Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PROCESSO DE LOCAÇÃO
COMERCIAL/ ATENDIMENTO
- Lead através de anúncio ou por placas o cliente entra em contato com o atendimento. 
- Encaminhamos o anúncio e informações como garantia de locação, se está disponível etc e se deseja realizar uma visita.
- Visita agendada e cliente quer seguir com a locação
- Preencher ficha cadastral (LINK no GOOGLE DRIVE) resposta com acesso no GMAIL.
- Análise de ficha e documentos solicitados deve ser realizada.
(CPF ou CNPJ deve ser feita a consulta no SCHI)
(Comprovação de renda - Movimentação bancária dos últimos 3 meses, carteira de trabalho digital, holerites etc)
Após análise realizada, criar uma pasta com o número do EX.(COD.123) e anexar no DRIVE do GMAIL com documentos do cliente, contrato e documentação do imóvel.
- Entre em contato com o proprietário e informe que o cliente XYZ foi aprovado, veja a data que o mesmo quer iniciar a locação e a garantia que é aceita pelo proprietário.
- O próximo passo é criar a MINUTA DO CONTRATO DE LOCAÇÃO. Existe o modelo residencial ou comercial. Também é importante ressaltar que há 4 modelos de contratos (DEPÓSITO CAUÇÃO, FIADOR, TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO, SEGURO FIANÇA)
- Contrato de PRESTAÇÃO DE SERVIÇO também deve ser realizado e enviado apenas para o proprietário.
*IMPORTANTE: Encaminhe a minuta primeiro ao proprietário para conferir dados e analisar. Após aprovação encaminhe ao cliente/LOCATÁRIO.
- Agendar a vistoria do imóvel no sistema MSYS. Alinhar com a responsável da AGENDA e alinhar com o vistoriador. Na vistoria de entrada apenas o vistoriador.
- Certificar –se sempre se o imóvel consta energia, água etc. (É de obrigação do LOCATÁRIO realizar a troca de titularidade).
- Assinatura do contrato pode ser física ( 3 vias – assinado e reconhecido em cartório) ou DIGITAL por ambas partes ( via CLICKSIGN)
GARANTIAS:
- Depósito Caução: Depósito de 03 vezes o valor do Aluguel – valor no qual fica com o proprietário do imóvel e no final do contrato é devolvido com correção de juros.
- Seguro Fiança: O seguro fiança garante ao locador de um imóvel o pagamento de indenização em caso de inadimplência do locatário. O produto serve como garantia em contratos de locação e substitui o fiador. Atualmente trabalhamos com o Mario (11)98861-5775.
- Título de Capitalização: Solicitar ao Mario, corretor de Seguros. O locatário realiza um pagamento via boleto deste título emitido pela seguradora para garantir que, em caso de inadimplência, o proprietário utilizará aquele valor, porém o resgate do valor integral depositado só pode acontecer na data de aniversário desse título. O resgate acontece normalmente a partir de 12, 15 meses. Esse valor do Título é estipulado entre proprietário e locatário, de 3 meses a 6 meses do valor do aluguel. 
- Fiador: O fiador assume a responsabilidade da dívida se houver algum problema no pagamento mensal. Os documentos solicitados são os mesmos do locatário + MATRÍCULA atualizada do imóvel que ele apresentar como garantia.
DADOS PARA ORÇAMENTO DE SEGURO FIANÇA/TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO com o MARIO.
CPF
Endereço completo
Valor do aluguel
Valor de IPTU
Valor de Condomínio
Uso ( ) Residencial ou ( ) Comercial
É de responsabilidade do locatário efetuar o seguro incêndio, seja pela nossa imobiliária ou não, é necessário apresentar a apólice desse seguro incêndio. 
Contrato de locação feito 
Prestação de serviço
Vistoria do imóvel (LAUDO) 
Garantia do contrato
Realizar o protocolo de entrega de chaves e entregar ao cliente.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
TODO CONTRATO SOFRE REAJUSTE NA DATA DE ANIVERÁRIO ( ANUAL) SEMPRE VERIFICAR O ÍNDICE QUE CONSTA EM CONTRATO ( IGPM OU IPCA) E CONFERIR A PORCENTAGEM NO SITE DA FGV.
