Buscar

PROVA IED N1

Prévia do material em texto

Quais são as contribuições que as ciências baseadas em probabilidades ou em leis tendenciais trazem para o direito ?
Resposta: Dentro das ciências enunciativas estão as ciências baseadas em probabilidades ou leis tendenciais, onde possuem 4 exemplos: A História, a psicologia, a economia e a sociologia. A história contribui para o direito através e por meio da historia do direito, as leis antigas, as punidades sofridas. A psicologia contribui atreves do homem, do seus pensamentos e atitudes, dos pensamentos mentais, os distúrbios que levam a cometerem crimes. A sociologia examina as causas sociais e os efeitos sociais das normas jurídicas. A economia contribui através do salário, juros, ajuda no desenvolvimento de cálculos do direito, com divisão de heranças e bens.
Estabeleça as distinções entre direito publico e direito privado.
Resposta: Direito Público é composto por um conjunto de normas e regras que ordenam as relações entre o Estado e os indivíduos, já o Direito Privado é composto por um conjunto de normas e regras que ordenam as relações dos indivíduos entre si, sem participação do Estado.
 O Direito Publico possui o a finalidade de defender os interesses coletivo, já o Direito Privado possui a finalidade de defender os interesses pessoais.
 No Direito Publico as normas são obrigatórias, já no Direito Privado as normas são facultativas
. No Direito Público possui o Promotor de Justiça, entretanto no Privado não participa. 
Quais são as acepções da Palavra “Direito”. Exemplifique
Resposta: Direito como norma: é o próprio significado da palavra, ou seja, os direitos previstos em lei, sendo aplicados a todos sem qualquer tipo de distinção.
Direito como ciência: São os ramos, matérias do direito.
Direito como fato social: O Direito é visto como uma técnica de controle da sociedade, impondo-lhes punidades.
Direito como faculdade: é facultativo, ou seja, não é obrigatório, onde se uma pessoa lhe deve determinada quantia fica a seu critério, se você quer ou não utilizar as normas a seu favor.
Direito como justiça. Ex: A pensão alimentícia é um direito da criança onde é dever do pai paga-la, se não ocorrer o pai sofrerá penalidades.

Continue navegando