Buscar

Avaliação Filosofia da Educação

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0468_AVS_201507037473 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO       
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201507037473 - ALINE APARECIDA ANDRADE 
	Professor:
	MARIZA ALVES BRAGA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 0        Data: 22/09/2015 20:08:28 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 44512)
	Aula 3: Aristóteles
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	"A filosofia de Aristóteles é extremamente sistemática, e esse sistema constitui uma visão integrada do saber, caracterizado, no entanto, como se subdividindo em áreas especificas" (MARCONDES, 2008, p. 74). Como se divide o saber teórico que constitui a ciência como conhecimento da realidade no sistema aristotélico? 
		
	
Resposta: 1. Ciência geral - Aristóteles denomina de filosofia primeira e posteriormente denominada de metafísica, consistindo na metafísica propriamente dita, ou ontologia (termo posterior), isto é a ciência do ser enquanto ser, do ser considerado em abstrato, as características mais genéricas da realidade. Inclui ainda a teologia e a matemática. 2. Ciência natural - conhecimento da realidade natural 2.1. Física e astronomia; 2.2. Ciências da vida ou biológicas; 2.3. Psicologia - o estudo do ser - vivo, sensível e inteligente - em movimento. 
	
Gabarito: 
1. Ciência geral - Aristóteles denomina de filosofia primeira e posteriormente denominada de metafísica, consistindo na metafísica propriamente dita, ou ontologia (termo posterior), isto é a ciência do ser enquanto ser, do ser considerado em abstrato, as características mais genéricas da realidade. Inclui ainda a teologia e a matemática. 
2. Ciência natural - conhecimento da realidade natural 2.1. Física e astronomia; 2.2. Ciências da vida ou biológicas; 2.3. Psicologia - o estudo do ser - vivo, sensível e inteligente - em movimento. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 179919)
	Aula 7: O pensamento filosófico e educacional dos grandes vultos da humanidade: Rousseau
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Para Rousseau "É papel da educação a formação da vontade geral, transformando assim, o indivíduo em cidadão e em membro de uma comunidade". Ele também chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento. 
Como consequência, a criança não podia ser mais entendida como um adulto em miniatura. E se a criança era um ser com características próprias, não só as suas idéias e seus interesses tinham de ser diferentes dos adultos; também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elas precisava ser modificado[...] 
A) Analise a afirmativa, caracterizando o processo educativo idealizado deste pensador. 
B) De que modo o professor pode contribuir para a formação da cidadania do aluno, segundo Rousseau. 
		
	
Resposta: Rousseau foi um grande defensor do naturalismo, da criança aprender livre, do respeito ao seu desenvolvimento de acordo com a maturidade. Os professor deve antes de tudo levar em consideração o desenvolvimento do aluno de acordo com a sua idade, respeitando o seu espaço
	
Gabarito: 
Segundo Rousseau o processo educativo pressupõe o conhecimento profundo e dá a devida importância às leis psicológicas do desenvolvimento do educando. Para que o processo educativo não degenere num exercício estéril e até nocivo, é indispensável partir da estrutura específica do educando. Não se deve ver na criança um adulto em miniatura, como era costume na época, uma etapa passageira, provisória, da existência humana, pois a criança tem uma existência própria e acarreta direitos específicos. 
B. Depende da resposta do aluno 
 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 22434)
	Aula 1: Platão
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A maioria dos filósofos concorda que os homens virtuosos possuem mais chances de serem felizes. Segundo Platão, o homem virtuoso precisa realizar as escolhas de vida de acordo com: 
		
	
	os desejos.
	
	o pensamento sofista.
	
	o pensamento mitológico.
	
	a razão. 
	
	a religião da família. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 11738)
	Aula 2: Platão
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A questão epistemológica adquire primazia no pensamento de Platão. Isto quer dizer que 
		
	
	a filosofia deixa de ter como tarefa central a questão de como estabelecer procedimentos para se chegar ao conhecimento. 
	
	antes de Platão a filosofia estava preocupada apenas com esclarecimentos experimentais sobre as coisas. 
	
	não parece mais possível uma avaliação reflexiva crítica das bases em que se pretende que estão assentado o conhecimento. 
	
	o caráter crítico da filosofia assume o papel de legitimação dos fundamentos do discurso político por conter em si o rigor do conhecimento. 
	
	o conhecimento não é mais caracterizado como forma de interpretação sensível do real. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 612826)
	Aula 3: Idade Média
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Um dos grandes pensadores cristãos foi Santo Agostinho. A sua influência filosófica e teológica se estendeu até o período moderno. São aspectos fundamentais da contribuição desse pensador para o desenvolvimento da Filosofia: 
I-A formulação das relações entre Teologia e Filosofia, entre razão e fé. 
II-A criação da teoria do conhecimento com ênfase na questão da subjetividade e da interioridade. 
III-A elaboração da teoria da história que foi desenvolvida na monumental cidade de Deus.
IV-A formação da cultura ocidental para estabelecer o distanciamento do cristianismo e entre razão e fé. 
A alternativa correta é:
		
	
	I, II e IV; 
	
	I, II e III. 
	
	I, II, III e IV; 
	
	II, III e IV; 
	
	I, III e IV; 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 621420)
	Aula 4: Filosofia Medieval
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na Idade Média, desenvolveram-se dentro da Igreja, instituições que tinham corporações de mestres e aprendizes, com privilégios e autonomia administrativa, e significaram importante avanço intelectual. O texto anterior refere-se: 
		
	
	aos Museus; 
	
	aos Conventos; 
	
	às Irmandades; 
	
	às Universidades.
	
	às Bibliotecas; 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 623712)
	Aula 5: MODERNIDADE
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A revolução científica do século XVII é um dos mais importantes fatores históricos que estão na origem da filosofia moderna. Porém, já no século XVI (1543) encontramos a obra de um pensador que é considerada o ponto de partida da revolução científica.    Escolha a alternativa correta: 
		
	
	"O fim das certezas..." de Ilya Prigogine
	
	o "Tratado do céu" de Aristóteles
	
	a obra "Princípios matemáticos da filosofia" de Isaac Newton
	
	a obra "Sobre a revolução dos orbes celestes" de Nicolau Copérnico
	
	a obra "Almagesto" de Claudio Ptolomeu
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 620218)
	Aula 6: Filosofia e Educação na Idade Moderna - Descartes
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Descartes, o erro resulta do mau uso da razão. Portanto, a finalidade do método é por a razão no bom caminho. Escolha a alternativa que corresponde a uma das 4 regras do método de Descartes:
		
	
	Dar mais importância ao objeto do que ao sujeito
	
	Dividir cada dificuldade a ser examinada em tantas partes quantas possíveis e necessárias para resolvê-las
	
	Partir da experiência sensorial como única fonte do conhecimento
	
	Elaboração de hipóteses
	
	Ênfase na experimentação
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 179331)
	Aula 8: Empirismo e Racionalismo
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O empirismo e o racionalismo (pensamento cartesiano) constituíram conjuntamente algumas das principais correntes do pensamento moderno na sua fase inicial. Sobre o empirismo podemosafirmar que: 
I - A palavra empirismo, deriva da palavra grega empiria, que significa basicamente uma forma de saber derivado da experiência sensível, e de informações acumuladas com base nesta experiência, permitindo a realização de fins práticos. 
II - Podemos dizer que o empirismo é a posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, especialmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência. 
III - O grito de guerra do empirismo é a frase de inspiração aristotélica: Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos. Ou seja, todo conhecimento resulta de uma base empírica, de percepções ou impressões sensíveis sobre o real, elaborando-se e desenvolvendo-se a partir desses dados da realidade sensorial. 
IV - Os empiristas, portanto, defendem a noção de ideias inatas ou de um conhecimento anterior à experiência ou independente desta. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	2. Somente os enunciados II e III estão corretos.
	
	4. Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
	
	3. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	
	5. Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	
	1. Somente os enunciados I e III estão corretos.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 623301)
	Aula 9: filosofia moderna
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"O indivíduo é um todo cujas partes devem ser cultivadas:  a unidade espírito-coração -mão corresponde à tríplice atividade conhecer-querer -agir, por meio da qual se dá o aprimoramento da inteligência, da moral e da técnica."   De quem é a autoria desse estudo? 
		
	
	Rousseau
	
	Kant
	
	Pestalozzi 
	
	Freud
	
	Hegel
		Gabarito Comentado.

Continue navegando