Buscar

Gemas No Pará

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.Introdução
 O mercado de joias brasileiro e internacional está em crescente ascensão, pois, é notável, a imensa beleza que estes adornos pessoais possuem, que por vezes, são únicos, e intensificam seu valor e procura. 
 Especificamente no nosso Estado do Pará, podemos afirmar através de pesquisas recentes, que é a província mineral mais representativa do país. O território paraense possui a maior jazida de ferro do mundo, 80% das reservas de bauxita do Brasil. É, também, o maior produtor de ouro, com reservas estimadas em 300 toneladas. Seu mapa gemológico registra 256 ocorrências de diamantes, água marinha, ametista, berilo, calcedônia, citrino, cristal de rocha, fluorita, granada, malaquita, quartzo, rutilo, turmalina, topázio, entre outras.
 A partir dessas observações, e de todo um antecedente histórico, o Governo do estado criou O Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Joias, mais conhecido como Pólo Joalheiro do Pará (1988), em parceria com a cadeia produtiva do setor joalheiro do estado, no qual, o mesmo promove desde a matéria-prima, até a embalagem final da então joia, que é comumente inspirada nas raízes paraenses-amazônicas. 
Pólo Joalheiro do Pará – Espaço São José Liberto
 Inaugurado em 11 de outubro de 2002, o Espaço São José Liberto é uma referência de território criativo e turístico de Belém do Pará. Foi concebido para abrigar setores criativos e categorias culturais, como patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, criações culturais e funcionais, promovendo geração de trabalho e renda, empreendedorismo criativo, inovação, design e capacitação profissional, tendo a cultura e o turismo como elementos transversais do seu funcionamento.
 Sendo ainda que, neste espaço o que mais chama atenção é o grande acervo de Gemas Minerais (ametistas, citrinos, malaquita, etc) e Orgânicas (sementes, cascas e outros materiais retirados da flora regional) em exposição para o público no Museu de Gemas do Pará e comercialização nos estandes do Pólo Joalheiro. Ambos compreendem parte do Polo Joalheiro, assim como a Casa do Artesão, destinada a exposição e venda de artesanato local, perfumaria e atividades culturais
 O Polo Joalheiro do Pará é de uma importância imensurável ao Estado como um todo. Não apenas por ser um espaço destinado a cultura, mas, pelo seu enfoque nas riquezas da nossa região, em especial nas Gemas, e no trabalho dos artesãos locais, que expressam em seus trabalhos a rica cultura regional.
Principais Gemas utilizadas na Industria Joalheira no Pará, e Gemas da Moda.
 Conforme investigado pela pesquisa de campo e através de verificação nas referências bibliográficas, as principais Gemas utilizadas para fabricação de adornos pessoais no Estado do Pará são: Quartzo Hialino, Róseo, Citrino e Ametista.
 Os minerais acima citados são de uma imensa beleza e brilho, classificados na mineralogia como vítreo. São os minerais mais abundantes na crosta terrestre, e a partir deles é possível a produção de variadas joias. Podemos também afirmar que, os mesmos estão sempre na “moda”, devido ao seu preço, que é um tanto quanto menor em relação a outras Gemas, adquiridas em outros estados e até mesmo fora do país.
 Em relação as Gemas de origem Orgânica, podemos citar as sementes de Tucumã, Açai, Jupati, Jarina, Jatobá, Paixubão, dentre outras, que são comumente utilizadas na confecção de biojoias. É notável o grande destaque internacional, que peças compostas por estas matérias primas vem alcançando no mercado. Peças que por vezes, são produzidas com um mix de Gemas Orgânicas e Minerais, alavancando assim, sua visibilidade e valor comercial.
Aquisição das Gemas
 As Gemas Minerais são adquiridas em garimpos no interior do estado e revendidas por intermediários, para o setor joalheiro da capital. A região sudeste paraense é uma grande provedora desses minerais no estado bruto, que chegam a cidade de Belém, para sua lapidação e comercialização.
 Cidades como Parauapebas, Marabá, Canãa do Carajás e Curionópolis, dentre outras diversas cidades, com menor visibilidade na região, possuem uma imensa concentração dessas Gemas em seu território, onde as quais, são até mesmo extraídas como “acessórios” das grandes minas produtoras de metais, como Ferro, Cobre e até Ouro.
2.2.1 Esquema figurativo:
LAPIDAÇÃO
GARIMPO / EXTRAÇÃO
BENEFICIAMENTO
COMERCIALIZAÇÃO
Preço Bruto e Lapidado
 O preço das Gemas em estado bruto é bastante relativo, uma vez que, depende do peso (quilo, gramas, miligramas), qualidade, raridade, e pela procura dos consumidores finais.
 Após os trabalhos de tratamento e lapidação, a joia torna-se até cinco vezes mais cara, devido ao alto custo investido, que oriunda de sua extração nos garimpos, até o transporte para o pólo de beneficiamento.
 No que se refere a pedras preciosas, a unidade de medida de massa utilizada é o quilate, que corresponde a 200 miligramas a unidade. E através da entrevista conferida em campo, o valor do quilate das Gemas do Estado do Pará após a lapidação, está em torno de R$ 8.00 para os diversos tipos cristais de quartzo, variando ainda seu preço de acordo com o local da compra e dificuldade na produção.
Figura 1: Quarto Citrino em estado bruto
Figura 2: Brincos feitos de Quartzo citrino
Figura 4: Brincos feito de Ametista
Figura 3: Ametista em estado bruto
Conclusão
 Através deste trabalho, é possível concluir que o nosso Estado é extremamente rico em Gemas de origem Mineral e Orgânica. A exploração destas matérias-primas são essenciais para o desenvolvimento e crescimento da nossa região, visto que, tais minerais são grandes fontes de riquezas em estado bruto e principalmente quando lapidados. As atividades de mineração correspondem a cerca de 3 a 5% do Produto Interno Bruto nacional, ou seja, compõe um dos setores básicos da economia nacional.
 Um estudo aprofundado sobre as etapas de extração e posição dos depósitos minerais são fundamentais para um maior aprimoramento das técnicas, viabilizando assim, maior eficiência e eficácia nos processos. O desenvolvimento de uma estrutura adequada, em locais que são realizadas a extração das Gemas, que comumente são garimpos, poucos organizados e que não possuem técnicas especificas para retirarem todo corpo mineral da reserva, também são imprescindíveis para composição do produto final.
 As Gemas nacionais e principalmente as oriundas do Estado do Pará, são extremante valorizadas mundialmente, por sua qualidade e beleza. Não obstante, unindo estas características aos moldes culturais, para produção de adornos pessoais, é possível vislumbrar o quão longe a indústria joalheira regional pode alcançar no mercado.
 
 
4. Referências
São José Liberto, Gemas e Jóias do Estado do Pará. Disponível em: < http://www.saojoseliberto.com.br/gemas-e-joias > Acesso em:30 de Maio de 2015.
InfoJoia, Sementes e Materiais Orgânicos na produção de Biojoias. Disponível em: < http://www.infojoia.com.br/news_portal/noticia_11374 > Acesso em: 31 de Maio de 2015.
Marcos Szuecs, Garimpos de Cristais. Disponível em: < http://gemasdobrasil.blogspot.com.br/2015/0 pot.com.br/2015/05/garimpo-de-cristais.html> Acesso em: 31 de Maio de 2015.
Tânia Tatsch, Gemas e jóias do Pará e Amazônia: talento e criatividade. Disponível em: < http://www2.uol.com.br/modabrasil/belem_link/gemas/index.htm> Acesso em: 02 de Junho de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais