Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE EDIFICAÇÕES
 Atividade 3: Unidade de Estudo 4
1- Leia o excerto a seguir:
“A Perícia é a atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos. [...] Por sua vez, o perito é o profissional legalmente habilitado pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, com atribuições para proceder a perícia” (ABNT, 1996, p. 4).
 
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13752: perícias de engenharia na construção civil. Rio de Janeiro: ABNT, 1996.
 
Considerando o excerto apresentado, assinale a alternativa correta:
Resposta correta
Os peritos são solicitados quando surgem dúvidas técnicas entre duas partes, as quais não chegam em uma conclusão.
2- Leia o excerto a seguir:
 
“A entrega dos manuais de uso e operação das edificações [...] tem como função ressaltar que a durabilidade de uma edificação está ligada, não só aos fatores relacionados ao projeto e execução da obra, mas também ao correto uso e manutenção, principalmente a manutenção preventiva. Portanto, é importante realizar esforços conjuntos no sentido de mudar a cultura da falta de cuidados e atenção rotineiros com a edificação” (CBIC, 2013, p. 2).
 
CBIC - CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Manual de uso, operação e manutenção das edificações: orientações para construtoras e incorporadoras. Brasília: CBIC, 2013.
 
Considerando o excerto apresentado sobre manual de operação da edificação, assinale a alternativa correta:
Resposta correta
O manual é restrito ao fornecimento de informações técnicas unicamente para o desenvolvimento das atividades de operação, uso e manutenção das edificações.
3- A lei de Sitter, ou regra dos “5”, estabelece que os custos de intervenção da estrutura, considerando alcançar um determinado nível de vida útil, aumentam como uma progressão geométrica de razão 5. Essa lei leva em consideração todo o período de elaboração de uma obra, desde o projeto até a sua finalização. Observe a figura a seguir:
 
Figura - Lei de Sitter
Fonte: Costa e Silva (2008, p. 34).
 
COSTA E SILVA, A. J. Método de gestão de obras de manutenção de fachadas. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
 
Considerando a figura apresentada sobre a lei de Sitter, assinale a alternativa correta:
Resposta correta
A manutenção preventiva pode ser realizada ao final da etapa de execução, identificada pelo número 3, com a finalidade de manter o desempenho das estruturas.
4- Leia o excerto a seguir:
 
“É de conhecimento técnico que os sistemas e elementos construtivos necessitam de atividades de manutenção ao longo de sua vida útil, para garantir níveis aceitáveis de desempenho e de segurança, originalmente previstos em projeto para atendimento às exigências dos usuários dessas edificações” (PUJADAS, 2012, p. 11).
 
PUJADAS, F. Z. A. et al.  Inspeção predial: a saúde dos edifícios. São Paulo: IBAPE, 2012.
 
Com base no texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Durante uma inspeção predial em uma edificação residencial, um engenheiro civil especialista em patologias notou a primeiro momento que ela estava degradada e causava incômodo aos usuários. Logo, ele concluiu um risco baixo de grau 3 e decidiu não interferir. No entanto, com ensaios e uma inspeção detalhada, ele notou exposição da armadura em vigas e pilares com alta corrosão, concluindo a possibilidade de colapso da estrutura. Assim, ele concluiu que se tratava de uma patologia grave (total) de peso 10 e, como conclusão final, decidiu interditar a edificação por tempo indeterminado.
Pois:
II. O risco observado inicialmente não gera impacto direto no colapso da estrutura, apenas um incômodo aos moradores. Logo, não haveria necessidade de interdição. Em um segundo momento, com observações mais refinadas, a decisão de interditar a edificação foi exagerada, pois não impedia o funcionamento da edificação, apenas uma depreciação imobiliária.
 
Assinale a alternativa correta.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
5- Leia o excerto a seguir:
 
“Ao se verificar que uma estrutura de concreto armado ou protendido está "doente", isto é, que apresenta problemas patológicos, torna-se necessário efetuar uma vistoria detalhada e cuidadosamente planejada para que se possa determinar as reais condições da estrutura, de forma a avaliar as anomalias existentes, suas causas, providências a serem tomadas e os métodos a serem adotados para a recuperação ou o reforço” (SOUZA, 2009, p. 78).
 
SOUZA, V. C. M.; RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 2009.
 
