Buscar

Prova Administração Financeira e Orçamentária 1ª chamada questões 11 e 12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administração Financeira e Orçamentária – respostas 11 e 12
	11
	Enunciado -
Agnaldo, controller da empresa Sonhos Encantados, sabe que o orçamento é visto por alguns funcionários como mais uma manobra da administração para cercear sua liberdade e ação, bem como uma forma de investigar e controlar seus atos. Agnaldo quer mudar esta mentalidade, e explicar a todos que a finalidade dos orçamentos é auxiliar nas tarefas de controle e planejamento, formalizando e sistematizando estas tarefas, criando assim condições para o aperfeiçoamento das ações administrativas, e permitindo uma aferição mais objetiva do desempenho dos diversos setores da organização.
Para Agnaldo um dos maiores problemas é com relação ao controle orçamentário. Ajude Agnaldo na sua função de esclarecer seus funcionários, descrevendo: O que é o controle orçamentário?
Resposta Esperada -
O controle orçamentário serve para mensurar e avaliar o realizado versus o orçado.
"Controle orçamentário é um instrumento da contabilidade gerencial que deve permitir a organização identificar quão próximos estão seus resultados em relação ao que planejou para dado período". FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. 5. ed. rev. atual. São Paulo: Atlas. 2009.
Passarelli e Bonfim (2003), sustentam que o controle orçamentário significa: "a utilização de orçamentos e relatórios correspondem, tendo em vista coordenar, controlar e avaliar as operações da empresa, de acordo com objetivos estabelecidos antecipadamente pela sua administração".
	12
	Enunciado -
Leasing é uma operação em que o proprietário de um bem móvel ou imóvel cede a terceiro o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. Seria válido compor no contrato do leasing uma cláusula de arrependimento no que tange à promessa unilateral de venda? Por quê?
Resposta Esperada -
É inválida a cláusula que confira ao arrendador a faculdade de arrependimento no que tange à promessa unilateral de venda que compõe o ajuste. Assim, uma vez paga a última parcela do arrendamento, ao arrendatário deve ser assegurado o direito de opção à aquisição do bem, pagando o valor residual, ou à devolução, ou, ainda, à renovação do contrato.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando