Buscar

Analise psicológica do filme As duas faces de um crime

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Vanessa Münch, turma A
Filme “As duas faces de um crime” articulado com o texto “Saúde mental e transtorno mental”
“As duas faces de um crime” tem como protagonista um advogado, Martin Vail, que se preocupa mais com sua carreira, com os benefícios que o caso podem lhe trazer, e com o que a mídia irá falar sobre sua carreira, e sua atuação.
O acontecimento que desencadeia o enrredo do filme, é o assassinato de uma pessoa muito querida por todos em Chicago, um arcebispo, que foi morto com 78 facadas, e o principal suspeito é um de seus coroinhas: Aron. O coroinha era um mendigo e o Arcebispo Richard Rushman comovido por sua situação, leva-o para um abrigo da igreja. Assim que Vail percebe o potencial publicitário da causa, decide representar gratuitamente Aaron. Começando a formular sua defesa, ele pergunta ao suspeito o que realmente aconteceu. Aaron diz , que havia visto uma terceira pessoa na cena do crime e não se lembrava de nada, pois tinha desmaiado. Vendo por essa perspectiva de que não tinha sido o inofensivo Aaron, mantém sua defesa nesse pressuposto.
Com o passer do tempo, Vail percebe que o acusado era insano, e solicita a analise de uma psicóloga, a Dra. Molly então diagnostica que Aaron sofre de um caso de psicose histérica com dupla personalidade. Chega a essa conclusão após ter visto um episodio onde o pacato e dócil Aaron se transforma no agressivo e malvado Roy. Vail então percebe que o garoto realmente era culpado, e havia matado o arcebisbo por conta dessa dupla personalidade. Paralelamente a isso, através de um vídeo, descobre também que o Arcebispo Rushman era um pervertido, que por trás da bondade que proporcionava aos garotos, ele queria realizar suas fantasias sexuais. A partir disso, se confronta de como poderá trazer essa descoberta ao tribunal, então manipula Janet Venable, a promotora responsável pelo caso, para que esta apresente a fita no tribunal. 
Então chega a hora do testemunho da psicóloga, Dra. Molly, o laudo feito pela psicóloga é questionado e não é considerado pela juíza. Diante disto Vail, por meio da promotora, cria uma situação de stress e obriga Roy – a outra personalidade de Aron – a aparecer, diante dos olhos de todos os presentes na seção. O garoto ataca Janet e tem seu julgamento suspenso para que seja tratado em uma clinica psiquiatra. Na última cena o advogado, quando vai dar a noticia ao réu, ouve de Roy que ele havia matado o arcebispo e que ele havia inventado Aron para escapar da cadeia.
Com uma analise do filme, baseade na leitura do texto “Saúde mental e transtorno mental”, pode-se perceber que vários dos personagens apresentam algum distúrbio psicoloógico. Ferei a análise individual de cada um deles:
Aron/Roy: Sofre severos transtornos dissociativos, entre eles, cita-se: a) amnesia dissociativa: “perda de memória usualmente de eventos recentes importantes” - quando afirma que estava na cena do crime, porém não se lembra do que aconteceu no local; b) fuga dissociativa: “em que o indivíduo parte para longe de casa” – quando Aron, ainda jovem, foge de casa, decorrente dos traumas causados pelo pai, e acaba virando morador de rua; c)transtorno de personalidade múltipla: “o indivíduo apresenta duas ou mais personalidade distintas, uma delas sobressaindo a cada momento. Cada uma delas é completa- com memórias, comportamentos, preferências- e flagrantemente diferente da outro. O indivíduo com transtorno dissociativo de identidade frequentemente relatam a experiência de severo abuso físico e sexual, especialmente na infância.” – o personagem desenvolve esse transtorno em praticamente todo o enrredo do filme. Quando havia alguma situação que o tirava do estado sereno (as alterações de características de personalidade têm o objetivo de neutralizer a situação estressante.) tranformava-se em Roy, que é sua outra personalidade, por sinal muito agrassiva, e totalmente distinta da personalidade de Aron, que era um garoto gago, introspectivo, e que aparentava não ser capaz de cometer mal a ninguém. d)emocionalmente instável: “este indivíduo oscila entre o melhor e o pior do mundo. Apresenta acessos de violência, falta de controle dos impulsos podem ser marcantes, envolve-se em agressões.” –quando o personagem perdia o controle, e tornava-se extremamente agrassivo (a ponto de matar o arcebispo). 
Promotora Janet Venable: é altamente dependente do Tabaco, sente necessidade a todo momento de fumar, principalmente quando está nervosa. 
Arcebispo Richard Rushman: é emocionalmente instável, oscila entre o melhor e o pior do mundo. Na frente da população ele era um exemplo de homem, porém apresentava transtornos sexuais em sua intimidade. Ele tinha perversão sexual – fantasias, anseios sexuais- obrigava seus coroinhas a ter relações sexuais, inclusive a três, para que ele pudesse ver, isso o excitava. 
Dra. Molly: foi responsável pela análise psicológica de Aron, através do Exame Do Estado Mental. Para poder realizer esse exame, o entrevistador deve ter algumas habilidades, como: ser capaz de estabelecer um diálogo com o uso de linguagem adequada; saber explorar as informações trazidas pelo entrevistado; deve haver sintonia emocional entre o entrevistado e o entrevistador , que possibilita a interpretação mais efetiva de elementos ligados a afeto, humor e pensamento.
 
Análise pessoal: o filme em sua essência trás à tona a realidade da profissão do advogado que vai contra certos princípios sociais e éticos que todos os dias são quebrados, não por eles, porém aqueles que os mesmos sujeitam-se a representar. E o advogado se ver em um “ limite ético” onde ele para exercer sua profissão ver-se pressionado em defender o acusado mesmo sabendo em alguns casos que aquele era realmente culpado, como no caso Vail e Aaron. Por mais que o garoto seja inimputável, Martin se ve em mais um dilema ético profissional. Também é perceptível o cuidado que os operadores do direito devem ter ao lidar com uma pessoas com disfunções psicológicas, e também saber identificar quando esta diante de um doente psicológico.

Outros materiais