Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PROJETO DE PESQUISA APLICADA COM FUNDAMENTO AO MEU ESTAGIO NA FAZENDINHA 
1.1 TEMA DELIMITADO 
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO.
 CONTEXTUALIZAÇÕES DOS PROBLEMAS 
Um dos principais desafios encontrados hoje pela Fazendinha é se adequar as exigências da Embrapa, Pesa-gro e UFRJ. Aonde cada organização empoe suas regras e no final a Fazendinha acaba não tendo nenhuma regra, pois não existe nenhum planejamento e uma falta de extrema de comunicação interna. Uma empresa sem um planejamento não sobrevive no mercado, pois não sabe aonde quer chegar, não tem noção dos seus pontos negativos e positivos. 
 Além do problema falta de planejamento a falta de comunicação entre as instituições acaba prejudicando o andamento da Fazendinha. Então e fundamental analisar a importância do planejamento organizacional e da comunicação interna, seus modelos e importância dentro de uma empresa. 
O PROBLEMA
Como o planejamento da comunicação contribui para o sucesso de uma organização?
OBJETIVOS 
 Esclarecer alguns pontos importantes dentro do tema a Importância do planejamento e da comunicação dentro das organizações. Para um sucesso na empresa é preciso de um planejamento, porém um planejamento necessita de uma boa comunicação interna dentro da organização. Vivenciando esse problema de falta de planejamento e comunicação interna, o objetivo desse artigo e esclarecer alguns pontos específicos como:
· O que é planejamento e o que comunicação interna? 
· Tipos de planejamento.
· A importância do planejamento dentro da organização e da comunicação interna. 
· Mostrar os objetivos do planejamento 
· O problema da falta de comunicação interna e da falta de planejamento. 
· Os benefícios do planejamento organizacional e da comunicação interna. 
 O objetivo é basicamente buscar fontes e provas bibliográficas do problema que foi vivenciado na organização do estagio. Que é a falta de regras e falta comunicação. Uma sequencia lógica quando não temos planejamento e não existe comunicação, não estamos com foco no futuro da empresa. 
REFERENCIAS TÉORICOS 
 O planejamento organizacional é processo de planejar o futuro, visando em organizar uma empresa, prevendo resultados futuros.
 
 ‘’ Orlickas (2010, p.37) destaca que “o planejamento visa prever e minimizar os inibidores dos resultados e maximizar os facilitadores no processo de tomada de decisão, pois permitem que o gestor tome decisões mais assertivas”.
 
 ‘’ Segundo Chiavenato (2003) as organizações não trabalham na base da improvisação, quase tudo nelas é planejado antecipadamente. ’’
 Sendo assim o planejamento é a primeira função administrativa de uma empresa. O planejamento não e um milagre, mas tem na maioria das vezes resultados positivos precisa de metas, foco e objetivos definidos. Para que ocorra um resultado positivo a tem desenvolver um Planejamento organizacional eficaz, conhecendo bem a missão, visão, valores da empresa. 
 O planejamento tem inicio de definição sobre o que a organização deseja alcançar. Os objetivos são resultados de onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como um manual de passo a passo para atingir os objetivos. 
 Para DRUCKER (1964), “administração e comunicação interna são atividades interligadas. É a comunicação que possibilita à administração tornar comuns a missão, os valores, os objetivos e as metas da empresa”. 
 OU Seja, a comunicação interna é de extrema importância para solucionar problemas e até mesmo ter melhoras dentro de uma organização. 
 Para BUENO (2003), “é muito difícil que os profissionais de comunicação disponham de suas convicções para se dedicarem integralmente ao trabalho em equipe”. 
Porém, para que haja o crescimento das organizações é preciso que haja interação entre seus membros. 
 Sendo assim para um sucesso no planejamento organizacional 
 
 METODOLOGIA
 A importância e a influência exercida do planejamento nas organizações é a comunicação interna na organização. Será feita uma pesquisa bibliográfica, onde serão utilizadas fontes primarias como livros e revistas, sites e internet, para um maior aprofundamento no tema abordado. Utilizada a pesquisa bibliográfica com objetivo de desenvolver um estudo com base no problema vivenciado no meu estagio realizado na Fazendinha. 
BIBLIOGRAFIA
BUENO. W.C. Comunicação empresarial: Teoria e pesquisa. Edição1. São Paulo: Editora Manole. 2003. P. 37. 
CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna: Nós, as pessoas, fazemos a diferença. Edição 1. São Paulo: Mauad Editora Ltda. 2005. P.15.
CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a Administração Geral. 1ª ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1989.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 11ª Reimpressão.
 DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à administração. São Paulo: Thomas 
Learning, 2006. 
DRUCKER, Peter F. Administração em tempos turbulentos. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1980.
 DRUCKER, Peter F. Prática da Administração de Empresa. 2° edição. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1964, P.60.
MARCHIORI, Marlene Regina. Faces da Cultura e Comunicação Organizacional. São Paulo: Difusão, 2006.
MELLO, Selma. “Comunicação e organizações na sociedade em rede: novas tensões, mediações e paradigmas”. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 2010.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. In: ENDECOM – Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação, 2006, Universidade de São Paulo. _____________________________. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada.São Paulo: Summus, 2003.0,
O que coloquei vermelho pensei tirar 
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO.
Isabelle Preciosa Martins de Andrade[footnoteRef:1] [1: Isabelle Preciosa Martins de Andrade curso de Bacharel em Administração da Universidade Estácio de Sá.] 
Lara Mara Rodrigues Varizo Tavares [footnoteRef:2] [2: Lara Mara Rodrigues Varizo Tavares Professora do artigo da Universidade Estácio de Sá.] 
RESUMO
Palavras-Chave: Artigo científico. Trabalho de Conclusão de Curso. Modelo de artigo
São em média três palavras, que caracterizam o conteúdo do texto; são retiradas do texto do resumo, pois nele se situa a síntese do estudo. As palavras-chave são colocadas em sequência à apresentação do resumo. 
O corpo do artigo será iniciado imediatamente após a linha que contém as palavras-chave, e deverá conter, minimamente, as seguintes seções:
1 INTRODUÇÃO
 A intuição principal desse artigo é o planejamento, tendo o foco no planejamento da comunicação. O Planejamento junto com uma boa comunicação que se torna essencial dentro de uma organização. Todo planejamento se inicia de uma ideia, de certa forma a imaginação acaba sendo responsável pelo pensamento, com isso pode ser transformado em um planejamento eficiente dentro dos propósitos. É através do planejamento que uma empresa tem objetivos e metas, porém não basta ter um planejamento, tem ter uma boa comunicação interna e profissional motivada. Assim pode ser preveem futuros problemas que uma organização pode vir enfrentar.
 Segundo Oliveira (2004), o planejamento consiste em identificação, análises estruturação, coordenação de missão, propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas internas e externas, programas, projetos e atividades, a fim de alcançar de modo mais eficiente, eficaz, efetivo o máximo do desenvolvimento possível com a melhor concentração de esforços e recursos. 
Para DRUCKER (1964), “administração e comunicação interna são atividades interligadas. É a comunicação que possibilita à administração tornar comuns a missão, os valores, os objetivos e as metas da empresa”. 
 OU Seja, a comunicação interna é de extrema importância para solucionar problemas e até mesmo ter melhoras dentro de uma organização. 
No primeiro capítulo mostra o que é planejamentoe seus tipos, mostrando a necessidade da aplicação dele dentro da empresa e no nosso cotidiano, explicando os tipos de planejamento e mostrando seus benefícios. Sendo de suma importância entender que o planejamento faz parte do nosso dia a dia, para obtermos sucesso profissional e pessoal. 
 Já o segundo capítulo amostra sobre o planejamento aplicado na comunicação, será contado os tipos de comunicação e sua importância. 
A importância do trabalho é deixar claro o processo de planejamento de comunicação dentro de uma organização é a metodologia usada foi a bibliográfica. 
2 O PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL
 Quando temos um objetivo pessoal ou profissional, sempre criamos um plano para conquista-lo. Seja na vida profissional ou pessoal o planejamento sempre e essencial e primeiro ponto de partida. A comunicação precisa esta alinhada a um planejamento. No Brasil o planejamento da comunicação é recente, porém já e visível que se torna essencial na comunicação também. 
Por definição planejamento é processo de planejar o futuro, visando em organizar uma empresa, prevendo resultados futuros.
 ‘’ Orlickas (2010, p.37) destaca que “o planejamento visa prever e minimizar os inibidores dos resultados e maximizar os facilitadores no processo de tomada de decisão, pois permitem que o gestor tome decisões mais assertivas”.
 
