Buscar

AV PARCIAL - EDUCAÇÃO E ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	
	
	 
	 1a Questão (Ref.: 201007639588)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Por que o sistema germânico é considerado a etapa final e que sua organização social lançou as bases do capitalismo? Marque a alternativa correta entre as listadas abaixo:
		
	
	
	
	
	
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	
	
 2a Questão (Ref.: 201007771410)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Entre as formações econômicas pré-capitalista se destacam: 1) A formação asiática 2) A formação antiga 3) A formação germânica. Abaixo listamos algumas características dessas formações: ( ) os serviços manuais são realizados pelos escravos e estrangeiros, cabendo aos cidadãos os deveres políticos e filosóficos ( ) servo não é propriedade do seu senhor, sua ligação é com a terra em que trabalha ( ) se caracteriza pela escravidão, a concentração de propriedade territorial, trocas, economia monetária e conquistas de terras por meio de guerras ( ) a divisão social do trabalho se sustenta em três pilares, o clero, os nobres e os servos ( ) a relação principal de domínio se dá entre o déspota e as comunidades camponesas Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências entre as diferentes formações econômicas e suas características 
		
	
	
	
	2, 3, 2, 3, 1
	
	
	
	
	
	
		
	 3a Questão (Ref.: 201007310297)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Apesar de muitas vezes o liberalismo ser confundido com a democracia, não podemos deixar de entender que, na época em que essa doutrina foi posta em prática a democracia não era uma realidade. O liberalismo enquanto uma teoria política e econômica prega a liberdade, a divisão dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - o Estado de direito regido por uma constituição. Além disse, o liberalismo econômico clássico preconiza: 
		
	
	
	
	A autorregulamentação do mercado, sem a intervenção estatal, e a defesa da propriedade privada. 
	
	
	
	
	
	
	
 4a Questão (Ref.: 201007771417)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No capitalismo, os meios de produção passam a pertencer à burguesia. Como conseqüência desse processo, o homem que não possui os meios de produção se vê obrigado a vender a única coisa que lhe restou, a força de trabalho, que vende no mercado em troca de:
		
	
	juros
	
	recursos materiais
	
	aluguéis
	
	salário
	
	lucros
		
	 5a Questão (Ref.: 201007772840)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale com um "V" as alternativas verdadeiras e com um "F" as falsas. No modelo de produção fordista há a presença de: ( ) linha de montagem com esteiras que organizam o fluxo contínuo de peças, tendo como uma das suas conseqüências a redução de tempos mortos. ( ) postos de trabalhos encadeados, com um ritmo de trabalho baixo e uma mão-de¿obra muito qualificada ( ) produção em massa de bens de consumo duráveis, operários desqualificados e alienados do produto de seu trabalho Marque a opção que indica a seqüência correta de afirmativas verdadeiras e falsas 
		
	
	
	
	V/F/V 
	
	
	
	
	
	
		
	
 6a Questão (Ref.: 201007188110)
	
	 
Marque a opção, que se refere a teoria da economia que acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças à força do mercado.
	
	
	
	
	Keynesianismo
	
	
	
	
	
	
		
	
 7a Questão (Ref.: 201007772895)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	No Brasil, o novo padrão de desenvolvimento neoliberal implicou na reestruturação do processo produtivo e, também, na alteração das relações sociais gerais e nas relações de poder. Em relação ao neoliberalismo no Brasil é possível afirmar: I) Esse novo padrão de desenvolvimento neoliberal teve seu início com a abertura da economia brasileira ao mercado externo, implementada pelo Governo Collor II) Após o impechement de Fernando Collor, os governos de Itamar Franco e Fernando Henrique consolidaram a inserção brasileira nesse novo padrão de desenvolvimento. III) O processo de atrelamento da economia ao capital globalizado se concretizou nas diretrizes dos planos econômicos e na renegociação da dívida externa, revelando a intervenção direta do FMI e do Banco Mundial. IV) O processo de consolidação neoliberal se deu nos anos 90, no Governo de Fernando Henrique Cardoso, e se estruturou a partir da Reforma do Estado, que garantiu uma maior flexibilização da administração pública, através do enxugamento da máquina burocrática. Assinale a opção correta: 
		
	
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, III e são verdadeiras
	
	Todas as alternativas são verdadeiras 
	
	somente as alternativas IIII e IV são verdadeiras
		
	 8a Questão (Ref.: 201007772855)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Após o período que se seguiu à segunda guerra mundial tem início os 30 anos mais prósperos e de maior expansão da história do capitalismo. Após estes anos dourados, o sistema entra em um período de crise. De acordo com o ideário neoliberal, essa crise era de responsabilidade de:
		
	
	O Estado de Bem estar Social que, com a ampliação dos direitos sociais, aumentava os gastos públicos
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	 9a Questão (Ref.: 201007772906)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Marx afirma que, no capitalismo, a produção de mercadorias não tem como objetivo apenas atender as necessidades humanas, mas antes de tudo, esta produção visa:
		
	
	gerar lucros para os donos dos meios de produção
	
	
	
	
 10a Questão (Ref.: 201007176087)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a teoria da acumulação do capital de Marx, não basta que o capital se apodere do processo de trabalho, e apenas alongue sua duração. O capital tem de ... "revolucionar as condições técnicas e sociais do processo de trabalho, portanto o próprio modo de produção, a fim de aumentar a força produtiva do trabalho, [e] mediante o aumento da força produtiva do trabalho reduzir o valor da força de trabalho e, assim, encurtar parte da jornada de trabalho necessária para a reprodução deste valor."(MARX, Karl. O Capital. SP: Abril Cultural. 1984, p. 251). Na passagem acima, Marx identifica uma das características centrais do modo de produção capitalista.  
Marque a opção correta:
		
	
	Tendência à pauperização absoluta da classe trabalhadora por efeito da introdução de progresso técnico.
	
	Elevação constante da mais-valia absoluta decorrente do prolongamento da jornada de trabalho.
	
	Redução progressiva na taxa de lucro, decorrente da modificação contínua dos processos produtivos.
	
	Redução do tempo de trabalho socialmente necessário para a produção, através da introdução de progresso técnico. 
	
	Redução progressiva da importância da mais-valia relativa devido à introdução de máquinas.
		
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando