Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Sistema nervoso autônomo simpático
Os nervos simpáticos saem da região mediana da medula espinhal. Quando o impulso nervoso sai dos gânglios nervosos (partes mais dilatadas da medula) para os órgãos efetores (nervos pós-ganglionares), os neurônios utilizam a noradrenalina como neurotransmissor.
Enquanto isso, os nervos que saem da medula em direção aos órgãos efetores (nervos pré-ganglionares), utilizam acetilcolina. Esses nervos regulam ações que mobilizam energia, preparando o organismo para situações de estresse.
O sistema nervoso simpático participa, por exemplo, do aumento da pressão arterial e dos ritmos cardíaco e respiratório, assim como do aumento da quantidade de glicose no sangue e ativação geral do metabolismo do nosso organismo.
Sistema nervoso autônomo parassimpático
Os nervos pertencentes ao sistema nervoso autônomo parassimpático se ramificam a partir do bulbo e da extremidade final da medula. O neurotransmissor dessa parte do sistema nervoso é a acetilcolina.
O sistema nervoso parassimpático atua principalmente em atividades relaxantes para os órgãos efetores como, por exemplo, na diminuição dos ritmos cardíaco e respiratório.
Como você pôde perceber, os sistemas simpático e parassimpático agirão de maneira antagônica nos órgãos. Juntamente com os hormônios, esses sistemas agirão para regular uma série de fenômenos em nosso corpo. Um exemplo disso é o ritmo cardíaco: o coração é estimulado pelo SNA simpático e inibido pelo parassimpático.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina