação alemã de fachwerk, que significa exatamente “construção de prateleira”.
ALFREDO WAGNER
 As primeiras tentativas de colonização de Alfredo Wagner foram feitas por dezenove soldados, nas proximidades do Morro do Trombudo onde foi instalado primeiro assentamento de soldados-colonos com a fundação da Colônia Militar Santa Thereza, nos moldes da colônia que daria origem a cidade de Imperatriz no Maranhão.
Alfredo Wagner encontra-se numa área de transição entre a Serra Catarinense, os Campos da Boa Vista e o Vale Europeu. 
Também conhecida como Capital das Nascentes, pois em seu território, nascem 4 rios, o Rio Braço do Norte, que depois desemboca no Rio Tubarão, o Rio Canoas, que depois que ajuda a formar o Rio Uruguai, o Rio Cubatão, que abastece a Grande Florianópolis e o Rio Itajaí-Açu, que dá o nome ao Vale do Itajaí.
ANITÁPOLIS
Anitápolis é uma cidade de Santa Catarina conhecida como “Paraíso de Rios e Cascatas” pela exuberância dos seus recursos hídricos e naturais. Com uma economia baseada na produção agrícola, também oferece outros atrativos como sua a arquitetura, a Serra Geral, os grupos de música e dança, a igreja matriz e várias festas típicas.
A história do município é prendida em profundidade à de Santo Amaro da Imperatriz, do qual se desmembrou. Sua população é descendente, em sua maioria, de colonizadores que vieram da Alemanha, que já na metade do século XIX, deram início ao povoamento do território anitapolitano
FESTAS TÍPICAS
FESTA DO COLONO
RANCHO QUEIMADO- CAPITAL CATARINENSE DO MORANGO
CULTURA
Preserva os traços da cultura alemã e das tradições dos tropeiros.
Rancho Queimado tem como suas festas tradicionais: Festa do Morango, Rodeio Crioulo, Festa do Tropeiro, Stammtisch, Festival de Inverno, Festividades Religiosas, Bailes Públicos, Campeonatos Esportivos, Encontro de Carros Antigos e Natal das luzes.
SÃO BONIFÁCIO
O título "Capital Catarinense das Cachoeiras" (Lei Estadual nº 13.096 de 18/08/2004), evidencia a quantidade e qualidade das cachoeiras existentes em São Bonifácio. Cada uma com belezas específicas resultantes do conjunto natural paisagístico do seu entorno.
COLONIZAÇÃO
Antes da chegada dos primeiros imigrantes a região já era habita por índios, silvícolas ou bugres como também eram chamados pelos colonizadores. De índole pacífica os índios que ali viviam eram Xoklengs do grupo Jê, nômades e não praticavam a agricultura.
A grande maioria dos imigrantes são provenientes da região da Westphalia, norte da Alemanha.
Inicialmente instalaram-se na Colônia de Teresópolis e, a partir de 1864 iniciou-se o processo de colonização do Vale do Rio Capivari, hoje São Bonifácio. 
São Bonifácio mantém intactos muitos hábitos e costumes dos primeiros colonizadores.
· A língua alemã, onde aproximadamente 50% da população compreende ou fala a língua alemã. 
· A arquitetura em enxaimel merece destaque, hoje com mais de 130 casas cadastradas e mapeadas.
· A gastronomia contribui de forma significativa na manutenção da cultura alemã em nosso município. Temos: o gemüse, sopa de galinha caipira, pão de milho, bolinho de batata, biscoitos, entre outros. 
· No resgate e preservação do folclore alemão, os grupos folclóricos "KleineTänzer" e o " TanzenFreudeundLiebe", apresentam danças das regiões de origem dos imigrantes, com ênfase para a dança dos Sete Passos. 
· A música e o canto com corais e demais grupos também são destaques na nossa cultura. 
· As festas mais significativas que retratam aspectos culturais do município são as festas realizadas nas diversas comunidades, todas alusivas ao seu Padroeiro, a Festa do Padroeiro na Sede do município, Festa do Hospital, Festa do Pão de Milho e o Natal Luz
VIDEO: https://www.saobonifacio.sc.gov.br/turismo/video-apresentacao.mp4
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.png
image6.jpeg
image7.png
image8.png
image9.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina