Buscar

contabilidade gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (296295)
Contabilidade Gerencial (CON11)
Prova: 3600241
QUESTÃO:
1. A ferramenta gerencial orçamento utilizada no planejamento e controle demonstra a interligação entre ambas como objetivo comum. Desta forma, por que é importante a relação entre planejamento e controle?
RESPOSTA ESPERADA:
Importa saber que sem planejamento não há controle e sem controle não há como existir decisões gerenciais eficientes. Assim, estão inter-relacionados quanto a desenvolver um objetivo, monitorando e avaliando as informações para cumprir este objetivo, e comparando o desempenho atual com o planejado para propor ações corretivas para manter o curso do objetivo.
QUESTÃO:
2. Segundo o IFAC (1998), a evolução da contabilidade gerencial, principalmente após a década de 1950, denotou o uso de várias ferramentas que possibilitaram assumir posicionamento estratégico nas organizações. Desta forma, com relação a este posicionamento estratégico da contabilidade gerencial, em seus estágios evolutivos, quais foram o papéis assumidos?
RESPOSTA ESPERADA:
A resposta deve apresentar que no primeiro estágio tratava-se apenas de uma atividade com a finalidade de atingir os objetivos da empresa. No estágio seguinte, passou a assumir uma atividade gerencial e seu papel passou a ser voltado para apoiar o processo de gestão. No terceiro e quarto estágios a contabilidade de fato passou a fazer parte integrante do processo de gestão das empresas.
QUESTÃO:
3. O direcionador de custos é a verdadeira causa dos custos, pois é responsável por determinar o custo da atividade que é consumida na elaboração dos produtos. Desta forma, qual a característica que pode ser observada para a criação de um direcionador de custos?
RESPOSTA ESPERADA:
Esta resposta é ampla e factível de juízo de valor, pois o direcionador depende do julgamento de quem o escolhe. Contudo, como principal característica deve-se observar a relação de causa e efeito entre direcionador de custos e a atividade/recurso, ou seja, pensar o que de fato provoca os custos nesta atividade e/ou recurso.

Outros materiais