Buscar

revisão_av1_redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.
TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO JURÍDICA.
PROF. DR. MONCLAR G. LOPES
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
Observe os seguintes relatos e responda à questão abaixo:
Como prevê o código penal, os dois estudantes devem ser condenados pelo crime de fraude em exame de interesse público, que prevê pena mínima de um ano de reclusão.
Edson Cardoso dos Santos, 35 anos, responderá pelo crime de furto qualificado sem direito à fiança, previsto em lei, por ter furtado objetos de dentro de um veículo, cujo vidro o acusado afirmou ter quebrado com uma peça de concreto.
O julgamento do mensalão colocou diante dos ministros do Supremo Tribunal Federal questões jamais enfrentadas pela Corte. (...) É princípio constitucional que detentores de mandados eletivos sejam julgados pelas instâncias superiores, como proteção contra a influência política de decisões em instâncias inferiores. Mas, no julgamento da ação penal 470, o relator Joaquim Barbosa, agiu de modo distinto ao tratar em conjunto tanto os casos que exigiam foro privilegiado quanto os que não exigiam.
Pela primeira vez, um colegiado conferiu a um transexual submetido a cirurgia de mudança de sexo o direito à alteração do prenome designativo do sexo em todos os seus documentos, sem que conste das certidões de registro público a causa da alteração.
Os casos acima correspondem, respectivamente, aos seguintes métodos de raciocínio associados à Ciência do Direito:
I. Método dedutivo; II. Método dedutivo; III. Método indutivo; IV. Método indutivo.
I. Método indutivo; II Método indutivo. III. Método dedutivo; IV. Método dedutivo;
I. Método dedutivo; II. Método indutivo; III. Método indutivo; IV. Método dedutivo.
Os quatro casos trabalham com o método indutivo, pois cada caso deve ser analisado frente às suas devidas circunstâncias, o que exige ponderação (isto é, a ideia de que “cada caso é um caso”).
Os quatro casos trabalham apenas com o método dedutivo, já que toda análise jurídica deve subsumir uma lei, como prevê concepção positivista em que se fundamenta o Direito.
Leia o fragmento adiante e marque a opção INCORRETA:
Todos os mamíferos têm pulmões
As baleias são mamíferos.
Logo, todas as baleias têm pulmões.
Trata-se de um silogismo.
O raciocínio desenvolvido leva a uma conclusão lógica.
O raciocínio desenvolvido leva a uma conclusão incorreta.
A primeira assertiva funciona como premissa maior do argumento.
Explique por que as premissas abaixo formam um sofisma (uma falácia), e não um silogismo.
Toda estrela habita uma constelação no espaço.
Cláudia Raia é uma estrela.
Logo, Cláudia Raia habita uma constelação no espaço.
O Direito tradicional fundou-se na linha positivista, para a qual toda análise do direito deveria se pautar nas leis vigentes, pois somente elas tinham o valor de norma. Com o pós-positivismo, outros elementos passaram a assumir valor normativo. Explique.
Leia o fragmento que segue:
“Em 1937, eles foram presos sob a acusação de ter matado o sócio e primo Benedito Pereira Caetano, que desapareceu, sem deixar rastro, levando 90 contos de réis, hoje o equivalente a 270 mil reais. O Delegado chegou à conclusão de que os irmãos mataram o primo para ficar com o dinheiro. A polícia torturou até familiares para descobrir o esconderijo do dinheiro, conseguindo dessa forma a confissão dos presos que, levados a júri, foram absolvidos; a acusação não se conteve e recorreu; os jurados mantiveram a absolvição. Como na época o júri não tinha soberania, o Tribunal de Justiça reformou a decisão e condenou Joaquim e Sebastião a 16 anos de seis meses de reclusão. Oito anos depois tiveram o livramento condicional; Joaquim pouco depois morreu como indigente e Sebastião encontrou o primo vivo em julho de 1952, constatando assim a inexistência do homicídio, o acerto dos jurados com a decisão da absolvição e o grande erro do Tribunal. A descoberta provocou ação de revisão criminal que concluiu por inocentar os irmãos, em 1953, e, em 1960, o Judiciário concedeu indenização aos herdeiros”.
Marque a opção cujo comentário está INCORRETO.
O fragmento é predominantemente narrativo.
A narrativa do fragmento é valorada.
A narrativa apresenta todos os seus elementos constitutivos: “o quê, quem, onde, quando, como, por quê, por isso”.
Há, no fragmento, a descrição a serviço da narrativa.
Assinale a opção cuja versão da ementa apresenta características linguísticas adequadas:
CONDENAÇÃO DAS EMPRESAS APELANTES – Indenização de danos materiais e morais – Menor – Vítima de ferimentos da queda da porta de Blindex sobre seu corpo – Cirurgia em razão de corte no tendão de uma das mãos – Presença de robusta prova acerca da narração dos fatos. Parecer favorável à confirmação de Sentença.
Condenação das empresas apelantes – Indenização de danos materiais e morais – Menor – Vítima de ferimentos da queda da porta de Blindex sobre seu corpo – Cirurgia em razão de corte no tendão de uma das mãos – Presença de robusta prova acerca da narração dos fatos. Parecer favorável à confirmação de Sentença.
CONDENAÇÃO DAS EMPRESAS APELANTES – Indenização de danos materiais e morais – Menor – Vítima de ferimentos da queda da porta de Blindex sobre seu corpo – Cirurgia em razão de corte no tendão de uma das mãos – Presença de robusta prova acerca da narração dos fatos. 
Condenação das empresas apelantes – Indenização de danos materiais e morais – Menor – Vítima de ferimentos da queda da porta de Blindex sobre seu corpo. Parecer favorável à confirmação de Sentença.
CONDENAÇÃO DAS EMPRESAS APELANTES – Indenização de danos materiais e morais – Menor – Vítima feriu-se em virtude da queda de uma porta de blindex – Cirurgia em razão de corte no tendão de uma das mãos – Presença de robusta prova acerca da narração dos fatos. Parecer favorável à confirmação de Sentença.
Abaixo, segue um caso concreto. Embora ele não seja um parecer técnico, suponha que, a partir dele, você viesse a redigir a ementa de um parecer, levando em consideração um resultado favorável à apelante.
Chefe é condenado a pagar R$ 60 mil por obrigar funcionária a usar jeans apertado: a ex-funcionária alega que ele fazia comentários inapropriados sobre o seu corpo e que o chefe chegou a se matricular na aula de ciclismo para observá-la
 
O código de conduta de como se vestir no trabalho - dresscode corporativo - para mulheres segue geralmente a composição de blusa e calça discretas. Nada de decote, saia curta ou algo muito justo.
Mas não era essa a ordem dada a uma funcionária de 21 anos que trabalhava em um posto de combustíveis na Zona Sul de São Paulo. O seu chefe, Roberto Guerra Santiago, de 65 anos, obrigava a jovem a trabalhar de shorts jeans justos. A funcionária decidiu levar o assédio sexual à justiça.
Segundo relatos dos demais funcionários, o patrão fazia comentários sugestivos sobre os seios e nádegas da jovem diariamente. ?Tudo começou com comentários sobre meu bumbum enquanto eu lavava os para-brisas dos carros?, contou ela.
"Durante meus dez meses trabalhando na empresa, quase todos os dias eu ouvia um comentário inapropriado sobre o meu corpo e sobre coisas que ele iria fazer comigo", disse a ex-funcionária, que não quis se identificar.
O então chefe chegou a obrigá-la a usar um short que ele mesmo havia comprado. ?Você não pode vestir qualquer outro jeans para trabalhar a partir de agora, porque agora eu tenho algo bonito para olhar?, teria dito.
Roberto chegou a se inscrever nas aulas de ciclismo que a garota frequentava apenas para se aproximar dela e observá-la. "?Ele geralmente dizia na frente dos meus colegas: 'Eu vou observar o seu bumbum hoje à noite'."
A autora acrescentou que ele também costumava dizer o quanto ela era bonita e que fazia os mesmos comentários sobre as mulheres que passavam ao posto. "Ele parecia obcecado por mulheres jovens e bonitas".
Um dos funcionários da empresa disse que, apesar de a autora afirmar que execrava os comentários sexistas, chegou a ser promovida a gerente e recebeu a promessa de que poderiaganhar muito mais dinheiro se os negócios da empresa "deslanchassem".
(http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/1,,EMI295911-16418,00.html, com adaptações)
 
Consulte também as seguintes fontes:
1) Jurisprudência:
TRT da 17ª Região prolatou: ?a humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do assediado de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo a morte, constituindo um risco invisível, porém concreto, nas relações e condições de trabalho?.
 
2) Doutrina:
Os elementos essenciais para a caracterização do assédio moral no ambiente de trabalho é a reiteração da conduta ofensiva ou humilhante, uma vez que, sejam capazes de causar lesões psíquicas à vítima, ou seja, o empregado deve sofrer algum tipo de tortura psicológica, destinada a destruir-lhe a autoestima. São ainda elementos essenciais as relações hierárquicas desumanas e sem ética, marcadas pelo abuso do poder e manipulações perversas, e o cerco contra um empregado. (http://www.correadesouza.adv.br/artigos/assedio-moral-no-direito-do-trabalho/)
 
3) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 
II - a cidadania; 
IIII - a dignidade da pessoa humana; 
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; 
Art. 5º (?) 
III - ninguém será submetido à tortura ou a tratamento desumano ou degradante; 
V - é assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem; 
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra, a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; 
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados na forma desta constituição. 
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: 
I - a relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos da Lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos;
XXVIII - seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado se incorrer com dolo ou culpa; 
XXX- proibição de diferenças de salário, de exercícios de funções e de critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência; 
XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso. 
Art. 9º É assegurado o direito de revê, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que deva por meio dele defender. 
Art. 170. A Ordem Econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: 
VIII - busca pelo pleno emprego
A partir desse mesmo caso concreto, redija um relatório em narrativa simples, considerando que o réu entrou com recurso para contestação da sentença, alegando ter havido consentimento por parte da funcionária, com quem teria tido um relacionamento durante seis meses.

Outros materiais