 ‘’ Segundo Chiavenato (2003) as organizações não trabalham na base da improvisação, quase tudo nelas é planejado antecipado ’’.
 Sendo assim o planejamento é a primeira função administrativa de uma empresa. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente aonde ser quer chegar. Com planejamento organizacional será capaz de conseguir alcançar resultados desejados. O planejamento não é um milagre, mas tem na maioria das vezes resultados positivos precisa de metas, foco e objetivos definidos. Para que ocorra um resultado positivo a tem desenvolver um Planejamento organizacional eficaz, conhecendo bem a missão, visão, valores da empresa. 
 O planejamento apresenta diversas vantagens para empresa, tendo em conta que não é uma ferramenta cara.
2.1 NIVEIS DE PLANEJAMENTO 
‘’Segundo Chiavenato (2004) alem da hierarquia de objetivos, existe também uma hierarquia de planejamento. ‘’
2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
 O planejamento estratégico é projetado em longo prazo é envolve toda organização e seus efeitos e consequências são estendidas para vários anos. 
2.2 PLANEJAMENTOS TÁTICO:
No planejamento tático Chiavenato (2004) trás que é o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização, ele é projetado para o médio prazo e geralmente ao exercício anual envolvendo cada departamento e abrangendo seus recursos específicos, preocupando-se em atingir os objetivos departamentais, este nível é definido como intermediário em cada departamento da empresa. 
2.3 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: 
 Chiavenato (2003) cita que o planejamento operacional está voltado para o curto prazo, voltado para “o que fazer” e “como fazer” as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais podem ser classificados em quatro tipos: procedimentos: são os planos operacionais relacionados com métodos; orçamentos: são planos operacionais relacionados com o dinheiro; programas: são planos operacionais relacionados com comportamentos das pessoas; regulamentos: são os planos operacionais relacionados com comportamentos das pessoas (CHIAVENATO, 2003, p. 231). 
2.4 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO 
 Uma empresa sem planejamento não sobrevive ao mercado, pois não sabe seus pontos positivos e negativos. A sociedade acredita que planejamento só e necessário em grandes empresas, porém é necessário estabelecer metas em qualquer organização. Atualmente o planejamento se tornou imprescindível para as organizações possam manter uma estabilidade estrutural. E muito importante de fato que a organização tenha a empresa tenha um propósito fundado com missão, visão e valores. 
A Importância do planejamento recai muito entre objetivos, habilidades e recursos dentro uma empresa. 
. Cavalcanti (2001, p.75) assinala que na Era do Conhecimento: Ter um plano não é suficiente, é preciso ter um plano com estratégia e que gere pressão constante nas organizações para que as pessoas pensem até coletivamente, em grupo, dentro da organização e que em verdade, desenvolvam a capacidade de pensamento dentro das organizações, aprendendo e passando a viver pensando por si e no lugar do outro. 
Contudo, o planejamento é à base de todo trabalho da empresa, pois a era da informática trouxe a globalização para as organizações, com isso houve mudanças constante e importante. 
2-5 BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
O Planejamento Organizacional, quando definido e executado da maneira correta traz benefícios à organização e sua empresa. 
Alguns pontos segundo (José Roberto Marques 2018-Artigo IBC)
· Estabelece metas e objetivos condizentes com a realidade da empresa;
· Utilizar de forma correta os recursos;
· Reduz os custos operacionais;
· Identifica fatores internos e externos que impactam na organização;
· Define as responsabilidades de cada colaborador;
· Desenvolve a comunicação entre os departamentos;
· Promove rapidez nos processos;
· Aumenta o foco, a motivação e o comprometimento dos profissionais;
· Gera flexibilidade quanto à realização das ações;
· Evidencia as oportunidades e riscos;
· Estipula prazos de entrega;
· Gera otimização do tempo;
· Reduz discrepâncias na estrutura da empresa;
· Maximiza os lucros da organização.
3 O PLANEJAMENTO APLICADO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 
Até agora foram apresentados a importância do planejamento com objetivo facilitar a tomada de decisões em momentos de mudanças, explicando os tipos de planejamentos e benefícios. A partir desse capitulo, o planejamento será todo voltado para a comunicação, à construção de um plano de comunicação. 
 Planejar as comunicações é processo de definir uma abordagem de comunicação. 
A importância do investimento em planejamento em comunicação na empresa, é de suma importância para que almeje sucesso e bons resultados dentro de uma organização. 
4 A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO 
(falta escrever)
5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 
 A Comunicação é toda forma de se comunicar e relacionar com as pessoas. O principal foco e um bom de dialogo resultado entre funcionários internos e externos. Uma boa comunicação é de suma importância na vida e principalmente no mundo organizacional para sobrevivência. No mundo moderno em que vivemos, aonde tem diversas tecnologias é muita facilidade de comunicar, buscar informações e aprendizados, porém na maioria das vezes não se comunicamos corretamente dentro das organizações e as organizações tem manter um bom dialogo para que se obtenha sucesso. Uma boa comunicação evitara problemas futuros! 
 A comunicação organizacional são ações dentro de uma empresa que visam dialogar entre seus funcionários, para obter resultados positivos. Não existe uma gestão boa, aonde se tem resultados positivos sem uma boa comunicação. 
 Ao longo do tempo a comunicação organizacional vai criando novas formas e sofrendo algumas mudanças o mundo digital ajuda bastante nessa mudança. 
‘’A transferência de informação de um indivíduo para o outro é absolutamente essencial. É o meio através do qual o comportamento é modificado, as mudanças são efetivas, a informação é transformada em algo produtivo e as metas são atingidas (KOONTZ E O'DONNELL, 1981, p.409). ’’
 Sendo assim é importante entender que dentro de uma organização todos são responsáveis por um bom dialogo, sabendo o meio usado pela empresa de comunicação correta, para que não haja transmissão da mensagem errada. 
 
5.1 A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO 
 
. 
(falta escrever)
TIPOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL(falta escrever)
5.2 
COMUNICAÇÃO INTERNA:
COMUNICAÇÃO EXTERMA:
COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA:
COMUNICAÇÃO MERCALÓGICA:
(falta escrever ) 
5.3 COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
‘’É possível encarar de váriasmaneiras a comunicação integrada, que em síntese, constitui uma somatória dos serviços de comunicação feitos, sinergicamente por uma ou várias organizações e tendo em vista, sobretudo os públicos a serem atingidos e a consecução dos objetivos propostos [...] a real eficácia da comunicação é o objetivo último de um trabalho integrado [...] isto só é possível mediante uma ação conjugada de todas as áreas que produzem, emitem e vinculam mensagens para os mais diferentes públicos." (KUNSCH, 1986, p. 113).
(falta escrever)
3.2 O PROBLEMA DA FALTA DE COMUNICAÇÃO 
Para BUENO (2003), “é muito difícil que os profissionais de comunicação disponham de suas convicções para se dedicarem integralmente ao trabalho em equipe. Porém, para que haja o crescimento das organizações é preciso que haja interação entre seus membros”.
 A falta de comunicação e um dos principais problemas dentro das empresas atualmente. Saber ter um bom dialoga, de forma correta ajuda muito no desenvolvimento organizacional. A comunicação seja escrita, verbal e necessária para que obtenha sucesso. 
 MARCHIORI (2006), “se a organização já aprendeu a ouvir o consumidor em relação ao marketing, é preciso aprender a ouvir o que o colaborador tem a dizer da organização”.
 A dificuldade em solução dos problemas a falta de comunicação esta ligada a falta de cultura do dialogo, seja muitas das vezes por medo de saber qual será a reação do próximo. Dentro das organizações para tenha uma boa comunicação de suma importância o gestor tenha uma boa postura de comunicação, assim seus funcionários terão confiança e liberdade em dialogar e assim evitara futuros problemas por falta de dialogo. De nada servem canais de comunicação se não tiver uma liderança atentas a escutar e dialogar dentro do ambiente organizacional. É muito importante que as empresas entendam que ter uma comunicação eficaz, que seja objetiva entre todos. Assim a comunicação garante um bom resultado. 
 
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
As conclusões não são um resumo do artigo, mas dos resultados obtidos no trabalho, apresentados de forma objetiva e concisa.
REFERENCIAS
A lista de referências é estreitamente relacionada à revisão de literatura da seção 2. Ela deve incluir os trabalhos de onde foram extraídos dados, figuras, tabelas, textos etc. Todas as referências citadas no texto devem ser incluídas na lista de referências. Por outro lado, a lista não deve incluir trabalhos não citados no texto. Sempre voltar ao referencial teórico para montar a seção REFERÊNCIAS do artigo.
Importante: As Referências devem seguir as normas da ABNT
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina