Buscar

Atividades da tele aula II Comunicação e Expressão UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividades da tele aula
1 - Determine a alternativa correta: 
a) A intertextualidade é uma figura de linguagem apropriada para textos poéticos. 
b) Para interpretar a intertextualidade Para interpretar a intertextualidade, basta o conhecimento do léxico. 
c) A intertextualidade é um recurso utilizado só em textos jurídicos. 
d) A intertextualidade é um recurso utilizado só em te tos jornalísticos com utilizado só em textos jornalísticos, com o objetivo de recuperar notícias. 
e) A intertextualidade é um recurso que promove diálogo entre textos.
Feedback: No recurso da intertextualidade, são utilizados pontos de referência em comum entre o texto elaborado e os textos utilizados como referência, produzindo um diálogo entre eles.
2 - Indique a alternativa incorreta: 
a) Nos pressupostos, há palavras e expressões que indicam um sentido. 
b) O subentendido não vem marcado por expressões linguísticas. 
c) A conotação é o sentido literal das palavras. 
d) A denotação é utilizada nas definições de dicionário. 
e) A metáfora e a metonímia são figuras de linguagem.
Feedback da resposta: a conotação envolve outras circunstâncias de sentido que não a literal.
3 - Indique a alternativa que apresenta os conectivos adequados para o procedimento argumentativo da explicitação:
a) Isto é, haja vista, na verdade. 
b) Por exemplo de maior relevância que Por exemplo, de maior relevância que.
c) Em seguida, por último. 
d) Assim como, igualmente. 
e) Logo, de acordo com.
Feedback da resposta: pois aponta os conectivos corretos para a explicação. Os conectivos da alternativa “b” são de exemplificação; os da alternativa “c” de enumeração; os da alternativa “d” de comparação e os da alternativa “e” de dedução.
Indique a alternativa incorreta: 
a) Há três tipos de crônica: comentário, lírica e narrativa. 
b) O editorial geralmente não traz assinatura, pois representa a opinião de assinatura, pois representa a opinião de um grupo de pessoas. 
c) A resenha é um resumo de uma obra lida. 
d) O artigo tem caráter opinativo. 
e) Intencionalidade, finalidade, tipos de argumentos e contexto são critérios para definir os gêneros textuais estudados.
Feedback da resposta: pois a resenha não é apenas um resumo de uma obra lida, é necessário apresentar uma reflexão sobre as ideias ou principais ideias apresentadas na obra.
Unidade II - QUESTIONARIO
1. A ilustração é do site “Tsunami: des images pour le Japon” em solidariedade aos japoneses. Explica-se que no centro do peito da personagem o círculo está na cor vermelha. 
c) Por causa dos elementos formadores da imagem, o texto não exige um leitor com conhecimento sócio histórico sobre tsunami para a construção de sentido do discurso. Obs.: O texto tem um contexto imediato e exige do leitor conhecimento social, histórico, sobre o assunto do texto. Somente com esse conhecimento o leitor terá de fato compreensão sobre o que lê. 
2. A pressuposição faz parte dos fenômenos linguísticos a respeito da construção dos sentidos na linguagem. Marque a alternativa abaixo que traz um enunciado com pressuposição. 
b) “Pedro não parou de bater na mulher.”. 
Obs.: Pelo enunciado podemos deduzir que Pedro batia na mulher. 
3. Abaixo temos uma charge do famoso Angeli. Observe-a e indique a alternativa incorreta. 
a) O leitor reconhece nessa charge o contexto imediato, pois é fácil recuperar a notícia à qual a charge se vincula. 
Obs.: Uma charge de jornal sempre se refere a fato noticiado no mesmo dia, assim, a charge em questão trata de uma notícia contemporânea veiculada na mídia. Por isso é difícil para o leitor, em uma época bem posterior a sua publicação, recuperar essa notícia. O contexto imediato da charge é sabido quando o leitor toma conhecimento da notícia e da charge na mesma época em que elas foram publicadas. 
4. Leia o texto abaixo: Aquecimento global pode acabar com o pão francês Débora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011 Já pensou em ter que tirar, para sempre, da sua dieta o delicioso pão francês? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade. A pesquisa analisou o impacto das mudanças climáticas nas quatro principais culturas consumidas pela população mundial – trigo, arroz, milho e soja – e concluiu que a produção do trigo é a mais afetada pelo aumento da temperatura: atualmente, ela está 5,5% menor do que se os termômetros não tivessem subido e a tendência é essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global. Sendo assim, a produção de todos os alimentos à base de trigo – como pães, massas e bolachas – sofrerá redução, mas a maior ameaça é à fabricação do pão francês. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria – também conhecida como cacetinho, média e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora – é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo. Ainda segundo os cientistas, por enquanto os avanços nas tecnologias de produção estão dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricação da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difícil será evitar o desaparecimento do pãozinho francês. Será que, com essa notícia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global? Texto disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/aquecimento-global-pode-acabar-com-o-pao-frances/ O texto acima apresenta discurso de divulgação científica. Ele é constituído a partir de dois discursos, que são: 
e) O discurso da ciência e do jornalismo. 
Obs.: Não podemos nos esquecer de que o autor desse tipo de texto é o jornalista. Assim, temos a mistura de linguagem da ciência, que faz as descobertas, e do jornalismo, que divulga tais descobertas. O jornalista torna mais acessíveis os acontecimentos científicos. 
5. Leia o texto abaixo: Aquecimento global pode acabar com o pão francês Débora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011 Já pensou em ter que tirar, para sempre, da sua dieta o delicioso pão francês? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade. A pesquisa analisou o impacto das mudanças climáticas nas quatro principais culturas consumidas pela população mundial – trigo, arroz, milho e soja – e concluiu que a produção do trigo é a mais afetada pelo aumento da temperatura: atualmente, ela está 5,5% menor do que se os termômetros não tivessem subido e a tendência é essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global. Sendo assim, a produção de todos os alimentos à base de trigo – como pães, massas e bolachas – sofrerá redução, mas a maior ameaça é à fabricação do pão francês. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria – também conhecida como cacetinho, média e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora – é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo. Ainda segundo os cientistas, por enquanto os avanços nas tecnologias de produção estão dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricação da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difícil será evitar o desaparecimento do pãozinho francês. Será que, com essa notícia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global? Texto disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/aquecimento-global-pode-acabar-com-o-pao-frances/ O gênero textual divulgação científica utiliza-se de elementos didáticos. No final do terceiro parágrafo do texto, percebemos um desses elementos (“é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo.”). O elemento utilizado aqui seria a: 
a) Definição. 
Obs.: A jornalista emprega um termo (glúten) que, na concepção dela, não será facilmente entendido, assim, ela continua o texto dando a definição do termo. 
6. Na tirinha a seguir, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para:e) criticar a falta de perspectiva do pai. 
Obs.: A metáfora é uma figura importante presente na nossa fala cotidiana e em textos mais específicos como o literário. Na tirinha, a metáfora é a comparação entre a bicicleta e a vida do pai do garoto: ambas não saem do lugar. A metáfora, então, representa a estagnação da vida do pai do menino. 
7. O gênero textual divulgação científica: 
b) Tem função essencialmente socioeducativa. 
Obs.: A função da divulgação científica relaciona-se ao ensinamento. Continua vigorando em diversas revistas e jornais. 
8. O que não podemos pressupor com a frase “Julinha foi minha primeira filha.”. 
e) Eu tenho filhos. 
Obs.: O léxico “primeira” pressupõe: que tenho outras filhas; que elas nasceram depois da Julinha; que Julinha é a mais velha. Mas não se pode pressupor que tenho filhos (tenho filhas, não filhos). 
9. Para entender a fala do pinheiro na tira abaixo, é preciso que o leitor deduza que: 
c) Pelos cortes dos pinheiros, o pinheiro que fala está aliviado por não ter sido cortado para se tornar árvore de Natal. 
Obs.: Pela proximidade de árvores cortadas, podemos deduzir que o alívio do pinheiro não se deve ao fato de ele gostar ou não do Natal, mas por não ter sido cortado e transformado em árvore de Natal. Por não ter morrido, enfim. 
10. Qual é a informação implícita – o subentendido – no cartum abaixo? 
a) No mundo dos negócios, o predomínio é masculino. Nesse universo dá-se à mulher um papel inferior, o de buscar um “cafezinho”. 
Obs.: A informação subentendida, aquela que não é dita explicitamente, é a desigualdade entre homem e mulher no mundo dos negócios. A mulher é inferiorizada nesse mundo.

Outros materiais