Buscar

Lista 1 - Ligações atômicas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATERIAIS
	
	1a LISTA DE EXERCÍCIOS
	
	Turma:
	Data:
	
	Aluno:
QUESTÕES
1 - Quais as diferenças fundamentais entre as ligações iônicas, covalentes e metálicas? 
As ligações iônicas ocorrem a troca de elétrons, ou seja, um ganha e outro perde, enquanto que nas ligações covalentes ocorrem o compartilhamento de elétrons, por fim as ligações metálicas possuem características de iônica e de covalente, mas só ocorre com metais.
2 - Através de que tipos de ligação química são formados os metais, as cerâmicas, os polímeros e os semicondutores? 
Os metais são formados por ligações metálicas, as cerâmicas são formadas por ligações iônicas, os polímeros são formados por ligações covalentes, esse grupo é caracterizado por serem formados por ligações primárias, enquanto que os semicondutores são formados por ligações secundárias.
3 – Faça a distribuição eletrônica do dos elementos K (potássio) e Br (bromo). Baseado nos resultados da distribuição eletrônica, que tipo de ligação existirá caso estes elementos formem uma molécula? Dê outros exemplos de moléculas que tem o mesmo tipo de ligação.
K[A=19]: 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s1 / 1 na camada de Valência
Br[A=35]: 1s²,2s²,2p6, 3s², 3p6, 3d10, 4s2,4p5 / 7 na camada de Valência
KBr, ligação Iônica união dos dois átomos. 
Outro exemplo: Na+ CL-; Mg2+ O2-. 
 4 – Dois átomos de cloro formam a molécula Cl2. Que tipo de ligação ocorrerá nesta molécula? Dê outros exemplos de moléculas que tem o mesmo tipo de ligação. 
Ligação covalente, pois há compartilhamento de elétrons. Exemplo: H20
5 – O que é ligação de Van der Waals? O que é necessário para que este tipo de ligação aconteça? De exemplos.
Ligação de Van der Waals ou ligação secundária, são ligações fracas comparadas as ligações primárias. Elas surgem a partir de dipolos atômicos, e isso ocorre sempre que há separação entre as partes positivos e negativas de um átomo. H², F², Fe² [Dipolo-Dipolo] / HCL [Dipolo-Induzido]
 6 – Explique por que, o diamante e o grafite apesar de serem constituídos do átomo de carbono, possuem propriedades físicas distintas. 
No grafite os átomos de carbono formam lamelas hexagonais com estes elementos. Quando friccionadas, as lamelas deslisam umas sobre as outras deixando a marca do grafite no papel. No diamante, estes hexagonos de carbono estão completamente ligados entre si, formando uma grande rede. Dificilmente consegue-se quebrar um diamante por forças de compressão devido a força destas ligações entre carbonos. 
7 – Discuta as propriedades básicas dos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e semicondutores.
Materiais metálicos tem excelente condução elétrica e de calor, são fortes e deformáveis. Cerâmicos são compostos que contem elementos metálicos e não-metálicos, fracos condutores de eletricidade e calor, duros e frágeis, mais resistentes a altas temperaturas e ambientes agressivos. Polímeros em geral, compostos orgânicos que são plástico ou borrachas, feitos de carbono, hidrogeno e outros elementos não-metalicos, em geral, moléculas grandes e possuem baixa densidade e são muito flexíveis. Compósitos são compostos de mais de um tipo de material, apresentam uma combinação de melhores características de cada componente. Semi-condutores com propriedades de condutores e isolantes.

Continue navegando