Buscar

ATV 1 - PLÁGIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
PROF. ANNE AUGUSTA ROCHA SIMÕES
ALUNA: SUELEN ROBERTA NUNES DE SALES
R.A 8855
1ª ATIVIDADE DO 1ºGQ
RESENHA CRÍTICA: VÍDEO DA PROF. DEBORA DINIZ SOBRE O PLÁGIO E RECEIO EM RELAÇÃO À ORIGINALIDADE.
No vídeo de pouco mais de 29 minutos, a professora Debora Diniz discorre sobre o plágio e o receio em relação à originalidade na pesquisa acadêmica. Trazendo atenção a todos os medos que permeiam o tema e relatando os alguns dos questionamentos que envolvem a originalidade na vida acadêmica.
No decorrer do vídeo a professora centraliza pontos importantes, sobre uma proposta de definição de plágio, a diferença entre plágio como cópia e plágio como pastiche, as técnicas para se evitar o plágio, a diferença entre pastiche e uma paráfrase, o que é a citação direta e o que é originalidade.
De forma bastante objetiva, vai elucidando cada um dos pontos inicialmente destacados. Sobre a definição de plágio na escrita acadêmica, define-o como uma cópia, uma apropriação indevida de algo escrito por outra pessoa, com o objetivo de enganar o leitor. Nesse contexto, o plagiador é, acima de tudo, um mentiroso. Sendo o plágio portanto uma questão no campo da integridade e da ética acadêmica. Destaca ainda, que o plágio pode ser feito de forma simplória, com a simples cópia exata do texto existente, ou mudando as palavras, as ordens delas, mas mantendo o conteúdo da mensagem, a isso, dá o nome de pastiche, que na literatura é um intertexto feito com objetivo de também ludibriar o leitor, recurso quase sempre usado para esconder o texto o original. O interessante é que por vezes o pastiche ocorre por uma desnecessidade de se buscar a fonte de tudo que se fala, pois, determinados assuntos já estão com seus conceitos assentados, dentro de um jargão por muitas vezes repetido.
Sobre a forma de evitar o pastiche, informa ser justamente sempre citar as fontes. Explica que essa citação, pode ser por paráfrase (citação indireta) ou por citação direta, na que usamos as aspas e citamos na integralidade. Há autores que defendem que as citações diretas não devem ser que mais de 10% do texto. Daí a importância de conhecer as regras usadas pela universidade, as referências bibliográficas, ABNT, pois esta é a comunidade ao qual anuncia-se o pertencimento. A referência bibliográfica é diferente de bibliografia, sendo a bibliografia é tudo que se leu para construir, pensar e aprender o trabalho. Já a referência bibliográfica é o que foi efetivamente usado e citado para escrever o texto. 
Grande parte da escrita acadêmica é baseada em paráfrase. A originalidade, portanto, estaria na composição entre o jargão, a paráfrase e a citação direta em relação ao tema de pesquisa, por isso, a importância dos originais para a leitura e construção da paráfrase no trabalho acadêmico. Paráfrase não é pastiche, ela exige um exercício de contrição, de análise e de síntese voltado para o tema, o que torna impossível que uma paráfrase seja igual a outra. Ela é feita por cada autor em momento de composição de escritura. Há autoria na paráfrase. 
O vídeo é de suma importância para os acadêmicos, explica de forma leve e didática as diversas armadilhas em que somos por vezes condicionados a cair. Entender os caminhos existentes, treinar e executar o melhor deles, traz uma tranquilidade na construção não só de um trabalho, mas de toda uma vida acadêmica.

Outros materiais