Buscar

prova psicologia

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: SDE0644_AV_201410034501 » PSICOLOGIA GERAL I
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201410034501 - JAQUELINE ARAUJO DE MATTOS LIMA 
	Professor:
	CARLA PIRES MENDES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 25/08/2015 18:07:07 
	 1a Questão (Ref.: 201410270050)
	sem. N/A: TEORIA PSICANALITICA
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Pedro ficou desconcertado e deslocado diante de uma situação de vexame ou vergonha, como por exemplo, quando observava o decote de uma moça e é percebido por ela com seu olhar. A indagação que o próprio homem faz desta atitude é que ¿você não deveria estar olhando¿. Com base neste comportamento, identifique que nível da estrutura psíquica de Freud está evidenciado no caso e como se caracteriza. 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O superego, que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e as proibições que nos são inculcadas nos primeiros anos de vida e que nos acompanham de forma inconsciente a vida inteira.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201410294677)
	sem. N/A: VIOLENCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A criança ou adolescente, vítima de violência, sofre frequentemente fortes traumas e reage a eles de maneira diversa. Algumas características são bem evidenciadas, no ambiente escolar.O educador/professor pode evidenciar diversos sintomas. Identifique pelo menos dois deles.
		
	
Resposta: Falta de atenção na sala de aula e baixo desempenho escolar , agressão ao colega por motivos fúteis , agitação constante em qualquer abiente
	
Gabarito: Neste caso, alguns modificam seu comportamento regular, tornando-se tristes, agressivos, rebeldes, tensos ou infantis para sua idade, comportamentos extremos de timidez ou agressividade, destrutividade e autodestrutividade. Às vezes, apresentam dificuldade em compreender os ensinamentos, recusa-se a participar das atividades propostas e faltam às aulas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410236044)
	1a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores, como Politzer e Japiassu como sendo: 
		
	
	Gestalt, Behaviorismo e Estruturalismo. 
	
	Estruturalismo, Hermentutica e Gestalt.
	
	Behaviorismo , Gestalt e Psicanálise.
	
	Psicanálise, Hermenutica e Behaviorismo.
	
	Fenomenologia, Gestalt e Psicanálise.
	
	
	O protagonista de erros de interpretação, ou delírios, é sempre o próprio paciente, nos quais se sente absolutamente convencido de que as pessoas que o rodeiam ou mesmo as próprias circunstâncias estão contra ele, tendo constantemente a sensação de ser ameaçado ou perseguido por pessoas que o querem prejudicar, acreditando de forma errada que sofre de uma grave doença e ninguém gosta dele ou considerando, sem fundamento algum, que a sua parceira o engana. Estes sintomas permitem o diagnóstico da:
		
	
	perda de interesse pela vida nas realizações pessoais e sociais
	
	apatia emocional
	
	paranoia
	
	histeria
	
	perturbação psíquica duradoura e intensa 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410270002)
	sem. N/A: Comportamento antissocial
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Pedro é um individuo que se caracteriza pelo padrão social de comportamento irresponsável, violação dos direitos dos outros, explorador e insensível constatado pela ausência de remorsos. Apresenta baixa tolerância à frustração que a conduz à violência fácil e gratuita, no ambiente de trabalho Neste caso pode-se entender que Pedro apresenta:
		
	
	Transtorno de Personalidade Dependente
	
	Transtorno de Personalidade Ansiosa (evitação)
	
	Transtorno de Personalidade Paranóide
	
	Transtorno de Personalidade Borderline (Limítrofe)
	
