Buscar

Resenha Gattaca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GATTACA
RESENHA:FILME “GATTACA”
NICCOL, Andew,Gênero:Drama e Ficção Científica. Duração 106 minutos, Direção:Andrew Niccol,Produção:Danny DeVito,Michael Shamberg e Stacey Sher. Roteiro:Andrew Niccol. Ano:1997.
Sávio Henriques
      O filme GATTACA escrito por Andrew Niccol,retrata uma perspectiva futura ocorrida no ano de 2100, onde as técnicas da engenharia genética são altamente avançadas. E em virtude desse grande avanço,a sociedade da época a utiliza como meio de selecionar e classificar os seres humanos quanto ao seu biótipo e as suas probabilidades de vir a ter alguma forma de doença, enfim fazem a seleção pelo genoma humano e o alteram para formar indivíduos geneticamente perfeitos,os chamados seres VÁLIDOS. Do outro lado estão os indivíduos que não possuem acesso a essa tecnologia e, portanto ficando a eles a opção de gerar um outro indivíduo de modo natural, pela relação sexual, os chamados INVÁLIDOS, seres humanos dotados de todas as probabilidades possíveis de desenvolverem doenças. O que gera uma divisão da sociedade em classes,ou melhor em castas, através de seu histórico genético, onde os melhores empregos, as posições de mais alto destaque da sociedade são ocupados pelo   VÁLIDOS e os subempregos cabe aos INVÁLIDOS.
      O filme conta a história de Vincent Freeman, um jovem que foi concebido de forma natural, ou seja, sexualmente, portanto com todas as probabilidades de desenvolver doenças, e que desde criança sonhava em ser astronauta. Vicent tinha um irmão concebido pela ciência, criado em laboratório,e que se desenvolveu muito além de Vincent.
Em GATTACA os empregados só entravam se seu histórico genético fosse perfeitos. Para os com histórico genético imperfeito, caberia os subempregos. No seio familiar Vincent sempre era desmotivado, pois seu próprio pai dizia que para ele ser um astronauta, só mesmo limpando o chão de uma nave espacial.E Vincent com sua pretensão e ambição começa a arquitetar seu plano de poder viajar para o planeta TITÃ.
   Vincent começa a trabalhar em GATTACA limpando o chão da empresa. Ele começa a vivenciar o local, estudar os setores,enfim dar início ao seu plano.Para conseguir seu objetivo Vincent  contrata os serviços de um “pirata genético” e assumi a personalidade de Jerome Morrow, um válido que ficou paraplégico depois de um acidente de automóvel. Jerome cede a Vincent todo material genético possível para que ele possa ser aceito em GATTACA e que também pudesse continuar nela, desde sangue, urina, fios de cabelo, todo tipo de material para assumir com perfeição a identidade de Jerome.
     Vincent consegue entrar na corporação GATTACA e começa a trilhar seu objetivo, que era ser um astronauta. Quando  um diretor da corporação morre assassinado, começa o drama de Vincent, pois começa-se a investigar todos de GATTACA sobre o tal assassinato e Vincent então, vê-se encurralado e de forma brilhante consegue driblar todos os meios da investigação que chegavam a ele. Faltando poucos dias para sua tão sonhada viaje para o planeta TITÃ,Vincent é descoberto pela pelo investigador Anton,que é seu irmão nascido pela ciência e ele começa denunciá-lo, mas apesar de Vincent ser considerado inválido, era muito astuto e audacioso e consegue chegar a tempo de conseguir embarcar na tripulação e viajar para o planeta TITÃ.Já no final do filme,Jerome suicida-se em um forno de incineração, devido sua frustração, pois era um exímio nadador e devido ao acidente não exercia mais sua atividade, pois ninguém sabia que o mesmo tinha sofrido tal acidente e se soubessem ele perderia seus benefícios.
     Este filme nos leva a uma reflexão sobre a própria ética e a própria ambição do ser humano no futuro onde a tecnologia será muito avançada e que terá a força de criar meios para subjugar, recriminar e selecionar algo ou alguma coisa.A tecnologia avançada nos propicia modos de vidas melhores,mas precisamos saber usá-la de forma consciente como afirma GALTON em sua obra publicada em 1865 e intitulada:”Hereditary Talent and character”:
“[...] as forças cegas da seleção,como agente propulsor do progresso,devem  ser substituídas por uma seleção consciente e os homens devem usar todos os conhecimentos adquiridos pelo estudo e o processo da evolução nos tempos passados,a fim de promover o progresso físico e moral no futuro”.(GALTON,1865).
       Acreditamos que o ser humano deve ter o mínimo de ética possível e consciência de que não se pode dominar a natureza sem ter o cuidado de saber se está se fazendo o certo ou o errado. Pois a própria história nos mostra isso, existem vários casos em que essa tal seleção ou melhor essa segregação de indivíduos culminou em uma desgraça total, quem não lembra das ideologias de Adolf Hitler, que pregava a existência somente da raça ariana? Que os arianos eram indivíduos altos, com olhos azuis, com porte físico robusto, enfim, perfeitos. Já nessa época Hitler pretendia ter uma classe de indivíduos com um genótipo e um fenótipo desejado.
       É de fato aceitável que um ser humano que encontra-se,reprimido,oprimido e discriminado pelo sistema ou sociedade em que vive,queira encontrar meios para encontrar justiça e ter sua humanidade natural de volta,como afirma Freire:
“negada na injustiça,na exploração,na opressão,na violência      dos opressores,mas afirmada no anseio de liberdade,de  justiça,de luta dos oprimidos,pela recuperação de sua  humanidade roubada”(FREIRE,1980,P.30).
      No entanto,deve-se ter esse anseio pautado na ética e moral,características contrárias vista no filme.Então é preciso um controle dessas tecnologias de forma que seja usada da melhor forma possível, pois ela também contribui para os diversos avanços para curas de doenças e para uma vida melhor.

Continue navegando