Buscar

Trabalho dde Comportamento Organizacional.

Prévia do material em texto

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
 EMILY YAMAUTHI SOARES- 1176201
 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 São Paulo
 08/15
 Introdução
O presente trabalho tem como tema comportamento organizacional, sua definição, suas diferentes variáveis e os fatores que a influenciam, também abordando o clima e a cultura organizacional também será apontado o papel dos gestores, e como ter o melhor aproveitamento dos funcionários.
 
 Comportamento Organizacional
 Comportamento Organizacional é uma matéria que procura entender o influencia que os indivíduos, os grupos e as estruturas tem sobre o comportamento dentro das organizações e depois utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, para assim prevenir conflitos e proporcionar para os funcionários um ambiente de trabalho agradável e produtivo.
Os fatores que influenciam o comportamento organizacional são internos e externos, os fatores internos são aqueles que ocorrem que se originam dentro da própria empresa e influenciam tanto os funcionários quanto os clientes, ele é denominado de Clima Organizacional- por exemplo como os funcionários são administrados por seus chefes, como as decisões são tomadas essas coisas induzem os funcionários a interpretar o contexto da empresa alguns exemplos desses fatores são- o ambiente de trabalho, seria interessante que a empresa forneça uma ambiente agradável com uma boa estrutura para que os funcionários possam realizar seu trabalho confortavelmente e que forneça um grau de relacionamento entre os colegas de trabalho, ambos ajudam na melhoria da produção tanto no individual quanto no coletivo. Seria interessante comentar também sobre motivação, por incrível que pareça um funcionário feliz nem sempre é produtivo, por que muitas das vezes as empresas cobrem as necessidades básicas e com pouca qualidade, o correto seria motivar os funcionários com uma remuneração boa, promoções boas, saber também se os funcionários estão satisfeitos de trabalhar na empresa, caso a resposta seja negativa, tomar as providencias para que esse quadro seja modificado, tratar os funcionários com respeito e justiça, que os lideres saibam lidera-los da maneira correta. A influência externa são fatores que se originam fora da empresa como- saúde física e mental, isso é muito importante, um funcionário que não está bem fisicamente ou mentalmente não terá uma boa produtividade, as férias e o lazer, as pessoas não são maquinas elas precisam de descanso e distração caso 0o contrario as consequências serão vistas em sua saúde e produtividade por isso é bom que o funcionário tenha um bom grau de satisfação também nessa área, um bem interessante e que já foi comprovado cientificamente que tem sim influencia na produtividade dos funcionários são os times de futebol, esse item no caso tenta medir o nível de interferência que os times de futebol tem sobre a motivação dos funcionários. Temos também a cultura organizacional que é composta pelas crenças, valores, hábitos e comportamento das empresas. Uma cultura organizacional eficiente pode tornar a produtividade mais eficaz, ela controla a maneira como os indivíduos interagem uns com outros dentro do ambiente empresarial, como os clientes e fornecedores e outros. Esta orientação permite que os funcionários sejam moldados para que seu comportamento seja condizente com o que a organização considera ideal.
Além dos fatores temos também as variáveis relacionadas ao comportamento organizacional que são divididas em duas, as variáveis dependentes e independentes. As variáveis dependentes são- produtividade, absenteísmo, rotatividade, cidadania organizacional e satisfação do trabalho, e as variáveis independentes estão nos níveis individuais grupais e institucionais. Estudar o nível individual significa as característica biográficas das pessoas e o que isso revela da personalidade de cada um. Também identificar os valores, atitudes e habilidades de cada individual. Estudar o nível coletivo significa entender a comunicação que pode influenciar na percepção individual de cada integrante dentro da equipe. Também é preciso estudar as relações existentes dentro da empresa e o quanto isso promove a confiança os conflitos e o trabalho de equipe.
