Buscar

Estudo Dirigido Nº 1 Bioquimica clinica

Prévia do material em texto

ED AV2 Nº 1 
Bioquímica Clínica 
Profª: Cláudia Gouveia. 
Perguntas:
Cite 4 funções do fígado.
R: Destruição das hemácias, Emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile, Armazenamento e liberação de glicose e Síntese de proteínas plasmáticas.
Quais os exames devem ser feitos para avaliar lesões hepato-celular e biliares?
R: AST ou TGO – Quando essa enzima é encontrada no sangue (externa) em altas quantidades pode significar dano tecidual nas mitocôndrias do fígado, no músculo esquelético e cardíaco, rins, pâncreas e eritrócitos. (VR: H=37U/L e M=31U/L)
ALT ou TGP – É encontrada em altas quantidades apenas no citoplasma do fígado, e por isso quando é mais específica quanto a lesões hepáticas, porém pode ser encontrada aumentada junto de TGO em caso de miopatias severas. (VR: H=41U/L e M= 31U/L).
DHL (Desidrogenase lática) – É observada em lesões hepatocelulares de modo geral, é útil na diferenciação de hepatite viral e lesão causada por isquemia ou paracetamol. (VR: 24-480U/L).
Fosfatase Alcalina – Observada em casos de obstrução biliar (VR: Depende da idade).
GGT – Observada em casos de câncer de fígado e obstrução biliar, ótimo marcador hepato-biliar por 90% dos casos estarem associados à esse tipo de patologia (VR: H= 12-73U/L e M= 8-41U/L). Os valores podem estar acima de 100 sem qualquer causa aparente.
Bilirrubinas totais e frações – avaliam função da síntese, fluxo biliar e lesão hepatocelular ao mesmo tempo. 
Qual a importância de se avaliar a síntese hepática?
R: É importante pois faz parte da síntese hepática a maioria dos inibidores e fatores da coagulação, proteínas plasmáticas de suma importância como a albumina (transportadora), ferritina e transferrina.
Dê exemplo de testes que poderiam investigar a etiologia das doenças hepáticas.
R: TGO E TGO – Podem investigar se houve uma lesão interna ou externa no fígado, além dos dois valores aumentados poder indicar uma hepatite viral aguda. 
GGT – Usado para identificar doenças hepatobiliares 90% está associado a patologias com câncer primário e secundário no fígado.
Bilirrubinas totais e frações – Pode indicar uma lesão hepática causada por medicamentos ou álcool.

Continue navegando