Buscar

Sistema nervoso 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
	Sistema Biológico
	Os sistemas que nós veremos neste momento são os biológicos que podem ser constituídos por: 1) células nervosas interligadas por dendritos e axônios; 2) células capazes de produzir substâncias que atuam sobre células a distância; 3) células que detectam modificações na homeostase diretamente ou através de outras células que ativarão respostas mecânicas ou químicas 
*
*
Regulações a distância
Regulação nervosa
Regulação humoral
*
*
O tecido nervoso consiste em 2 tipos de células: os neurônios e a neuroglia ou glia.
O neurônio: produzem a maioria das funções exclusivas do sistema nervoso, tais como: sensibilidade, pensamentos, lembranças, controle da atividade muscular e a regulação das secreções glandulares. 
Histologia do Tecido Nervoso
*
*
Neuroglia 
Sustenta, alimenta e protege os neurônios e mantém a homeostasia no líquido intersticial que banha os neurônios.
*
*
Neurônios
*
*
Neurônios
Os neurônios possuem excitabilidade elétrica, a capacidade de responder a um estímulo e convertê-lo em potencial de ação.
Um potencial de ação (impulso nervoso) é um sinal elétrico que se propaga ao longo da superfície da membrana do neurônio.
O potencial de ação começa em decorrência do movimento de íons (sódio e potássio), entre o líquido intersticial e a parte interna de um neurônio por meio de canais iônicos específicos na membrana plasmática do neurônio.
Uma vez iniciado o impulso viaja rapidamente a uma velocidade constante. 
*
*
Classificação dos neurônios
Neurônios multipolares: geralmente possuem diversos dendritos e um axônio. A maioria está no encéfalo e na medula espinhal.
Neurônios bipolares: possuem um dendrito principal e um axônio. São encontrados na retina, na orelha interna e na área olfatória do encéfalo.
Neurônios unipolares ou pseudo-unipolares: possuem dendritos e um axônio que se fundem para formar um processo contínuo que emerge do corpo celular.
*
*
Classificação dos neurônios
Esses neurônios são mais apropriadamente chamados de pseudo-unipolares, pois começam no embrião como neurônios bipolares. Os dendritos unipolares funcionam como receptores sensoriais.
*
*
Relembrando...
SNC – consiste no encéfalo e na medula espinhal. A maioria dos impulsos nervosos que estimulam os músculos a se contrair e as glândulas a secretar se origina no SNC.
SNP – inclui todos os tecidos nervosos fora do SNC.
*
*
Bainha de Mielina
Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso. A bainha de mielinha não é contínua, pois ela apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ravier. 
Também é considerada um isolante elétrico.
*
*
Potencial de ação
O potencial de ação, ou impulso, é a rápida ocorrência da sequência de eventos que diminuem e, eventualmente, invertem o potencial de membrana e em seguida restauram seu valor de repouso.
Durante o potencial de ação, 2 tipos de canais iônicos, regulados por voltagem, abrem-se e, em seguida, fecham-se. Esses canais são encontrados principalmente na membrana plasmática do axônio, o que causa a despolarização.
*
*
Potencial de ação
*
*
Período Refratário
É compreendido pelo tempo durante o qual a célula excitável não pode gerar outro potencial de ação.
*
*
Período Refratário Absoluto
É quando não pode ser iniciado um segundo potencial de ação, mesmo com estímulo muito intenso.
*
*
Período Refratário Relativo
É o intervalo de tempo no qual um segundo potencial de ação pode ser gerado. Entretanto, isso acontecerá apenas se os estímulos forem maiores que o limiar de excitação(- 55mV). 
Esse intervalo coincide com o período no qual os canais de K+ ainda estão abertos, após os canais inativos de Na+ terem retornado a seu estado de repouso.
*
*
Potenciais graduados
É um potencial de ação gerado na célula excitável, porém com menor alcance.
Os potenciais graduados não apresentam período refratário.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais