Buscar

DISCURSIVA Sustentabilidade e Gestão do Meio Urbana - (Ago 2015)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:  “A ideia de governo eletrônico, embora associada ao uso de tecnologia de informação no setor público, ultrapassa essa dimensão. Em alguns casos, está vinculada à modernização da administração pública por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) e na melhoria da eficiência dos processos operacionais e administrativos dos governos (Agune e Carlos, 2005; Osborne, 1997). Em outros casos, está claramente associada ao uso de internet no setor público para prestação de serviços públicos eletrônicos. ” (Diniz, Barbosa, Junqueira e Prado. O governo eletrônico no Brasil: perspectiva histórica a partir de um modelo estruturado de análise. In: FGV - Revista de Administração Pública, ISSN 0034-7612. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n1/a03v43n1.pdf> - acesso em julho de 2015)  
Segundo os conceitos abordados pela bibliografia básica da disciplina, desde os anos de 1990, com o avanço da internet, o tema governo eletrônico ganhou destaque na agenda de discussões entre governo e sociedade. Com base nos estudos realizados, defina: o que é Governo eletrônico?
Nota: 16.0
	Resposta esperada: O Governo Eletrônico (e-government ou e-gov) é a contínua otimização da prestação de serviços do governo, da participação dos cidadãos e da administração pública pela transformação das relações internas e externas através da tecnologia, da Internet e dos novos meios de comunicação.
 
Comentário: YAMAWAKI, Yumi. SALVI, Luciane Teresa. Introdução gestão do meio urbano. Editora. Intersaberes, 2ª Ed. 2013, p. 63
Resposta:Governo eletrônico deve ser compreendido como a aplicação dos recursos da tecnologia da informação ou da tecnologia da informação e comunicação na gestão pública e na política das organizações federais, estaduais e municipais.
Questão 2/5
Leia o texto abaixo e depois responda:  “Os detalhes concretos das operações especulativas com terras são intrincados --como ressaltado em inúmeras descrições--, devido a um sem-número de artifícios dos quais a atividade lança mão para fazer frente aos elevados riscos envolvidos nas previsões de evoluções futuras. Tampouco são os 'especuladores' meros especuladores, visto que frequentemente procuram, e conseguem, não apenas 'prever' senão também direcionar o 'futuro' por intermédio dos mais diversos meios e manipulações, inclusive ilegais e violentos – motivo pelo qual foram sempre alvo de críticas generalizadas, e a atividade como um todo goza de má reputação -- e assim, a especulação acaba não apenas acompanhando como também moldando o processo de transformação do espaço. ” (Especulação imobiliária: Crescimento anárquico das aglomerações urbanas. Disponível em <http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto> - acesso em julho de 2015)Diante da complexa dinâmica urbana atual, a especulação imobiliária se apresenta como um fator relevante em relação à preservação do patrimônio histórico cultural. Explique brevemente qual a relação entre estes dois fatores: especulação imobiliária e preservação do patrimônio histórico cultural:
Nota: 16.0
	Pretende-se que o aluno compreenda que, diante da pouca disponibilidade de terra nas áreas urbanas infraestruturadas e do alto preço desta terra, a especulação imobiliária muitas vezes exerce pressão para que aqueles imóveis tombados pelo patrimônio histórico (ou que possam vir a ser tombados) sejam substituídos por outras edificações. Sendo assim, a preservação do patrimônio histórico cultural, principalmente quando de edificações em áreas urbanas valorizadas, sofre pressão por parte dos especuladores imobiliários para serem substituídos ou descaracterizados para obtenção de maior lucro na negociação dos imóveis.
 