	Transtorno de Personalidade Antissocial
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201410681681)
	sem. N/A: CLONE: Crenças Sociais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre as Representações Sociais, considere as seguintes afirmativas: 
I - Segundo Serge Moscovici (2003), as representações não são criadas por um indivíduo isoladamente. Uma vez criadas, contudo, elas adquirem uma vida própria, circulam, se atraem e se repelem e dão oportunidade ao nascimento de novas representações, enquanto velhas representações morrem. 
II - As representações, os estereótipos, são ingredientes importantes do caldo sócio-cultural. Segundo esse psicólogo, é extremamente importante que consideremos que as representações sociais são capazes de influenciar o comportamento do indivíduo e, dessa forma, gerar movimentos que englobem uma coletividade. 
III - Albert Ellis considera que a causa dos problemas humanos encontra-se nas crenças irracionais, que levam as pessoas a um estado de não adaptação ao seu meio ambiente. Dominado por elas, o indivíduo processa as informações, muitas vezes, em flagrante incoerência com os dados de que dispõe e é conduzido a adotar comportamentos inadequados, prejudiciais a ele mesmo (In: Fiorelli, 2010). 
Observando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa certa: 
		
	
	as afirmativas I e II estão corretas
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	apenas a afirmativa III está correta
	
	apenas a afirmativa II está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201410236070)
	6a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A família, com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a: I. A união estável como entidade familiar. II. A família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes. III. A união homoafetiva. 
		
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	I é verdadeira.
	
	II é verdadeira.
	
	I e II são verdadeiras.
	
	III é verdadeira. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201410236069)
	5a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Com o advento da nova Constituição de 1988 foi possível acirrar a demanda pelos direitos da criança e do adolescente. A Constituição Federal, em seu artigo 227, afirma que será ¿com absoluta prioridade¿ que deverá assegurar os direitos às crianças e aos adolescentes. O novo ordenamento jurídico trazia em seu conteúdo a extinção do estigma que era preconizado, pelo Código de Menores, através da noção: 
		
	
	Educação e abrigamento. 
	
	Infância e juventude. 
	
	Pobreza e delinqüência. 
	
	Acolhimento e pobreza. 
	
	Cidadania e pobreza. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201410289449)
	sem. N/A: Criança e adolescente em situação de rua
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As crianças que, por algum motivo, são obrigadas a viver em abrigos vêm sendo privadas do convívio familiar e comunitário a que têm direito, pois grande parte dessas instituições não cumpre o que manda o Estatuto da Criança e do Adolescente ao determinar que: 
		
	
	o acolhimento em abrigos nem sempre precisa ser excepcional e provisório 
	
	não deve lhes ser garantido a colocação em família substituta ou vivência em instituições acolhedoras e semelhantes a residências
	
	a convivência comunitária seja efetiva uma vez que precede à alienação e inadequação dos abrigados para o convívio social.
	
	a prioridade ao atendimento de suas famílias em serviços, programas, projetos e benefícios do governo para apressar o processo de reintegração familiar nem sempre é necessário 
	
	as crianças internadas devem manter contato frequente com suas famílias para que sejam novamente reintegrados aos seus lares de origem
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201410294660)
	sem. N/A: VIOLENCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
	Pontos:1,0  / 1,0 
	As pessoas têm a fantasia de que as mulheres em situação de violência são abordadas na madrugada, na balada, porque estavam se oferecendo. Isso não é verdade. Elas são abordadas, a qualquer momento, no período em que escurece ou logo no começo da manhã, no ponto de ônibus, indo ou voltando do trabalho ou da escola, em casa.... Estas mulheres vítimas de violência sexual apresentam manifestações clínicas como:
		
	
	vergonha e fragilidade, mas não perdem o tabu de perguntar e ouvir com respeito, sem julgamento moral, o que elas querem contar
	
	transtornos digestivos, como falta de apetite, náuseas, vômitos, cólicas e dores de estômago, perda de peso, dores de cabeça e dores musculares generalizadas, prazer sexual. 
	
	desinformações sobre os recursos existentes na comunidade, grupos de auto ajuda e como prevenir novos episódios
	
	o contato sexual sendo a forma de amor familiar e crê que é bastante difícil a mulher falar sobre a violência, bem como não tem sido experiência das mulheres o crédito e o acolhimento diante dessa revelação.
	
	ansiedade, medo e confusão, fobias, insônia, pesadelos, auto reprovação, sentimentos de inferioridade, fracasso, insegurança ou culpa, baixa autoestima, comportamento autodestrutivo (uso de álcool e drogas), depressão, tentativas de suicídio e sua consumação.

Continue navegando