A respeito do diagnóstico em estruturas de concreto, analise as afirmativas a seguir, e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O perito em patologia pode aplicar a probabilidade na formulação do diagnóstico. Nesse sentido, o profissional analisa a probabilidade de ocorrer cada hipótese elencada com base no quadro de sintomas conhecidos.
II. ( ) O diagnóstico de patologias das estruturas não deve ser algo de imediato, mas estudos que visam detalhar os problemas encontrados e todo seu processo de evolução.
III. ( ) Para a elaboração de um diagnóstico, deverá ser feita uma grande coleta de dados, pois isso facilita a criação de hipóteses pelo profissional.
IV. ( ) As informações obtidas da inspeção visual, avaliação dos documentos e ensaios são necessárias para entender como tem funcionado as estruturas e como elas reagem aos agentes agressivos. Como conclusão, o perito rege um diagnóstico baseado em hipóteses de como surgiram os problemas patológicos e os aos observados no local.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta
V, V, F, V.
6- Leia o excerto a seguir:
 
“Depois de estabelecido o diagnóstico da enfermidade em questão, passa-se para a definição da conduta a ser seguida, isto é, a escolha da medida adotada para o caso. [...] Para a elaboração do prognóstico, o técnico irá analisar e estudar o problema, baseando-se em determinados parâmetros, ao longo do tempo, para a obtenção de possíveis alternativas de desenvolvimento da falha” (TUTIKIAN; PACHECO, 2013, p. 13).
 
TUTIKIAN, B.; PACHECO, M. Inspección, diagnóstico y prognóstico em la construcción civil. Boletim Técnico. Mérida: ALCONPAT Internacional, 2013.
 
Sobre prognóstico em estruturas de concreto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O prognóstico será elaborado com base nos sintomas observados, levando em consideração a evolução do problema, como: classe de agressividade do ambiente (condições de exposição), tipo do problema e condições do terreno (fundação).
II. Uma diferença entre diagnóstico e prognóstico está na finalidade de cada um deles. Enquanto o diagnóstico incorreto da patologia é resultado da falta de conhecimento do profissional em enfermidades nas estruturas, o prognóstico é a falta de conhecimento a respeito dos materiais usados para recuperação ou restauração da edificação.
III. Com base no prognóstico, o profissional pode decidir não intervir na patologia, podendo até indicar a demolição do imóvel se o problema for muito grave e não seja possível resolvê-lo.
IV. Após o diagnóstico da patologia, o profissional deverá escolher a medida a ser tomada, pois o levantamento das hipóteses de evolução do problema é realizado durante o diagnóstico da patologia.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta correta
I, II e III, apenas. 
7- Leia o excerto a seguir:
 
“[...] é uma avaliação com o objetivo de identificar o estado geral da edificação e se seus sistemas construtivos, observados os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida  útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação, consideradas às expectativas dos usuários” (PUJADAS, 2012, p. 13).
 
PUJADAS, F. Z. A. et al. Inspeção predial: a saúde dos edifícios. São Paulo: IBAPE, 2012.
 
Considerandoo excerto apresentado sobre a Inspeção Predial, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Durante a inspeção predial, deve ser evitada a busca por informação com síndicos e/ou funcionários, pois eles não têm conhecimento técnico sobre o assunto, podendo influenciar o profissional erroneamente.
II. O laudo é a forma apresentada ao contratante pela Inspeção Predial.
III. A inspeção predial necessita de uma equipe multidisciplinar, pois considera toda a análise dos sistemas existentes no edifício.
IV. A inspeção predial não pode ser limitada apenas na observação do meio físico, deve também analisar documentações do imóvel como IPTU, regimento do condomínio e Alvará de funcionamento.
 
É correto o que se afirma em: 
Resposta correta
II, III e IV, apenas.
8- Leia o excerto a seguir:
 
“A manutenção é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários. Pode ser preventiva, preditiva ou corretiva” (ABNT, 1998, p. 2).
 
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14037: manual de operação, uso e manutenção das edificações: conteúdo e recomendações para elaboração e apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.
 
Considerando o excerto apresentado e diante dos tipos de manutenção existentes, assinale a alternativa correta:
Resposta correta
O processo de restauração é recuperar em partes ou integralmente os elementos de um edifício, além disso, ela pode ser considerada uma manutenção corretiva.
9 - Leia o excerto a seguir:
 
“O conhecimento das diferentes manifestações patológicas é um ponto fundamental para o diagnóstico correto, como também para a adoção das terapias adequadas. [...] Os procedimentos relacionados com a inspeção de uma estrutura podem implicar em um trabalho simples em alguns casos, como também podem necessitar de um trabalho investigativo complexo, dependendo da magnitude e natureza do problema” (GRANADO, 2002, p. 107).
 
GRANADO, J. E. Patologia das construções. 2002. Disponível em: http://irapuama.dominiotemporario.com/doc/Patologiadasconstrucoes2002.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.
 
Sobre a inspeção predial, assinale a alternativa correta:
Resposta correta
São aspectos a serem observados pelo inspetor predial: elementos estruturais, acessibilidade e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.
10- O Laudo Técnico é feito por perito após o término de todas as inspeções e análises na edificação. Segundo a NBR 13752 (1996, p. 4), esse laudo é a peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentadamente, o valor de coisas ou direitos.
 
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13752: perícias de engenharia na construção civil. Rio de Janeiro: ABNT, 1996.
 
Sobre laudo técnico, assinale a alternativa correta: 
Resposta correta
A legislação não normatiza a apresentação dos laudos técnicos, uma vez que existem diversas ações solicitadas pelos peritos e à especificidade de cada caso.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina