Buscar

PROVA DISCURSIVA ECONOMIA E FUND.ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Abraham Maslow, psicólogo, estudou sobre as motivações humanas, desenvolvendo sua própria teoria. Para Maslow (1970), as pessoas são motivadas por necessidades, as quais se organizam segundo as prioridades de atendimento.
Quais são as necessidades descritas na pirâmide de Maslow?
Nota: 20.0
Fisiológicas, segurança, pertencimento ou sociais, estima e autorrealização. (Página 192 do livro base).
Resposta:
Necessidades fisiológicas;
Necessidades de segurança;
Necessidades sociais;
Necessidades de estima;
Necessidades de auto realização.
Questão 2/5
Sistemas são formados por partes inter-relacionadas. O todo, no entanto, apresenta-se como algo a mais do que a soma das partes. O todo tem propriedades que as partes não possuem, ao mesmo tempo em que as propriedades do todo explicam as partes.Descreve um dos fatos que originaram o desenvolvimento do estruturalismo:
Nota: 20.0
A partir do conceito de sistemas, podemos compreender com mais clareza os fatos que originaram o desenvolvimento do estruturalismo:
Oposição entre a teoria clássica e a teoria das relações humanas.
Necessidade de compreender as organizações como um organismo social complexo, dentro do qual prevalece a dinâmica da interação entre grupos, os quais compartilham os mesmos objetivos, muitas vezes com diferentes formas de distribuição dos lucros.
No novo conceito de estrutura, domina a ideia de um fluxo ininterrupto entre a inter-relação das partes com o todo. (Página 156 do livro base).
Resposta:
Oposição entre teoria tradicional e teoria das relações . Necessidades de compreender as organizações como organismos social complexo e domínio de ideia de um fluxo ininterrupto .
Questão 3/5
Durante muitos anos do período pós-Segunda Guerra, a economia brasileira apresentou vigorosas taxas de crescimento. A partir da década de 1980, porém, ela passou a demonstrar resultados insatisfatórios, com repercussões negativas sobre a ocupação de mão de obra.De acordo com (Goldberg 2004) citado por Tebchirani (2011), apontam seis causas desse baixo desempenho. Cite 03 dessas causas.
Nota: 20.0
Gabarito:
Inadequada gestão macroeconômica
Desequilíbrios nas contas externas
Cambio instável
Déficits no orçamento público
Altas taxas de inflação
Descontinuidades provocadas por uma violenta modificação nos padrões tecnológicos e organizacionais das empresas, entre outras
 
Resposta:
Taxas de inflação altas;
Cambio Instável;
Desequilíbrio nas contas externas;
Questão 4/5
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época.De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do pensamento econômico, explique ESCOLA NEOCLÁSSICA
Nota: 20.0
GABARITO
ESCOLA NEOCLÁSSICA. Revisitando os clássicos, essa abordagem teórica dos princípios econômicos básicos considera a nova realidade, que conta com os seguintes fatores: concentração econômica com forte tendência monopolística, interferência estatal, crescimento real dos salários, fortalecimento dos sindicados e notável prosperidade das economias ocidentais. Ademais, a introdução de novos conceitos teóricos e de refinado instrumental quantitativo alterou, de forma significativa, a teoria econômica: nessa fase, o homem econômico, que é racional e calculador, empenham-se na maximização de sua satisfação. 
Resposta:
Princípios econômicos básicos , considerando a nova realidade contando com: Concentração econômica, tendência monopolística, interferência estatal, crescimento dos salários, nessa fase o homem econômico é racional e calculador.
Questão 5/5
Existem diferentes tipos de sistemas econômicos, tais como: ECONOMIAS CENTRALMENTE PLANIFICADAS, SISTEMAS MISTOS e ECONOMIAS DE MERCADO.Descreva os sistemas econômicos mencionados.
Nota: 20.0
Nas economias centralmente planificadas as decisões econômicas fundamentais são resolvidas por órgãos centrais de planejamento, predominando a propriedade pública dos meios de produção. Nos sistemas mistos predominam as regras de mercado com atuação mais intensa do setor público para melhorar a distribuição da renda, promover a equidade e reduzir as instabilidades no nível de produção e emprego por meio da utilização ativa da politica econômica. Nas economias de mercado predominam a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Além disso, nesse tipo de sistema, as decisões econômicas são descentralizadas, baseadas no sistema de preços.
Resposta:
Economia centralmente planificadas: É um sistema econômico no qual a produção é prévia e racionalmente planejada predominando a propriedade pública.
Sistemas mistos: Regras de mercado,atuando intesamente no setor público para melhor a distribuição de renda
Economia de mercado: Livre iniciativa e propriedade privada dos fatores de produção e decisões econômicas

Outros materiais