Buscar

SIMULADO ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM 2015.2_2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDOS 
DE 
EXAMES POR
 
IMAGEM
Simulado:	Fechar
Aluno(a):	Matrícula:
Desempenho: 0,5 de 0,5	Data: 27/09/2015 20:36:11 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201301409676)	Pontos: 0,1 / 0,1
Você acaba de receber uma radiografia de tórax de uma paciente que sofreu uma mastectomia radical (retirada completa da mama) à direita, associada a esvaziamento ganglionar axilar (retirada dos linfonodos da axila) do mesmo lado. Podem ser achados radiográficos esperados:
 hipertransparência do hemitórax esquerdo com hemicúpulas frênicas retificadas
hipertransparência do hemitórax direito e assimetria na apresentação radiográfica comparativa do oco axilar de cada lado
 em radiografia de tórax avaliam­se parênquima pulmonar e a estrutura óssea, ficando limitada a interpretação do oco axilar
 hipertransparência do hemitórax esquerdo associada à hipotransparência do hemitórax direito e assimetria comparativa do oco axilar de cada lado
 hipotransparência do hemitórax direito e assimetria na apresentação radiográfica comparativa do oco axilar de cada lado
2a Questão (Ref.: 201301409593)	Pontos: 0,1 / 0,1
Você é fisioterapeuta em uma Unidade de Terapia Intensiva e está acompanhando um paciente grave em uso de prótese ventilatória que no momento se submete a um exame da tomografia computadorizada. Em função da gravidade do caso do paciente, você não pode se afastar do paciente. É possível depreender, então que no exato momento em que o paciente está sendo exposto à radiação para a aquisição da imagem tomográfica, você está ao seu lado. Considerando o exposto e valorizando as Propriedades dos Raios X, aponte dentre as opções abaixo, a necessária atitude coerente a ser tomada por você, evitando atrasos na abordagem radiológica, urgentemente necessária no caso em questão.
 solicitar ao técnico rapidez na abordagem tomográfica para evitar danos à sua saúde.
 passar a prestar o cuidado colocando­se acima da cabeça do paciente, no intuito de ajudar o técnico, dar segurança ao paciente e proteger sua saúde.
utilizar protetores radiológicos constituídos de chumbo para proteger­se da radiação espalhada.Data
continuar a sua atividade sem qualquer outra preocupação, uma vez que a saúde do paciente está em jogo e, neste momento, somente ela deve ser valorizada.
 continuar sua atividade, uma vez que a aquisição da imagem no método em questão não precisa valorizar as propriedades dos raios x.
3a Questão (Ref.: 201301409694)	Pontos: 0,1 / 0,1
No estudo radiográfico do tórax, no plano frontal, qual a melhor incidência para a adequada avaliação do tamanho do coração?
posteroanterior perfil esquerdo
 perfil direito oblíqua
 anteroposterior
30/09/2015
BDQ
 
Prova
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_ead_ens_preview.asp?cript_hist=7695738450
2
/2
4a Questão (Ref.: 201301886718)	Pontos: 0,1 / 0,1
O exame de Tomografia Computadorizada (TC) de alta resolução é um bom método para visualização das estruturas internas do ser humano. Ainda assim, em alguns casos, é necessário aumentar o contraste entre as estruturas e órgãos para melhor visualização. Das técnicas abaixo relacionadas, qual se refere à utilizada para este fim no exame de TC?
 Hiperpenetrada. 	 Doppler.
 Radioluscência. Anecóica.
Janela.
5a Questão (Ref.: 201301409586)	Pontos: 0,1 / 0,1
Considere o fragmento (o item II ¿ letra g) retirado do texto da CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE, documento do SUS, que no seu Segundo Princípio assegura ao cidadão o tratamento adequado e efetivo para seu problema, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados:¿Item II: Informações sobre o seu estado de saúde, extensivas aos seus familiares e/ou acompanhantes, de maneira clara, objetiva, respeitosa, compreensiva e adaptada à condição cultural, respeitados os limites éticos por parte da equipe de saúde sobre, entre outras: g ­ no caso de procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos ou cirúrgicos, a necessidade ou não de anestesia e seu tipo e duração, partes do corpo afetadas pelos procedimentos, instrumental a ser utilizado, efeitos colaterais, riscos ou conseqüências indesejáveis, duração prevista para os procedimentos e tempo de recuperação.¿ É bem possível que, o que propõe o documento, não venha sendo respeitado por todos os profissionais e serviços de saúde, ferindo preceitos legais e por fim não correspondendo à integralidade do cuidado que se deseja alcançar na prestação dos serviços de saúde em nosso país. Nesse sentido, das propostas abaixo, aponte para aquela opção que pode justificar este não cumprimento, a partir das Posturas Fundamentais a serem tomadas por aqueles que almejam, de forma adequada, trabalhar com métodos complementares de diagnóstico por imagem.
 os pacientes se baseiam nas informações da mídia e não reconhecem o papel dos exames.
 somente há preocupação com o ganho econômico quando o assunto é exame complementar.
é possível que haja profissionais que não dominam a aquisição de imagem dos métodos complementares.
 há um pleno domínio da tecnologia sobre a relação interpessoal quando o assunto é exame por imagem. os profissionais de saúde, em especial os médicos não estão preparados para o adequado uso de novas
tecnologias.

Outros materiais