Buscar

Principais conceitos marxistas

Prévia do material em texto

Toques de Marx
Edwar Castelo Branco
Qual é o principal objetivo da obra sociológica de Marx?
Explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existência por meio do trabalho. Por essa razão ele vê a história da humanidade em termos de Modos de Produção.
Praxis revolucionária:
Marx acreditava que a razão não era apenas um instrumento de apreensão da realidade, mas também de construção de uma sociedade mais justa.
Materialismo dialético
Claramente impactado pelo pensamento de Hegel, Marx formula a teoria do MATERIALISMO DIALÉTICO para a compreensão da sociedade. Aplicada aos fenômenos historicamente produzidos, a ótica dialética cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação e superação de uma determinada ordem. Cada modo de produção traz em seu interior os germes de sua auto-destruição. O escravismo, por exemplo, conteria em seu interior os germes do feudalismo e este, por sua vez, conteria os germes do capitalismo e este, por sua vez, conteria os germes do socialismo... etc. As contradições do próprio sistema levam a sua superação e substituição por outro.
Alienação
Embora tenha sido influenciado pela dialética hegeliana, Marx rompe com ela exatamente por defender uma práxis revolucionária. Era inútil, pensava Marx, idealizar a sociedade e nada fazer para transformá-la. A teoria, sozinha, para nada serve. Ela tem que ser articulada a uma prática (praxis) transformadora. Para Marx a alienação associa-se às condições materiais de vida e somente a transformação do processo de vida real, por meio da ação política, poderia superá-la, libertando o homem. A alienação dá à história uma aparência mágica, enfeitiçada. A praxis revolucionária, por sua vez, liberta a consciência alienada.
Classe revolucionária
Se no século XVIII a classe revolucionária era a burguesia, para Marx não resta nenhuma dúvida de que a legítima classe revolucionária, no seu tempo, é o proletariado, que vive objetivamente a mazelas da exploração capitalista. Daí sua famosa frase “trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!”
Mais-valia
É o que garante a sobrevida do capitalismo. É aí que o sistema se realiza. A mais-valia corresponde ao excesso de trabalho que cada trabalhador trabalha em relação ao que seria necessário para sobreviver. Ela realiza e comprova o grau de exploração da força de trabalho pelo capital. A mais-valia, portanto, é uma razão (uma equação): Trabalho excedente menos trabalho necessário igual a mais valia.

Continue navegando