Buscar

Fund Ciencias Sociais Simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0001_SM_201502028344 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): JULIO CESAR FELIPE MARTINS
	Matrícula: 201502028344
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 27/09/2015 13:03:28 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502040388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Aos inimigos, a lei!" O velho ditado popular brasileiro "aos inimigos a lei, aos amigos tudo!"- é revelador de uma lógica que informa que aos adversários basta o tratamento generalizante e impessoal da lei, a eles aplicada sem nenhuma distinção e consideração, isto é, sem atenuantes. Mas, para os amigos, tudo, inclusive a possibilidade de tornar a lei irracional, por não se aplicar evidentemente a eles. No sistema social brasileiro, então, a lei universalizante e igualitária é utilizada frequentemente para servir como elemento fundamental de sujeição e de diferenciação política e social. Em outras palavras, as leis só se aplicam aos cidadãos comuns, anônimos e nunca aos "poderosos". Porém, nos últimos anos, isso tem mudado de forma radical. (...) Quantas CPIs e investigações de notórios homens públicos! Para aqueles que achavam que tudo está como sempre esteve e sempre deveria estar... ondas arrastam retrógrados pensamentos e comportamentos, trazendo brisa nova para a nossa sociedade. (Roberto Da Matta, O Globo, 14/02/2006). "
Marque a alternativa correta no que se refere à análise do texto acima:
		
	
	O texto se refere à forma de exercer o poder na sociedade brasileira que é aquela que Max Weber identifica como tradicional, baseada na impessoalidade das relações sociais.
	
	O autor diz que a dominação legal não pode se instituir no Brasil por causa da força das tradições culturais e da forma de poder personalizado.
	
	O texto se refere à forma de exercer o poder na sociedade brasileira que é aquela que Max Weber identifica como racional-legal, baseada na pessoalidade das relações sociais.
	 
	O texto se refere à forma de exercer o poder na sociedade brasileira que é aquela que Max Weber identifica como tradicional, baseada na pessoalidade das relações sociais.
	
	A forma de dominação de que o texto fala pode ser identificada como sendo a carismática já que as pessoas seguem um líder pela força de atração de seu carisma pessoal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502263200)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere aos pensadores conhecidos como CONTRATUALISTAS e ao papel de suas idéias na configuração das características do Estado tal como o conhecemos hoje, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	De acordo com Locke, o Estado se originaria de um pacto de consentimento, condição em que os homens buscariam consolidar, ainda mais, os direitos de que seriam titulares em estado de natureza.
	
	Segundo o pensamento de Rousseau, o contrato social seria um instrumento através do qual a vontade geral se submeteria à vontade individual.
	
	O estado de natureza, segundo Rousseau, corresponderia a uma condição em que os homens já se encontravam organizados por um Estado definidor dos critérios de distribuição da propriedade.
	
	Tanto em Hobbes, como em Locke, dependendo das condições do exercício do governo resultante do pacto social, verificar-se-ia a possibilidade da reversão ao estado de natureza.
	
	Para Hobbes, o contrato social se construiria a partir da cessão de alguns direitos individuais, presentes no estado de natureza, ao Estado que se configuraria como um poder incondicionado, irresistível, inapelável e ilimitado;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502287954)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ano de 2005, ocorreram várias rebeliões de jovens nas periferias de grandes cidades francesas, especialmente nos arredores de Paris, em que carros foram incendiados e monumentos foram pichados e destruídos. Com relação a esse tipo de situação, assinale a opção correta considerando os pressupostos da sociologia de Durkheim:
		
	 
	Grupos de jovens com baixa escolaridade, que têm poucas oportunidades de emprego e cujos pais sejam imigrantes tendem a vivenciar conflitos de valores entre as orientações culturais de seus pais e as do país em que vivem, sendo um fato social normal.
	
	O caso das cidades francesas em 2005 é exemplo de rebeliões de jovens sem causa determinada.
	
	Diante de situações de confusão e caos, que são temas de interesse de órgãos policiais e do jornalismo, cabe apenas a aplicação da lei.
	
	Os jovens que se rebelaram em 2005 na França apresentam desvio de conduta e intolerância às normas da sociedade, sendo um fato social patoogico.
	
	Trata-se de situação caracterizada pela anomia, em que as regras e a lei devem ser aplicadas de forma absoluta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502629548)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Uffs 2011) A socialização política está ligada à cultura. No entanto, desde a colonização do Brasil, houve intenso contato entre cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus recém-chegados quanto na dos indígenas e africanos, que foram dominados e perderam muitas de suas características. Desse processo de contato e mudança cultural resultou a cultura brasileira, marcada por um(a) grande:
		
	 
	Diversidade cultural
	
	Homogeneidade cultural
	
	Atraso cultural
	
	Retardamento cultural.
	
	Subordinação cultural.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502629617)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII ¿ e que se estenderam no século XIX ¿ só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
		
	
	A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
	 
	A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais
	
	A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
	
	O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
	
	O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.

Continue navegando