RESCISÃO DE CONTRATO:
-Proprietário ou locatário deve avisar com 30 dias de antecedência para devolver/ solicitar o imóvel.
- Agendar vistoria de saída ( O imóvel só será liberado se estiver em bom estado, conforme vistoria de entrada, contas de consumo pagas e encerradas e aluguel em dia.)
Garantias 
Fiador
Apesar do fiador ser uma das garantias locatícias mais comuns no mercado – 15% a nível de Brasil segundo o Censo de Moradia QuintoAndar – em geral é o tipo em que as pessoas têm a pior experiência. Isso porque são muitos os requisitos para que alguém possa ser fiador de aluguel. Por exemplo, a pessoa precisa ter imóvel próprio quitado na mesma cidade. Além disso, há a exigência de diferentes documentos comprobatórios – e aqui entra até mesmo o imposto de renda de quem vai ser o fiador para você.
Outro fator que pesa muito para os fiadores é a responsabilidade legal do pagamento do aluguel. Ou seja, se o inquilino não pagar, é o fiador que vai arcar com a dívida. 
Alugar com fiador é uma boa opção para quem tem algum contato de confiança disposto a assumir esse compromisso, pois não precisa pagar nada. Ou seja, é uma garantia locatícia sem custo. Já para quem é proprietário, também é uma boa alternativa porque você continua contando com a garantia de que, caso ocorra algum imprevisto no pagamento ou dano no imóvel, será ressarcido legalmente por outra pessoa. 
Recentemente, algumas empresas passaram a fazer o papel de fiador como prestação de serviço, reduzindo a burocracia envolvida e facilitando o acesso de mais pessoas a um novo lar. O Quinto Andar é uma delas, inclusive. Por conta da substituição, essa modalidade recebe o nome de aluguel sem fiador. Vale a pena conhecer. 
Caução
A caução é atualmente a garantia locatícia mais utilizada no país, chegando a 57% entre as pessoas que pretendem alugar, segundo o Censo de Moradia QuintoAndar. Basicamente, ela é um valor pago pelo inquilino quando inicia o contrato, e que serve para solucionar eventuais dívidas ao final do contrato – como atrasos no aluguel ou danos ao imóvel. Se não houver nenhuma dívida, o valor é devolvido integralmente e corrigido. 
Apesar de o caução existir em diferentes modalidades, a mais conhecida é a de depósito em conta, quando o valor fica guardado em uma conta poupança. Nesse caso, a lei determina que o valor seja equivalente a 3 meses de aluguel. 
Recentemente, uma outra modalidade de caução tem crescido, o título de capitalização. A finalidade é a mesma, mas ao invés de o valor ficar guardado em uma conta poupança, ele fica nesse outro instrumento financeiro, o título de capitalização, frequentemente comercializado por seguradoras. 
Uma outra diferença do título de capitalização é que o valor em si pode variar entre 3 e 9 vezes o aluguel, de acordo com perfil de crédito do inquilino. Para o proprietário, amplia a segurança financeira. E para o inquilino, aumenta a chance de ter o seu crédito aprovado. 
A caução é uma garantia locatícia que pode ser uma boa opção para quem tem uma reserva de dinheiro e não tem planos de gastá-la por agora, uma vez que o valor retorna para você só no final do contrato. Para quem é proprietário, a caução funciona como uma proteção contra inadimplência e danos ao final do contrato. 
Seguro fiança
Neste tipo de garantia locatícia paga-se um valor mensal, que, em geral, é de 8 a 15% do aluguel. Ou seja, uma quantia muito menor do que a caução. A diferença principal é que no seguro fiança não há devolução do dinheiro ao final do contrato.
Dessa forma, o seguro fiança é a alternativa mais recomendável para quem não quer ou não pode gastar com o caução de uma vez, mas, por outro lado, consegue pagar um pouco a mais no aluguel a cada mês. No caso de quem é dono de imóvel, a opção também é boa por poder acionar o seguro caso haja algum dano ou inadimplência.
RENOVAÇÃO DO CONTRATO 
A renovação é automática, sem necessidade de um novo contrato, apenas se uma das partes queira com prazo determinado. Normalmente realizamos apenas um ADITIVO e ambas as partes assinam!
PARCERIAS:

Mais conteúdos dessa disciplina