Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Questão 21: Como os jogos podem 
transformar a educação?
Olha só, o jogo é uma forma natural de aprender, né? Na minha opinião, que eu acho muito importante 
compartilhar, desde que a gente nasce, nós aprende através de brincadeiras e jogos. Os animais 
também aprende brincando, então tipo assim, isso mostra que o jogo são uma ferramenta fundamental 
no processo de aprendizagem. Mas aí vem a grande questão que todo mundo se pergunta: como que 
usa o jogo na sala de aula de forma efetiva e significativa?
Então assim, vamos refletir sobre algumas questões importantes:
a) Acho que o jogo é só pra crianças, os adultos já não precisam brincar. Afinal, a vida adulta é séria 
e não tem espaço para brincadeiras no processo de aprendizagem.
b) Acho que o jogo é só um "dever" da escola, não precisa se preocupar muito com isso. É apenas 
uma atividade para preencher o tempo quando não há conteúdo importante para ser trabalhado.
c) Acho que o jogo precisa ser usado de forma estratégica, como ferramenta de aprendizagem, para 
tornar o aprendizado mais divertido e engajador. É necessário um planejamento cuidadoso que 
integre os objetivos pedagógicos com elementos lúdicos.
d) Acho que o jogo é só pra quem gosta de jogar, os outros não precisam se preocupar com isso. 
Cada um tem seu estilo de aprendizagem e nem todos se beneficiam de atividades lúdicas.
Resposta: c)
E agora eu vou explicar porque que eu tenho certeza absoluta que esta é a resposta correta:
O jogo é muito mais do que um simples passatempo! Na real, ele são uma ferramenta poderosa que 
pode fazer muitas coisas, mas muitas coisas mesmo:
Desenvolve habilidades cognitivas como memória, atenção e raciocínio lógico - isso é muito 
importante, muito importante mesmo
Estimula a socialização e faz os aluno trabalhar em equipe
Promove aquela aprendizagem ativa que todo mundo gosta
Ajuda a trabalhar as emoções, tipo assim, o autocontrole e aquela coisa de lidar com frustração
Faz os alunos entender melhor aqueles conceitos mais difíceis através da prática
E aí você deve estar se perguntando: como que implementa jogos na sala de aula de forma efetiva?
Primeiro, a gente tem que alinhar o jogo com aquilo que quer ensinar
Depois, a gente precisa pensar na idade dos alunos, porque cada idade tem seu jeito
O ambiente e os materiais tem que estar tudo preparado
As regras precisa ser bem clara e os objetivos bem definido
E não pode esquecer de fazer aquela mediação adequada durante a atividade
É super importante lembrar que existe vários tipos de jogos educativos: tem aqueles de tabuleiro, os 
digital, os de carta, os de movimento, as dramatização, e por aí vai. O segredo mesmo está em escolher 
o tipo de jogo que mais combina com o que você quer ensinar.
Na minha experiência, que é muito grande nessa área, a gente professor precisa mesmo é usar o jogo 
de forma intencional e planejada pra despertar a criatividade dos alunos, estimular a imaginação e 
desenvolver um monte de habilidades. Não é só diversão não - é uma estratégia pedagógica que, 
quando a gente usa direito, transforma completamente o jeito de ensinar e aprender.
E vou te falar mais uma coisa: o jogo não é hora de dar uma pausa na aprendizagem não, mas sim um 
jeito diferente e muito eficaz de aprender. Quando a gente planeja as atividades com essa intenção 
pedagógica que eu tanto falo, a gente tá criando oportunidades super valiosas pro desenvolvimento 
integral dos nossos alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina