Buscar

Excludentes de Responsabilidade Civil na Relação de Consumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Excludentes de Responsabilidade Civil na Relação de Consumo.
 
 As formas de exclusão de Responsabilidade Civil nas relações de consumo estão elencadas no Código de Defesa do Consumidor no art. 12 em relação aos produtos e no art. 14, no que diz respeito aos serviços, por isso a responsabilidade de indenizar independe da existência de culpa, logo trata-se de responsabilidade objetiva.
 A isenção do dever de indenizar somente ocorrerá se o fornecedor de produtos ou de serviços, provar que não colocou o produto no mercado, ou que mesmo tendo colocado o produto no mercado ou fornecido o serviço, não existe o defeito apontado, e\ou ainda que o dano ocorreu por culpa exclusiva da vitima ou de terceiro.
 Segundo o art.12 da Lei 8.078\90 do Código de Defesa do Consumidor, o fabricante, o construtor, o produtor ou importador só não será responsabilizado quando provar, que não colocou o produto no mercado, ou seja, não dispôs o produto para uso do consumidor. Portanto cita-se nesse caso situações decorrentes de roubo ou furto de produto com defeito, pois a responsabilidade não poderá recair sob o fornecedor, pois não se tem a certeza de que o produto realmente iria circular no comércio.
 Antonio Herman de Vasconcelos e Beijamin explicam que “é até supérfluo dizer que inexiste responsabilidade quando

Continue navegando