Buscar

Introdução à Psicologia Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 01 - Introdução à Psicologia Geral e à Psicologia Jurídica
1. Analise as afirmações abaixo e marque a que está certa sobre as doutrinas de Psicologia.
R. C. O Behaviorismo concentra-se no comportamento que pode ser observado e medido
2. A doutrina behaviorista se afirmou a partir de 1913, com o famoso artigo de Watson (1849-1936) Psychology as the Behaviorist views it, que apresentou uma posição radical contra toda e qualquer Psicologia que pensasse e admitisse a existência da consciência como objeto de estudo. Sobre o Behaviorismo, marque a alternativa correta.
R. A. O comportamento, para essa doutrina, é uma reação ou resposta do "sujeito" observado a uma determinada situação.
3. A Psicologia desprendeu-se da Filosofia ao se desenvolver como ciência, ou seja, ao reconhecer que o conhecimento científico não é filosófico. Esse desprendimento ocorreu em meados do século XIX, quando surgiram as ciências humanas com metodologias empíricas aceitas como ciência. Quais são as diferenças entre a Psicologia ligada à Filosofia e a Psicologia Científica? Marque a alternativa correta.
R. A. Filosofia: faculdades inatas e metafísicas. Psicologia Científica: redução dos fenômenos psíquicos aos fenômenos orgânicos e experimentais
4. "Os estudos de percepção e sensação do movimento trouxeram uma importante contribuição para a Psicologia, pois a descoberta da influência da percepção no comportamento revolucionou os princípios fundamentais da ciência." Essa afirmativa se refere a qual doutrina da Psicologia? 
R .C. Gestalt
5. A Psicologia é uma ciência secular de difícil apreensão de sua totalidade, tendo em vista as diversas doutrinas e métodos de investigação que existem, situando-se no imenso domínio das ciências exatas, biológicas, naturais, humanas e, mais recentemente, na neurociência. Essa diversidade deve-se à variação das práticas psicológicas, que muitas vezes se entrelaçam. Qual é a área de atuação do psicólogo jurídico? 
R. D. Colabora no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, centrando sua atuação na orientação dos dados psicológicos repassados a juristas e indivíduos que carecem de tal intervenção, para possibilitar a avaliação das características de personalidade e fornecer subsídios ao processo judicial
DESAFIO
AULA 02 - Psicologia jurídica: antecedentes históricos e evolução
1. Na segunda metade do século XIX, foi publicado o livro Psychologie Naturelle, de Prosper Despine. Nesse livro, o autor apresentou estudos de casos de alguns criminosos da época.
O que Despine concluiu em seus estudos, de forma que fosse considerado o fundador da Psicologia Criminal?
R. E. Concluiu que, com exceção de poucos casos, os delinquentes não apresentavam enfermidade física ou mental e que as anomalias deles seriam de ordem de tendências e comportamentos morais.
2. Sobre a Psicologia Jurídica no Brasil, um autor, em especial, se destacou quando seus estudos se voltaram à compreensão da personalidade do criminoso, à influência do sistema penal na recuperação (ou não) do preso, ao papel da punição e às influências sociais, culturais e econômicas na personalidade do criminoso.
Como se chama esse autor?
R. C. Eliezer Schneider.
3. A Psicologia Jurídica é um dos campos da Psicologia que mais cresceu nos últimos anos, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. No Brasil,  já era praticada muito antes da profissão de psicólogo ter sido regulamentada. Entretanto, após sua regulamentação, o psicólogo pôde ser incluído nas instituições jurídicas de uma forma oficial.
Assim, os primeiros trabalhos realizados por psicólogos para o Judiciário tinham qual caráter?
R. C. Elaboração de perícias.
4. É de fundamental importância a compreensão de que o psicólogo jurídico atua sob o código de ética da sua profissão.
Sobre o código de ética profissional do psicólogo e sua relação com a Psicologia Jurídica, o que se pode afirmar?
R. E. Como o psicólogo jurídico continua respondendo, atuando e assinando documentos psicológicos, por esse motivo, deve seguir o código de ética de sua profissão.
5. A Psicologia Jurídica corresponde a toda a aplicação do saber psicológico às questões relacionadas ao Direito e coloca seus conhecimentos à disposição do juiz, de acordo com a solicitação do mesmo, de forma a assessorá-lo acerca dos aspectos relevantes, dependendo de casa ação judicial.
Tendo em vista que a Psicologia Jurídica está presente em quase todas as áreas de atuação, qual é a área em que atua em maior número?
R. D. Na Psicologia Penitenciária e nas questões relacionadas à família, à infância e à juventude.
Desafio
Aula 03 - Interfaces com outras ciências e atuação interdisciplinar
1. Tanto a Psicologia quanto o Direito têm em comum a busca pela compreensão do comportamento humano. No entanto, essas ciências se diferenciam quanto ao objeto de estudo. Com relação a isso, escolha uma alternativa correta:
E. A Psicologia estuda o comportamento em si, enquanto o Direito legisla com base em um conjunto de regras que busca regulamentarr o comportamento humano.
2. A psicologia jurídica é uma vertente dos estudos em Psicologia. Da interface desta com o mundo jurídico, resultam encontros e desencontros epistemológicos e conceituais, os quais permeiam a atuação do psicólogo jurídico (FRANÇA, 2004). Assim pensando, sobre a prática do psicólogo jurídico, assinale a alternativa correta:
C. O psicólogo jurídico, em sua prática, chama à cena a realidade psicológica dos indivíduos de forma a complementar a literalidade da lei.
3. A interface entre a Psicologia e o Direito, entre a ciência da mente e a ciência da justiça, exige constante reflexão e problematização crítica. Com relação às especificidades do campo de atuação da prática da psicologia jurídica, considerando os demais campos de atuação da Psicologia, de forma geral, escolha uma alternativa correta:
A. A atuação do psicólogo jurídico requer uma ação mais alinhada ao conjunto de normas obrigatórias quando se refere aos recursos teóricos científicos contemporâneos.
4. Dada a multiplicidade de possibilidades de atuação do psicólogo jurídico, considere a assertiva correta sobre este tema:
B. O psicólogo que atua na psicologia jurídica alinhada ao direito civil pode trabalhar nos casos de interdição por meio da realização de avaliação que comprove tal enfermidade.
5. Considerando que tanto a Psicologia quanto o Direito têm vasta gama de áreas de atuação, para citar algumas:
· 1. Psicologia: escolar, clínica, trânsito, esporte, jurídica, entre outras; 
· 2. Direito: penal, civil, tributário, entre outras.
Assim sendo, as diferentes atividades do psicólogo jurídico podem ser resumidas em:
D. O psicólogo avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos judiciais, seja por deficiência mental e insanidade, testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças, ou determinação da responsabilidade legal por atos criminosos.
Desafio
Aula 04 - Psicologias Jurídica, Forense e Judiciária: designações
1. Na intersecção com o Direito, cria-se uma forma de Psicologia aplicada que, ainda que tenha nomes diversos, hoje apresenta situação legalizada no Brasil e é especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia. Qual nome é adotado para essa Psicologia e por quê? ​​​​​​​
C. Psicologia Jurídica, por ter múltiplas formas de atuação de modo a abranger todas as áreas do sistema judiciário
2. A Psicologia Forense tem origem nos EUA e, inicialmente, trabalhou com peritos depondo como testemunhas em casos de crimes e atos ilícitos. Qual foi a maior contribuição da Psicologia nesses casos? ​​​​​​​
E. Os psicólogos avaliaram a aptidão mental dos réus, a fim de determinar a capacidade de estes terem plena consciência do que fizeram e compreenderem as consequências de suas ações.
3. A Psicologia Jurídica desenvolveu-se, no Brasil, a partir de práticas em relação a menores de idade, especialmente os de rua e os infratores. Em1990, foi sancionado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90). Quais foram as principais mudanças trazidas pelo ECA e quais as implicações para a atividade dos psicólogos em relação a crianças e adolescentes? ​​​​​​​
E. Distinguiu-se a criança do adolescente, com idades determinadas, e se definiu níveis de capacidade de consciência moral e de trabalho. Assim, os psicólogos obtiveram mais segurança para realizar seus laudos e fazer suas recomendações.
4. No Brasil, temos as denominações Psicologia Jurídica e Psicologia Forense. Quais as diferenças entre as duas áreas de atividade do psicólogo?
B. Considera-se Psicologia Forense aquela exclusiva dos tribunais, ao passo que a Jurídica está em todas as atividades do sistema judiciário
5. Psicologia e Ciências Jurídicas, em seus fundamentos, apresentam diferenças fundamentais, tais como a Psicologia ser descritiva e o Direito ser prescritivo. Como se pode ter uma atuação em equipe que possa unificar os objetivos das duas áreas? ​​​​​​​
D. Tendo foco nos Direitos Humanos, conforme instrui o Código de Ética Profissional do Psicólogo e define a Constituição Brasileira
AULA 05 - Campos de Aplicação da Psicologia Forense
1. Marque a resposta que complemente a frase adequadamente:
Na área criminal, a atuação do psicólogo tem como principal objetivo a...
C. a avaliação e o tratamento de criminosos que cometeram crimes por transtornos de personalidade nos IPFs
2. Qual a diferença entre Psicologia Forense e Psicologia Criminalística, estabelecida por alguns estudiosos? Marque a resposta certa
E. A Psicologia Criminalística estuda como nasce o comportamento criminoso e a Psicologia Forense estuda o comportamento para responder a qualquer dúvida procedente de juízes, desembargadores e promotores.
3. O psicólogo jurídico atua no âmbito da Justiça assessorando juízes e desembargadores na elucidação de processos judiciais que requeiram uma maior profundidade na análise das partes envolvidas por meio da avaliação das características de personalidade e do levantamento de patologias. Para realizar seu parecer, utiliza instrumentos técnicos específicos da Psicologia. Qual o principal instrumento em uma investigação psicológica e o que avalia? Marque a resposta certa.
D. São as entrevistas psicológicas
4. Em casos de danos pessoais, as tarefas mais importantes dos psicólogos forenses provêm diretamente dos elementos do ato ilícito. Marque a afirmativa certa sobre ato ilícito.
C. É um ato que uma pessoa comete a outra que lhe cause dano psíquico ou psicológico.
5. Ao avaliar danos pessoais/psíquicos como o Transtorno de Estresse Pós-traumático, o que o psicólogo deve levar em conta? Marque a resposta certa.
C. Todos os eventos antes do trauma, a partir do trauma e pós-trauma.

Outros materiais