Buscar

Relatório - Tensões nos Resistores

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS MEDIANEIRA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Vinicius Zanini
Rodrigo Queiroz Lara	
Gustavo Gramuglia
Guilherme Daniel de Oliveira
AULA PRÁTICA: MEDIÇÕES DE TENSÕES
Medianeira
2015
AULA PRÁTICA: MEDIÇÕES DE TENSÕES
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Medianeira, para a disciplina de Instrumentos e Medidas. Orientador(a): Profª Yuri Ferruzzi.
Medianeira
2015
1.INTRODUÇÃO
 As medições de tensão são necessárias para a obtenção de informações que são cruciais em qualquer trabalho ou projeto elétrico. Os aparelhos que medem as tensões podem ser o voltímetro e o multímetro. 
A tensão é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito elétrico ou eletrônico, expressa em volts. É uma medida da energia potencial de um campo elétrico que provoca uma corrente elétrica em um condutor elétrico. A maior parte dos dispositivos de medição pode fazer medições de tensão. As duas medições de tensão mais comuns são feitas em corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA).
 Apesar de as medições de tensão serem as mais simples dentre os diversos tipos de medições analógicas, elas apresentam desafios únicos, relacionados ao ruído.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Referencial Teórico
Para saber como fazer medições de tensão, é essencial compreender os conceitos básicos desse tipo de medição. Basicamente, a tensão é a diferença de potencial elétrico medida entre dois pontos de um circuito elétrico. Entretanto, uma confusão comum está em como determinar o ponto de referência da medição. O ponto de referência da medição é o nível de tensão que serve de referência para a medição.
Há basicamente dois métodos para a medição de tensões: com referência ao terra e diferencial.
Medição de tensão com referência ao terra: Um método é a medição de tensão com relação a um ponto comum, ou "de terra". Muitas vezes, esses "terras" são estáveis e sem variações, estando normalmente em torno de 0 V. Historicamente, o termo "terra" foi originado pela maneira normal de garantir o potencial de tensão de 0 V, pela conexão direta do sinal à terra.
Outra maneira de se medir a tensão é determinar a tensão "diferencial" entre dois pontos separados de um circuito elétrico. Por exemplo, para medir a tensão em um resistor, você mede a tensão nos dois terminais do resistor. A diferença entre essas tensões será a tensão no resistor. Normalmente, as medições de tensão diferenciais são úteis para determinar a tensão existente em elementos individuais de um circuito ou no caso de as fontes de sinais terem muito ruído.
	
2.2. Metodologia
	Primeiramente, foram ligados três resistores em série em uma placa protoboard. Após, com o auxilio de um multímetro foram medidas as resistências de cada resistor e então o circuito foi ligado a uma fonte de tensão de 15 V. Foram observados os valores de tensão em diferentes pontos do circuito com o multímetro, Em seguida, e os valores medidos e observados foram submetidos a analise. 
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Com o auxilio de um multímetro obteve-se os seguintes valores para os resistores.
	R1
	R2
	R3
	11,92K Ω
	3,21K Ω
	4,63K Ω
A partir dos valores acima e tendo a tensão igual a 15V calculou-se a corrente:
Req=19,76KΩ V=R.I 
 15=19,76k.I 
 I=0,759109mA 
E após calculou-se a queda de tensão em cada resistor:
	V1=11,92 X 0,759109
V1=9,04 V
	V2=3,21 X 0,759109
V2=9,515V
	V3=4,63 X 0,759109
V3=3,51V
Com uma tensão de 15v aplicada ao circuito e com o auxilio de um voltímetro obteve-se os seguintes valores:
 
	Va= 15,1V 
	Vab= 9,08V 
	Vba= -9,08V 
	Vb= 6V 
	Vbc= 2,46V 
	Vcb= -2,46V 
	Vc= 3,53V 
	Vac= 11,55V 
	Vca= -11,55V 
Com o ponto de referencia invertido, obteve se os valores abaixo:
	Va= -15,1V 
	Vab= -9,08V 
	Vba= 9,08V 
	Vb= -6V 
	Vbc=- 2,46V 
	Vcb= 2,46V 
	Vc= -3,53V 
	Vac= -11,55V 
	Vca= 11,55V 
Em que situação o multímetro indica valores negativos de tensão?
R: Quando terminal de multímetro é invertido o valor informado será negativo, pois houve uma mudança no referencial.
b)Qual a diferença entre a tensão v1 e a tensão vab?
R: (v1=va) , logo :
Va-Vab= Va-(Va-Vb) = Vb
	Temos que V1 é a tensão no resistor A, e Vab seria a tensão entre os pontos “a” e “b” sendo representados como Va – Vb.
c) Se Vxy=-15v, qual é o valor de Vyx?
R: Sendo Vxy igual a -15V, Vyx será igual a 15V, pois os terminais foram invertidos.
d) O significa uma corrente negativa?
R: Uma corrente negativa só mostra que estamos medindo a corrente no sentido contrario à ela. A corrente elétrica pode ser estudada, considerando-se um movimento apenas de cargas positivas ou apenas de cargas negativas. Quando consideramos cargas positivas, então o sentido de corrente é dito “convencional”. Caso contrário, o sentido é dito “eletrônico”. 
e)Diferencia matematicamente como deve ser calculada as tensões de duplo índice:
 Na notação de duplo índice, uma convenção internacional estabeleceu que a primeira letra corresponde ao potencial mais alto, enquanto que a segunda, corresponde ao potencial mais baixo. Isto quer dizer que, se escrevemos VAB, a letra A corresponde ao ponto de potencial mais elevado, Ou seja, Vab=Va-Vb.
 
4. CONCLUSÃO
Em um circuito elétrico, podemos ter uma série de tensões e correntes a serem calculadas. É necessário, portanto, identificar cada tensão e corrente para que o circuito possa ser sistematicamente calculado, valores negativos indicam o sentido da corrente, logo, não importa qual sentido de corrente seja adotado, desde que sejamos coerentes com a escolha feita.
5. REFERÊNCIAS
 http://www.ni.com/white-paper/7113/pt/ (National Instruments) 
BALBINOT, Alexandre; BRUSAMARELLO, Valner João. Instrumentação e Fundamentos de Medidas. 2. ed. Volume 1. Porto Alegre: LTC, 2012.

Continue navegando