Mas para isso os gestores devem ter certas habilidades, ou seja eles devem sabe administrar bem, algumas dessas habilidades são- Ter desenvoltura para lidar e resolver diferentes situações, ser capaz de se adaptar as mudanças de mercado, ter visão de inovação, ser criativo para gerar criatividade em seus funcionários, conhecer bem tanto a empresa como seus funcionários, saber se comunicar com as pessoas, deixar que sua equipe participe de decisões difíceis. 
O bom gestor deve saber liderar a equipe, por isso é necessário saber escolher bem seus funcionários, exatamente por isso para finalizar o trabalho, falarei sobre a seleção de candidatos. A seleção de candidatos consiste em recrutar e selecionar o candidato com o perfil que seja adequado as tarefas que serão realizadas. O bom administrador deve estabelecer uma descrição das características, habilidades, instrução, que o futuro funcionário deve ter para que possa ocupar o cargo de maneira eficiente, (as características incluem idade e sexo). Depois disso o gestor deve se concentra nas aptidões físicas, cognitivas e trações de personalidade, aptidões físicas se entende como força muscular, resistência cardiovascular, que são quesitos necessários para atuar em certas tarefas. As aptidões cognitivas são a capacidade de raciocínio, compreensão verbal, visualização espacial e muitos indícios sugerem que as pessoas que tem uma elevada aptidão cognitiva geral tem desempenhos geralmente melhore do que aqueles que se apresentam menos dotados nesse quesito.
Os traços de personalidade mede a extroversão, ajustamento emocional, simpatia, senso de responsabilidade e interesse. A extroversão e a afabilidade são importantes, engloba por exemplo ter que falar em público. Dependendo do cargo as exigências diminuem ou aumentam. Algo que conta muito também é o comportamento emocional, e os quatro mais importantes são- dominância, que destaca o espirito empreendedor, a capacidade de liderar. A influência, destaca a persuasão, uma pessoas comunicativa, amistosa, sociável, a estabilidade é destacado um comportamento que se mantem o mesmo ao se deparar com um ambiente hostil, uma pessoa paciente, amável, confiável, conformidade, destaca o não envolvimento em conflitos e situações, uma pessoa pacifica cuidadosa, sistemática.
Cada indivíduo é único, ou seja tem habilidades e personalidades diferentes, uma maneira de se beneficiar dessas diferenças é o treinamento. Através da seleção de candidatos pode se escolher um funcionário que se enquadra no perfil da área de trabalho, mas ainda assim é impossível encontrar um funcionário perfeito, por isso o treinamento serve para suprir a capacidade do novo trabalhador. O que se espera é que o treinamento equilibre o que o funcionário pode fazer com as exigências do cargo. Embora esses esforços levem tempo e sejam caros isso diminui a rotatividade de empregados e ajudam os novos a produzir mais depressa. A empresa se beneficia com o treinamento quando este provoca um aumento da produtividade pela melhoria da comunicação e do relacionamento das pessoas que compõe o grupo de trabalho.
 Conclusão
A partir do trabalho apresentado, pude concluir que por traz de todo grande funcionário a um grande administrador. Existem fatores que influenciam o comportamento dos funcionários dentro da empresa, e o administrador deve saber detecta-los e resolve-los, e para aumentara produtividade é necessário que o administrador faça com que os funcionários fiquem felizes e satisfeitos de trabalhar lá para que assim eles tenham vontade de dar o seu melhor, e não unicamente terminar o serviço e pegar o dinheiro no fim do mês, por isso as necessidades devem dos funcionários devem ser supridas além do básico, e que não se pode de maneira alguma esperar o funcionário perfeito apenas por que ele passou no teste de seleção, e sim fazer que esse funcionário melhore através do treinamento que a ele será oferecido e que a empresa só terá a lucra com ele.
É importante ressaltar também que o comportamento dos funcionários pode variar devido a fatores externos e o papel do administrador é saber lidar com isso sem esquecer o lado humano da história, como diz o ditado- O bom administrador cobra – se dele mesmo, e não de seus funcionários.
 Bibliografia
Degani e Bacariji(2013) Tecnologia de gestão de recursos humanos- Unidade1, p.5-24
Robbins (2010) Comportamento organizacional- vol.1

Continue navegando