Comentário: YAMAWAKI, Yumi. SALVI, Luciane Teresa.  Introdução gestão do meio urbano. Editora. Intersaberes, 2ª Ed. 2013, pp. 94 - 96
Resposta:É uma relação bastante conflituosa, pois de um lado temos que mediar a aplicação de medidas de interesses pessoais que asseguram o livre usufruto do direito de propriedade, e, do outro lado, temos que aplicar medidas de interesses sociais coletivos que visam manter a preservação d patrimônio histórico cultural do meio em que vivemos. Atualmente, com o processo de crescimento desordenado das populações nos grandes centros urbanos, com a globalização e com a crescente especulação imobiliária existente, torna-se cada vez mais difícil preservarmos o patrimônio histórico e cultural para as próximas gerações.
Questão 3/5
Leia o texto abaixo e depois responda:“Esta obra traz as favelas como símbolo da INSUSTENTABILIDADE URBANA, pela condição de uma conjuntura, ou seja, como uma situação que nasce de um encontro de determinadas circunstâncias. Isso con?gura o desequilíbrio do sistema ambiental urbano e a sua vulnerabilidade, que são representados, nesta obra, pela existência de favelas, evidenciando o risco que a gestão urbana enfrenta. ” (NIGRO, Carlos Domingos. (In) sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 4) De acordo com Nigro (2012), nos municípios brasileiros que declaram a existência de favelas, foi observada uma situação comum. Discorra sobre essa situação apontada na bibliografia básica da disciplina, em seu capítulo 4:
Nota: 16.0
	Resposta esperada: A situação comum apontada por Nigro (2012) é a de que se observou que um determinado momento, sob a influência de fatores de causas diversas, esses municípios tiveram sua primeira comunidade desassistida, ou seja, um grupo de pessoas que ficou desassistida sendo uma condição para o aparecimento de favelas.
Comentário: NIGRO, Carlos Domingos. (In) sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 70
Resposta:De acordo com Nigro a existência de favelas medem a perda da governabilidade pela permissão da sua existência e pela falta de aplicação de medidas neutralizadoras das causas sociais geradoras.
Questão 4/5
Leia o texto abaixo e depois responda: “Os desequilíbrios causados pelas atividades humanas aos ecossistemas terrestres têm apresentado implicações sobre o ciclo ecológico e, consequentemente, sobre a qualidade da água. A água de qualidade é uma substância limitada para todas as espécies de vida. Com o crescimento da população e, consequentemente, com o aumento da poluição, as fontes naturais de captação estão em declínio em quantidades significativas. ” (JORGE, Marlise Teresa Eggers. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS (SIG) PARA ANÁLISE DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO DA CIDADE DE CURITIBA. In: II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Disponível em <https://www.ufpe.br/cgtg/SIMGEOII_CD/> acesso em julho de 2015) Segundo Nigro (2012), a importância de se monitorar e controlar as variáveis determinantes das condições geradoras da situação de vulnerabilidade. De acordo com o abordado na bibliografia básica da disciplina, responda: esse monitoramento deve ser realizado por meio do SIG (Sistema de Informações Georreferenciado) que trará subsídios para que o governo tome quais tipos de ações?
Nota: 20.0
	espera-se que o aluno saiba expor que O SIG trará subsídios para que a gestão pública possa tomar ações a fim de neutralizar, equalizar e balancear os fatores que causam a vulnerabilidade, buscando manter o equilíbrio e a sustentabilidade da cidade.
 
Comentário: NIGRO, Carlos Domingos. (In) sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, p.87.
Resposta:Devem ser tomadas medidas de neutralização, balanceamento e equalização dos fatores com fins de manter o equilíbrio e a sustentabilidade da cidade. Como exemplos dessa ações podemos citar a anulação da mobilização social contraventora, o policiamento dos vazios urbanos suscetíveis, o impedimento das invasões e as ofertas do trabalho e habitacional, entre outras do cotidiano das cidades.
Questão 5/5
Leia o texto abaixo e depois responda:  “A discussão entre rural/urbano está em pauta especialmente nos dias atuais, contudo, o debate já era realizado por Engels (2009), quando apontava
que a burguesia submeteu o campo à cidade, havendo a criação de grandes centros urbanos. Isto fez com que aumentasse significativamente a população das cidades em relação à dos campos. Desse modo, Engels (2009) destaca que a oposição entre a cidade e o campo surge com a passagem da barbárie à civilização, da organização tribal ao Estado, do provincianismo à nação, e persiste através de toda a história da civilização até os nossos dias. ” (CHIES, YOKOO e IRANZO. Reflexões sobre os conceitos de rural e urbano: impactos nas políticas públicas brasileiras. In: SEURB – Simpósio de Estudos Urbanos. Agosto 2011. Disponível em <http://www.mauroparolin.pro.br/seurb/Trabalhos/>acesso em julho de 2015) À medida que a maior parcela da população passa a viver em cidades, a de?nição de urbano como algo que se contrapõe a rural passa a perder sentido. Estudiosos como Langenbuch (citado por Marques,2006, p. 1) constataram que áreas rurais contíguas a um grande aglomerado urbano se distinguem das mais afastadas por terem sido organizadas em função da metrópole e dela dependerem.Assim, de acordo com Lefebvre (1999) e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, conceitue “Urbano”:
Nota: 20.0
	Segundo o filósofo francês Lefebvre, a partir da década de 1970, passou-se a considerar o termo “urbano” não como sinônimo de cidade, mas sim como uma forma de vida.
 
 
Comentário: YAMAWAKI, Yumi. SALVI, Luciane Teresa.  Introdução gestão do meio urbano. Editora. Intersaberes, 2ª Ed. 2013, p. 46
Resposta:Lefebvre definiu urbano não como sinônimo de cidade, mas como forma de vida, pois todos que dependem do convívio com o meio urbano podem ser considerados como seres urbanos.
Conheça o novo AVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais