Buscar

primordio da psicologia juridica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
	Durante dois mil anos a Psicologia existiu amorfa e indiferenciada, pois estava fundida à Filosofia, e tinha por preocupação primária o homem enquanto um ser possuidor de “algo” além de seu corpo material e sensorial.
	A primeira grande definição de Psicologia como estudo da alma perdurou durante muito tempo.
	Psicologia iniciou-se como filosofia contemplativa e após vários momentos da história , no final do século XIX , nasceu a Psicologia como ciência.
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Idade Média – a religião enquanto valor totalizante da vida.
representação de homem – subjugada à rede de relações sociais em que cada um está inserido.
Identidade pessoal – se constitui a partir dos espaços sociais, em termos de posições relativas (nobre,servo, pai, filho...), marcada pela diferença.
Fragmentação do mundo relacional – novas explicações para o mundo humano; explicações que superam o significado dado pela religião.
momentos importantes – revolução científica de Galileu (descoberta das leis da natureza pela observação e experimentação); expansão do capitalismo ( de mercantil para industrial ) implicando numa nova organização de trabalho; reforma protestante ( proposta de liberdade de consciência); revoluções políticas ( inglesa , século XVII; e a francesa e americana, século XVIII).
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Mundo moderno - quebra a tradição embasada na religião; não há posições estáveis, fixas.
Símbolo – as grandes navegações.
“A aristocracia fizera de todos os cidadãos uma longa cadeia, que subia do camponês ao rei; a democracia desfaz a cadeia e põe cada elo como parte”. Tocqueville.
Processo – não ocorreu de forma linear e simples.
Eixo central – individualismo
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Individualismo - o homem não é mais definido pela posição que ocupa, mas como ser moral, independente, autônomo, senhor do livre arbítrio.
Sujeito jurídico – portador da razão , cuja interação com os outros é estabelecida , também, através de contratos sociais ( não mais pela ética vinculada à religião e por relações familiares ou de grupos na comunidade tradicional) 
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Indivíduo – cidadão - sujeito da razão: 
1) enquanto homem natural, submetido ( sujeito) à razão ( compreensível através dela); 
2) sujeita o mundo e a si próprio através da razão. (Base de sua autonomia)
Livre arbítrio e razão – interligados.
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Entendimentos da natureza humana – razão – afirma a igualdade entre os homens que lhes propicia construir a vida em sociedade; desigualdade, que se situa aquém da sociedade, que é biológica, pertence ao organismo humano.
Solução sobre a diferença sem atingir a idéia da redescoberta da natureza humana – Biologia ( a diferença não está mais presente apenas na tradição; ela faz parte da natureza) 
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Primazia do conhecimento biológico – conceito de raça – herança de características físicas pertencentes aos diferentes grupos humanos – ( campo propício não só à afirmação da diferença ( biologicamente determinada) , como à hierarquização das diferentes raças ( justificativa do domínio do homem branco sobre os povos primitivos
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Frenologia – (Galton)- interpretação da capacidade humana ( caráter, funções intelectuais) , através do tamanho do crânio. Fornece justificativas para os tratamentos morais.
Antropologia criminal – (Cesare Lombroso ) aborda a criminalidade como um fenômeno hereditário, passível de ser reconhecido pelas características físicas do indivíduo.
Psiquiatria – a princípio instaurada a partir da prática clínica com Pinel, dentro de um espírito iluminista; adere ao longo do século XIX adere às teorias da degenerescência.
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Degenerescência – procura estabelecer uma ligação entre a loucura individual e a degeneração racial. É uma categoria médico - moral.
Degeneração – explica as causas das enfermidades mentais , englobando tanto as doenças orgânicas como os distúrbios morais. As causas da doença estão numa “constituição”, ora visível, ora invisível , e que atravessa gerações.
Utilidade da teoria da degeneração – trânsito livre e eficiente de valores e categorias do corpo e da alma, da fisiologia e do comportamento, na clínica e na nosologia da alienação.
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Psiquiatrização do crime – ( disputa entre os saberes médico e jurídico) a verdade jurídica é obtida pelo exame do criminoso, pela investigação de suas motivações e intenções. O testemunho do criminoso é peça secundária frente ao conhecimento especializado.
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Surgimento da Psicologia – século XIX, situada entre a Filosofia e a Biologia 
Wundt – criou o primeiro laboratório experimental em Leipzig, em 1879. Para ele a Psicologia era uma ciência dupla : experimental – estuda as atividades mentais; e social – estuda os processos mentais através da análise dos produtos históricos da mente.
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Psicologia X Psiquiatria – 
	a psicologia inicia o seu percurso científico através do estudo experimental dos processos psicológicos ( elementos da mente). Análise dos processos comuns a todos os seres humanos, estabelecendo condições normais, ideais do seu funcionamento e condições que determinam o seu aparecimento diferenciado; 
	a psiquiatria estuda a loucura e suas ligações com a razão.
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Testes psicológicos – com eles tornou-se possível sair do laboratório , mantendo suas regras de funcionamento. Transformaram-se em testes de lápis e papel.
Testes de lápis e papel – prescindiram os instrumentos de laboratório; mais fáceis de aplicar em termos de local, quantidade de pessoas a serem testadas. 
Testes – técnica privilegiada de produção dos saberes e práticas psicológicas. Permitiu a aproximação com o Direito , sem deslocar a Psiquiatria.
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Psicologia do testemunho – primeira grande articulação da Psicologia com o Direito. O criminoso deve ser examinado, assim como o que vê e o que relata que viu. Era considerada a verificação através do estudo experimental dos processos psicológicos, quanto ao relato do sujeito envolvido em um processo jurídico.
Fidedignidade do testemunho – é importante o conhecimento da percepção, da motivação e da emoção, do funcionamento da memória, do mecanismo de aquisição de hábitos e do papel da repressão. 
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Rauter (1994) pareceres e exames serviam para instruir processos ligados à execução de penas. A maior parte deles era preconceituosa, estigmatizante e não científica.
Laudos repetiam os preconceitos da sociedade contra o criminoso.
*
CARACTERÍSTICAS DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Década de 60 - reconhecimento da Psicologia, novas atribuições e práticas foram se incorporando à Psicologia, principalmente em interface com outras ciências.
Década de 70 e 80 – primeiro registro de psicólogos em instituições de Justiça do Brasil (perícia terceirizada)
1985 – primeiro concurso publico em São Paulo; Rio de Janeiro – 1998 (75 cargos)
2000 – Título de especialista em Psicologia Jurídica pelo CFP: atividades relacionadas às organizações da Justiça, incluindo os Poderes Judiciário e Executivo
*
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Momento de expansão da área da Psicologia Jurídica – para além da Justiça criminal, envolvendo principalmente família, infância e adolescência e direitos humanos .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais