Logo Passei Direto
Buscar

Atividade sobre implementação de ações e treinamentos em Segurança e Saúde do Trabalho, com propostas educativas segundo NR06, NR12, NR13, NR15 e NR05 (CIPA) e SIPAT, além de discussão sobre importância, dificuldades e metodologias de capacitação contínua e participativa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

SENAC EAD
ANDRÉ LUIZ FERNANDES DA SILVA
IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES E TREINAMENTOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Atividade 01, UC10
Maceió/AL
2024
Atividade 1
1- Ações educativas considerando os setores descritos na atividade:
	Nome da ação educativa
	Assuntos a serem abordados na ação
	1.Aplicação de ações sobre o uso correto dos Epi´s segundo a NR06.
	Utilizando a NR06,o objetivo é instruir e capacitar os profissionais quanto as práticas corretas de utilização, armazenamento, manutenção e limpeza dos equipamentos de proteção individuais, assegurando a saúde e integridade do trabalhador quando este estiver executando suas atividades no ambiente hospitalar.
	2.Aplicação e treinamento nos moldes da NR12.
	Utilizando como base a NR12 e seus anexos ministrar treinamentos instruindo os colaboradores na utilização dos variados equipamentos que existem no ambiente de trabalho, capacitando assim os profissionais no uso, e na manutenção destes equipamentos durante a jornada de trabalho.
	3.Ação educativa e treinamento dos funcionários segundo a NR13, que abrange o uso de caldeiras, vasos de pressão e suas tubulações.
	Estabelecer uma ação educativa e treinamento para os funcionários estabelecendo assim requisitos mínimos para a utilização das caldeiras e das tubulações presentes no ambiente hospitalar com segurança e garantindo assim a integridade do quadro de funcionários do hospital.
	4.Elaboração de ações educativas nos moldes da NR15.
	Utilizando como base a NR15, estabelecer assim instruções para os funcionários sobre os níveis de atividades insalubres como os riscos biológicos, e os riscos no setor radiológico, elaborando planos visando minimizar os riscos e garantindo assim a segurança e a saúde dos funcionários envolvidos nestas atividades de forma direta e indireta.
	5.Elaboração e implantação da CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes) seguindo a NR05.
	Organizar uma votação na escolha entre os funcionários para comporem o corpo de membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, seguindo os requisitos encontrados na NR05, estabelecendo assim treinamentos e reuniões para garantirem melhor a segurança dos funcionários da rede hospitalar. 
	6. Elaborar e organizar a Semana Interna de Acidentes do Trabalho – SIPAT. 
	Elaboração da Semana Interna de Acidentes do Trabalho – SIPAT, visando assim a conscientização e a prevenção de acidentes ocupacionais no ambiente de trabalho criando diversas atividades direcionadas a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais utilizando como base a NR05.
Obs.: Acrescente mais linhas conforme a necessidade.
2 - Com respaldo teórico dessa UC descreva qual é a importância e necessidade do desenvolvimento das ações educativas para área de saúde e segurança do trabalho.
A implementação de práticas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) enfrenta diversas dificuldades, especialmente em ambientes que ainda não possuem uma cultura consolidada de segurança. As principais barreiras incluem a resistência de colaboradores e gestores às mudanças, a falta de recursos financeiros e humanos adequados, a dificuldade de adaptação das normativas complexas à rotina operacional e a pouca familiaridade dos trabalhadores com a linguagem técnica da legislação.
Contudo, a importância da SST é indiscutível, pois suas ações visam reduzir riscos, prevenir acidentes e promover a saúde dos trabalhadores.
Para superar essas dificuldades e construir uma cultura sólida de segurança, é essencial investir em ações educativas que promovam a conscientização e a formação dos trabalhadores. A criação de programas de capacitação e treinamentos voltados para a SST tem o objetivo de informar os colaboradores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, ensinar práticas seguras e garantir que todos conheçam e entendam as normas e procedimentos de segurança.
Essas ações educativas devem ser planejadas para serem contínuas e interativas, utilizando metodologias que envolvam os trabalhadores ativamente, como simulações de situações de risco, dinâmicas de grupo, discussões de caso e práticas em campo. Além disso, a linguagem deve ser adaptada para facilitar o entendimento dos conceitos normativos, transformando o conteúdo técnico em mensagens claras e aplicáveis ao dia a dia.
A implementação de ações educativas também contribui para o alinhamento e nivelamento dos conhecimentos entre as equipes, o que é fundamental para que todos compreendam a importância de suas responsabilidades dentro da SST. A formação contínua possibilita que os trabalhadores se mantenham atualizados sobre mudanças nas normativas e desenvolvam uma atitude preventiva, integrando a segurança como um valor pessoal e organizacional.

Mais conteúdos dessa disciplina