Buscar

RESUMO E RESENHA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
RESUMO E RESENHA
Maria Aparecida Fleury Costa Spanger
*
RESUMO
Pode ser de toda uma obra (livro) ou de partes dela (capítulos). Muito usado no caso de fichamento, para posterior utilização.
*
RESUMO
 
 É uma síntese das ideias e não das palavras do texto. Parte-se de uma leitura textual bem feita, onde se sublinha as ideias principais e as secundárias, palavras e conceitos desconhecidos.
 Buscam-se em dicionários ou em enciclopédias e/ou em livros especializados, o significado das palavras desconhecidas.
*
RESUMO
A partir daí traça-se um esquema, tipo um sumário ou índice, onde se relacionam, em tópicos, as ideias principais do autor, e em subtópicos, as secundárias.
Com o esquema elaborado, parte-se para a redação do resumo, usando palavras próprias, mas descrevendo as ideias do autor, seguindo uma ordem lógica. (de preferência na mesma ordem em que o autor as apresentou no texto original). A fidelidade ao autor é imprescindível na redação do resumo. 
*
RESUMO
Não se emite opiniões próprias, nem comentários, julgamentos/críticas da obra resumida. Busca-se, tanto quanto possível, transmitir no resumo, um retrato fiel ao texto original. Isso implica, coerência com as ideias do autor, objetividade, clareza e concisão. 
Deve-se evitar construir um resumo em tom genérico, que não demonstra as ideias do autor e acaba não cumprindo o seu papel, que é disseminar conhecimentos específicos.
*
RESENHA
Resenha, recensão de livros ou análise bibliográfica é uma síntese ou comentário dos livros publicados feita em revistas especializadas das várias áreas da ciência, das artes e da filosofia.
*
RESENHA
É através delas que se toma conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro que acaba de ser publicado. Pela resenha decide-se pela leitura ou não da obra.
São fundamentais para a atualização bibliográfica do estudioso.
*
RESENHA
Podem ser de 3 tipos:
Puramente informativa – quando apenas expõe o conteúdo do texto.
Crítica – quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto analisado
Crítico-informativa – quando expõe o conteúdo e tece comentários sobre o texto analisado.
*
RESENHA - ESTRUTURA
Cabeçalho
Exposição sintética
Comentário crítico
Referências
*
CABEÇALHO
 Transcrever os dados bibliográficos completos da publicação resenhada, seguida de uma pequena informação sobre o autor do texto, dispensável se o autor for muito conhecido. Algumas publicações como a RAE da FGV colocam a foto da capa do livro em tamanho 3X4 no topo da página, ao lado direito.
*
EXEMPLO DE CABEÇALHO
SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006, 552 p.
Maria da Graça Derengowski Fonseca Doutora em Teoria Econômica pela UNICAMP, pós-doutorado pelo Centro de Inovação e Competitividade da Universidade ESRC-CRIC de Manchester, Inglaterra, pesquisadora e professora do Instituto de Economia da UFRJ.
*
EXPOSIÇÃO SINTÉTICA 
Após esta pequena introdução deve-se apresentar uma exposição sintética do conteúdo do texto, que deve ser objetiva e conter os pontos principais e mais significativos da obra analisada. Esta exposição pode ser feita citando-se capítulo por capítulo ou parte por parte. Deve passar ao leitor uma visão precisa do conteúdo do texto, de acordo com a análise temática feita, destacando o assunto, os objetivos, a idéia central, os principais passos do raciocínio do autor. (neste ponto rever o roteiro sobre leitura já trabalhado em classe – leitura temática).
*
COMENTÁRIO CRÍTICO
Por fim a resenha deve conter um comentário crítico. Trata-se da avaliação que o resenhista faz do texto que leu e sintetizou. Essa avaliação crítica tanto pode assinalar aspectos positivos quanto negativos do texto. (fase da problematização).
Pode-se destacar a contribuição que o texto traz para determinados setores da cultura, sua qualidade científica, literária e filosófica, sua originalidade etc.
*
COMENTÁRIO CRÍTICO
Pode-se também destacar as falhas, incoerências e limitações do texto.
Esse comentário é normalmente feito como último momento da resenha, após a exposição do conteúdo. Alguns resenhistas experientes preferem distribuir os comentários ao longo da resenha, junto da exposição dos conteúdos, do tipo exposição e comentário logo após. 
 Críticas devem se dirigir às ideias e posições do autor, nunca à sua pessoa. Quem é criticado é o pensador/autor das ideias, e não a pessoa humana que as elabora.
*
COMENTÁRIO CRÍTICO
É bom também, sempre que possível, contextualizar a obra a ser analisada, no âmbito do pensamento do autor, relacionando-a com seus outros trabalhos e com as condições gerais da cultura da área, na época de sua produção.
Na medida em que o resenhista expõe e aprecia as ideias do autor, ele estabelece um diálogo com o mesmo. Nesse sentido, o resenhista pode até mesmo expor suas próprias ideias, defendendo seus pontos de vista, coincidentes ou não com aquelas do autor resenhado. 
*
REFERÊNCIAS
No final do texto devem-se indicar nas referências, as obras consultadas para se elaborar a resenha. Conforme normas da ABNT.
*
EXPOSIÇÃO SINTÉTICA EXEMPLO
O livro, lançado em 1988, já na oitava edição revista e atualizada, trata de um tema bastante relevante para os gestores corporativos, pois expõe de maneira clara a importância da análise financeira das empresas para os processos de auditoria contábil interna ou externa.
O autor estrutura sua obra em 23 capítulos. 
No primeiro capítulo o aspecto que interessa ressaltar é....
No segundo são examinados os ......
O terceiro capítulo traz a metodologia .....
No quarto capítulo são expostos os conceitos.....
*
COMENTÁRIO CRÍTICO
O autor consegue demonstrar que ......
Para o autor de Análise financeira de empresas ......
Segundo Silva, .....
Análise financeira de empresas é certamente uma obra escrita por um 
 conhecedor da temática, com larga experiência na área, demonstrada em sua fundamentação e quantidade de exemplos oferecidos ao leitor.
Um dos grandes méritos do livro é conduzir o leitor ao questionamento da. importância do uso correto das metodologias modernas disponíveis para se avaliar uma empresa.
A maior contribuição do livro está na forma como seu autor conduz sua 
argumentação a respeito de métodos e técnicas de avaliação financeira de empresas.
Sem dúvida é uma obra que traz uma contribuição substantiva para a área de contabilidade, economia, administração e afins.
A leitura deste livro é um convite à prática da auditoria financeira de empresas. 
*
COMENTÁRIO CRÍTICO
Em relação ao capítulo 2 o autor poderia ter aprofundado mais a questão .....
A respeito da apresentação da metodologia ..... o autor poderia ter explorado melhor o conceito, para fins de maior compreensão do mesmo.....
A linguagem utilizada requer um conhecimento mais profundo do tema, apresentando muitos termos técnicos próprios da área de contabilidade.
*
COMENTÁRIO CRÍTICO
Quando comparado a obras de outros autores, o livro de Silva se destaca, devido apresentar técnicas modernas de avaliação financeira de empresas.
*
MODELO DE REFERÊNCIAS
MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial.6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
*
PADRÃO DE FORMATAÇÃO
Cada revista científica tem seu padrão de formatação do texto da resenha. Há revistas que preferem o texto em uma só coluna, outras em duas. A revista RAE da FGV apresenta um texto com duas colunas e a foto da capa do livro na margem superior direita.
Outras revistas, como a do UTFPR, apresenta o texto corrido em uma só coluna sem a foto da capa. Sugere-se consultar a revista onde será publicada a resenha sobre o padrão de formatação exigido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais