Buscar

Psicologia caso 10

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
AULA 10
Descrição
Na busca por novas formas de resoluções de conflitos acerca de condutas criminalizadas, face ao notório insucesso e crise do tradicional modelo de Justiça Penal, vem emergindo a Justiça Restaurativa, que se destaca por ser alternativa condizente com o respeito aos Direitos Humanos e à dignidade da pessoa humana para dirimir conflitos tanto na esfera Penal quanto no âmbito da Infância e Juventude. Em relação à Justiça Restaurativa, avalie se as assertivas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta. (TJ-PR - 2010 - TJ-PR - Juiz) 
(f ) Sistema retributivo baseado no delito como ofensa à seguridade social.
 (v ) Identificada como uma justiça penal social inclusiva. 
(v ) Revitalização da vítima em processo dialogado e fundado no princípio consensual.
 (f) Modelo retributivo, de resposta imposta verticalmente e concretizada pela aplicação de pena pelo Estado ao autor da conduta criminalizada. 
a. F, V, V, F; 
b. V, V, V, V; 
c. V, F, V, V; 
d. V, F, F, V; 
e. F, F, V, V. 
2- Pesquise em jornais, revistas e meios eletrônicos sobre a Justiça Restaurativa e faça um resumo sobre o tema abordado. 
A justiça restaurativa procura equilibrar o atendimento às necessidades das vítimas e da comunidade com a necessidade de reintegração do agressor à sociedade. Procura dar assistência à recuperação da vítima e permitir que todas as partes participem do processo de justiça de maneira produtiva. Um processo restaurativo significa qualquer processo no qual a vítima, o ofensor e/ou qualquer indivíduo ou comunidade afetada por um crime participem junto e ativamente da resolução das questões advindas do crime, sendo frequentemente auxiliados por um terceiro investido de credibilidade e imparcialidade
3- A Justiça Restaurativa é uma corrente surgida há cerca de quarenta anos nas áreas de criminologia e vitimologia. Assume-se como um novo paradigma de justiça, caracterizado essencialmente pela (Analista Judiciário-Psicólogo - TJ - PE/2012)
 (A) dificuldade encontrada pela vítima em se reequilibrar psicossocialmente após o sofrimento de qualquer tipo de crime.
 (B) promoção da efetiva participação dos interessados -vítimas e infratores - na solução de cada caso concreto.
 (C) obrigatoriedade da submissão do criminoso a técnicas psicoterapêuticas em conjunto com a vítima. 
(D) necessidade que a sociedade tem de ver punido criminalmente o criminoso violento. (E) retirada da relação vítima-criminoso do protagonismo do processo.

Continue navegando