Buscar

Resumo sobre Émile Durkeim

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Émile Durkeim
Nasceu em Epinal, na Alsácia. Descendente de uma família de rabinos. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para a Alemanha.[1: líder religioso de comunidade judaica.]
Iniciou sociologia em Bordéus. Foi nomeado para a primeira cadeira de Sociologia na França e para a cadeira de Pedagogia, ambas na Sorbonne a antiga Universidade de Paris, onde transferiu-se em 1902 e levou inúmeros cientistas, entre eles seu sobrinho, reunindo-os em um grupo que ficou conhecido como Escola Sociológica Francesa.
Suas principais obras foram:
Da Divisão do Trabalho Social, 1893.
As Regras do Método Sociológico, 1895.
O Suicídio, 1897
As Formas Elementares da Vida Religiosa, 1912
Entre outras obras póstumas.
A Educação e a Sociologia, 1922 (obra póstuma)
Sociologia e Filosofia, 1924 (obra póstuma)
A Educação Moral, 1925 (obra póstuma)
Durkeim dizia que a sociologia era uma ciência, com isso ele emprestou vários termos técnicos das ciências naturais ex: a biologia, a física, a química...
Ele por um período significativo estudou a sociedade e via a sua carência de regras. Assim nomeou esse fato como fato patológico, a população tomava atitudes fora do natural como: por exemplo, no tempo em que houve a migração das pessoas do campo para a área urbana devido à revolução industrial, chegando as grandes cidades, não davam conta de se manter. Por consequência algumas pessoas tiveram que cometer furtos para sobreviver, gerando violência, a falta de saneamento básico deixou a sociedade doente. E com o tempo banalizou tornando-se anomia.
Na anomia, há ausência de normas, ou falta de assimilação delas e no patológico existem as normas, porém o indivíduo não cede à coerção que a sociedade impõe.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes