Buscar

relatorio de quimica.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESULTADO
PESAGEM DIRETA:
Neste procedimento inicial, foi utilizada três utensílios: uma pêra de borracha, um funil de vidro e um béquer. Antes de a pesagem ser realizada na balança semi-analítica , foi feita uma estimativa do peso dos três utensílios. 
Na estimativa feita pelo grupo que realizava o procedimento, ficou em acordo que o Funil de vidro era o mais pesado, e o Béquer o mais leve. Com a pesagem realizada na balança semi-analítica a massa determinada dos mesmos foi as seguintes: Pêra 56.8 g, Béquer 53.6 g, Funil de vidro 45.3 g.
Como mostra a tabela abaixo:
	MATERIAL
	ORDEM DA MASSA ESTIMADA
	MASSA REAL
	Pêra
	2º
	56,8 g
	Funil de vidro
	1º
	45,3 g
	Béquer
	3°
	53,6 g
PESAGEM POR ADIÇÃO:
 Neste procedimento, foi pesado um béquer de capacidade 50ml. O peso determinado em balança analítica foi, 33.9830.
 Em seguida, foi feita a pesagem por adição. Onde tinha que chegar a um peso aproximado de 0,50g de carbonato de cálcio. O resultado encontrado foi de 0,5045g.
PESAGEM POR DIFERENÇA: 1
Em balança analítica, foi pesado um béquer contendo bicarbonato de sódio, o peso determinado foi de 62.5876. Então foi feito pesagem por diferença, em torno de 1g de bicarbonato de sódio. O resultado final deste procedimento foi de 61.5781.
DISCURSSÃO
O desvio-padrão foi pequeno, ou seja, não houve grande dispersão nos resultados, e todos foram admitidos através do teste. A faixa de dados foi satisfatória perante o intervalo de massas pedido.
CONCLUSÃO
Foi possível que o aluno compreendesse o modo de utilização da balança semi-analítica, analítica e a técnica de pesagem, através do qual se conseguiu pesar as amostras de forma satisfatória, como foi comprovado nos cálculos. Quanto à fidelidade da balança, no decorrer das medições foi observado que a balança voltava ao zero sempre que a amostra era retirada, apresentando assim, uma boa fidelidade.
O resultado obtido foi de excelente precisão tendo em vista que para a realização de uma pesquisa cientifica pode existir uma variação das massas dos reagentes de dois para mais ou dois para menos da ultima casa decimal de uma balança analítica.
BIBLIOGRAFIA:
• http://www.splabor.com.br/blog/balancas/diferencas-entre-balanca-analitica-e-balanca-semianalitica

Outros materiais