Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Utilização de recursos digitais em odontologia 
Implantodontia – aula 9
17/10/2023
Sistema integrado de captura por foto, scanner era intra-oral, produzia restaurações parciais sem detalhe anatômico nenhuma (apenas a adaptação da peça que era feita). 
Sistema integrado, digitalização também foi foto, porem com softwares melhor, faz escultura oclusão e pode fazer coroa total, vários tipos de blocos com tamanhos, cor e opacidade diferentes. Agora da pra fazer coroas totais com anatomia oclusal. 
Além de ter um sistema integrado e usinagem, também tinha um sistema separado chamado INLAB que era um scanner e fresadora voltadas para laboratório de prótese. Até então era um sistema voltado para o dentista escanear e produzir a peça no consultório e agora é possível ter laboratório de prótese com equipamento semelhante em que se podia terceirizar esse serviço. O dentista não precisava adquirir o sistema completo, podia adquirir só o scanner ou não adquirir nada, mandar o modelo de gesso para o laboratório. Mesmo sem ter investimento adicional nenhum no consultório para usar esse sistema digital, é possível utilizar terceirizando esse serviço. Agora essa digitalização pode ser intra-oral ou de modelos, a captura por foto ou a laser e a morfologia além de apresentar detalhes oclusais podiam ser feitos usinagem de elementos múltiplos, já dava pra fazer ponte fixa. 
Sistema centralizado, sistema voltado para laboratório de prótese, em que ele só adquiria o scanner, todo o processo de confecção das peças era feito por uma fábrica centralizada na Suécia. captura agora por contato, e se fazia uma construção de infraestruturas, não mais coroas (se fazia casquete de alumina e posteriormente de zircônia). Era centralizado por trabalhar com materiais de alta densidade que sofrem processo de sinterização. Então, não consigo produzir de maneira tradicional um modelo de gesso 35% maior. Só consigo compensar por meio digital. Cria um troquel de gesso 35% maior. Eram produzidos casquetes, era necessário q o técnico de prótese colocasse a cerâmica de revestimento. 
· Cerâmicas estruturais apresentam contração volumétrica de sinterização (alumina e zircônia 35%).
· Processo onde pós com ou sem estrutura cristalina são compactados e submetidos a temperaturas elevadas, ligeiramente menores que sua temperatura de fusão. 
· Vibração das partículas faz com que elas se compactem e virem um corpo denso e são submetidos a temperaturas elevadas levemente menores do que a sua temperatura de fusão. 
Construção de modelos para treinamento e estudo, ensaios de cirurgia, até confecção direta de guias de cirurgia guiada. 
RESUMINDO: podemos ter a digitalização de modelos de estudo ou scaneamento intra-oral, pode fazer um planejamento virtual para cirurgia, cirurgia guiada, confecção da restauração que também pode ser por scaneamento intra-oral ou o laboratório vai lá fazer, laboratório pode produzir a restauração por fresagem. Não preciso fazer investimentos, não preciso ter conhecimento ou treinamento com softwares específicos para estar inserido dentro do fluxo digital na rotina de trabalho, porque posso terceirizar esse serviço. 
image6.png
image7.png
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina