A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
metodologia de pesquisa estudo para v1

Pré-visualização | Página 6 de 8

do autor sobre a questão posta em discussão?
Escolha uma:
a. As mulheres deveriam ter mais filhos, assim não haveria arrependimento na laqueadura. 
b. A pobreza e a ignorância colaboram para o arrependimento. 
c. As mulheres que iniciam a vida sexual muito cedo vêem na laqueadura um método contraceptivo seguro, por isso estão mais sujeitas ao arrependimento. 
d. As mulheres deveriam iniciar a vida sexual mais tarde, assim teriam mais opções na escolha do método contraceptivo. 
e. Laqueadura e vasectomia são métodos seguros e pouco prováveis de serem revertidos. 
Feedback
A resposta correta é: As mulheres que iniciam a vida sexual muito cedo vêem na laqueadura um método contraceptivo seguro, por isso estão mais sujeitas ao arrependimento..
Questão 3
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Quais são os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a opinião?
Escolha uma:
a. Homens e mulheres deveriam procurar opinião especializada antes de tomarem a iniciativa de métodos contraceptivos como laqueadura e vasectomia. 
b. As mulheres mais velhas podem optar por métodos contraceptivos irreversíveis, enquanto as mulheres mais jovens devem utilizar métodos em curto prazo. 
c. As mulheres têm filhos enquanto ainda não estão preparadas para optar corretamente pelos melhores métodos contraceptivos. 
d. A laqueadura é um método que deveria ser pouco utilizado. 
e. As mulheres deveriam pensar mais a respeito, visto que o índice de reversão da laqueadura é de 15 a 20%. A laqueadura caracteriza, no Brasil, uma prática de esterilização definitiva. 
Feedback
A resposta correta é: As mulheres deveriam pensar mais a respeito, visto que o índice de reversão da laqueadura é de 15 a 20%. A laqueadura caracteriza, no Brasil, uma prática de esterilização definitiva..
Questão 4
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo por discussão as dimensões de análise do processo de leitura, segundo Severino:
1. Análise textual 
2. Análise temática
3. Análise interpretativa
(__) Preparação do texto para a leitura. 
(__) Interpretação da mensagem do autor. 
(__) Compreensão da mensagem do autor.
Escolha uma:
a. 1 – 2 – 3 
b. 1 – 3 – 2 
c. 3 – 2 – 1 
d. 2 – 1 – 3 
e. 2 – 3 – 1 
Feedback
A resposta correta é: 1 – 3 – 2.
Questão 5
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Existem à disposição do pesquisador algumas ferramentas das quais ele pode fazer uso, visando facilitar e auxiliar o trabalho de elaboração da pesquisa. Das alternativas a seguir, marque a que contém a ferramenta conhecida como documentação de registro, em que o pesquisador arquiva informações sobre livros, documentos e produções acadêmicas.
Escolha uma:
a. Ficha classificatória. 
b. Ficha cartográfica. 
c. Ficha iconográfica. 
d. Ficha isográfica. 
e. Ficha bibliográfica. 
Feedback
A resposta correta é: Ficha bibliográfica..
Questão 6
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
A pesquisa que é realizada para adquirir conhecimentos e que objetiva conhecer, recolher e elaborar a análise das produções científicas sobre determinado assunto ou fato é denominada:
Escolha uma:
a. iconográfica. 
b. bibliográfica. 
c. qualitativa. 
d. documental. 
e. quantitativa. 
Feedback
A resposta correta é: bibliográfica..
Questão 7
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Qual a diferença entre MATERIAL BIBLIOGRÁFICO e DOCUMENTAÇÃO PESSOAL?
Escolha uma:
a. Material bibliográfico designa o conteúdo dos livros, enquanto documentação pessoal é o material levantado e classificado pelo estudante ou pesquisador, a partir da leitura e observação de outras fontes. 
b. Material bibliográfico é o material levantado e classificado pelo estudante ou pesquisador, a partir da leitura e observação de outras fontes, enquanto documentação pessoal designa o conteúdo dos livros. 
c. Material bibliográfico é o modelo de fichamento a ser analisado, enquanto documentação pessoal é o material a ser fichado. 
d. Material bibliográfico é o quadro sintetizado pela indicação bibliográfica, enquanto a documentação pessoal é a pesquisa classificada. 
e. Material bibliográfico designa o conteúdo do resumo, já a documentação pessoal é a parte final da pesquisa. 
Feedback
A resposta correta é: Material bibliográfico designa o conteúdo dos livros, enquanto documentação pessoal é o material levantado e classificado pelo estudante ou pesquisador, a partir da leitura e observação de outras fontes..
Questão 8
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
A reunião das principais idéias apresentadas pelo autor de um texto tem o nome técnico de _______________, no qual todo material bibliográfico, documental ou proveniente de outra fonte impressa, ao ser lido e analisado, deve ser arquivado para que no momento oportuno possa ser utilizado da melhor forma possível.
Escolha uma:
a. Resumo. 
b. Fichamento. 
c. Levantamento de dados. 
d. Resenha. 
e. Análise de dados. 
Feedback
A resposta correta é: Fichamento..
Questão 9
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto adaptado da revista “Ciência e cultura” e observe a análise feita sobre ele. Depois explique que tipo de análise foi realizada: TEXTUAL, TEMÁTICA ou INTERPRETATIVA:.
O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.
(Adaptado de Ciência e Cultura, 2004)
COMENTÁRIO SOBRE O ARTIGO DA REVISTA:
A revista “Ciência e cultura” faz uma análise acerca do movimento hip-hop, desde seu nascimento, na periferia de Nova Iorque, até a influência que o movimento sofre no Brasil. É interessante destacar que o autor do artigo exalta a mistura que se dá do hip-hop com ritmos tipicamente brasileiros, como o samba e a capoeira.
Foi uma análise Textual e interpreta a mistura e influencia dos ritmos brasileiros
Questão 10
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Elabore uma ANÁLISE TEMÁTICA sobre o texto a seguir:
Constituição de 1824:
“Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador (…) para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos demais poderes políticos (...) dissolvendo a Câmara dos Deputados nos casos em que o exigir a salvação do Estado”.
Frei Caneca:
“O Poder Moderador da nova invenção maquiavélica é a chave mestra da opressão da nação brasileira e o garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Câmara dos Deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo de seus direitos o Senado, que é o representante dos apaniguados do imperador”.
(Voto sobre o juramento do projeto de Constituição)
A Constituição de 1824 que teve Dom Pedro Primeiro como o detentor do poder moderador, p
Leia o texto e responda a questão:
Após a História da Arte, é a Antropologia, dentre as ciências humanas e sociais, que vai cedo descobrir o valor cognitivo dos fatos e, sobretudo, dos registros visuais, em particular servindo-se do desenho e, muito mais ainda, da fotografia, posteriormente