Buscar

material didático resolvido (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio FAP
Priscilla Lima Machado
Matrícula: 201301094048 Turma: 2001
Curso: Direito
Fundamentos das Ciências Sociais
Página 51:
01- Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que formataram o avanço da ciência e do cientificismo.
Com o Renascimento, momento de transição da sociedade medieval para o capitalismo moderno, as cidades ficaram mais povoadas, as pessoas estavam preocupadas com as conquistas materiais e o lucro era a finalidade de toda atividade econômica. Com essas condições foi preciso buscar território para encontrar mercado e matéria-prima. A produção foi estimulada, era necessário produzir mais para atender à demanda, logo era preciso um planejamento e desenvolvimento de tecnologia para uma maior e melhor produção. Assim foi incentivada a pesquisa científica.
03- Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições para as ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
Em “A riqueza das nações”, Adam Smith focou o trabalho humano, a produtividade, como principal fonte geradora de riquezas. No livro “Teoria dos sentimentos morais” ele afirma que a vida social humana depende de sentimentos de simpatia e benevolência, mostrando que o homem depende da sociedade, assim despertando o estudo da sociologia.
04- Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
Racionalismo, cienticifismo, a crítica ao absolutismo, liberdade, nação.
5. "Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens." (p. 25)
Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:
a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por quê?
Não, pois só com a liberdade de escolha é que o homem poderia exercer sua soberania. 
b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?
Quando há um interesse comum, os homens podem renunciar suas necessidades particulares em prol de um bem coletivo.
Página 52:
08- Nesse capítulo procuramos explicar o liberalismo econômico. Hoje vivemos um período de reflorescimento desses princípios, que chamamos de “neoliberalismo”. Faça uma pesquisa nos jornais procurando notícias a respeito.
Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo ganha apoio em Goiás, matéria publicada na Edição 464 do Jornal Inverta, em 05/02/2013:
O Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo realiza agora suas reuniões na Faculdade Delta de Goiânia. Com o apoio dos professores da Faculdade o CLCN goiano criou uma agenda de atividades para o ano de 2013 a ser realizada com apoio de alunos e professores e aberta ao público em geral.
Será realizado um Fórum com a presença de intelectuais e trabalhadores com o objeto de discutir e formular formas de luta contra a ingerência neoliberal na sociedade goiana, influenciada por seguidos governos capitaneada pelo PSDB. Coordenado pelos Professores Laércio Júlio da Silva e Orvandil Moreira Barbosa, o Plano de Trabalho.
 “No chamado neoliberalismo moderno, o Estado assume a forma mínima no que tange ao investimento social, sendo assim, o Estado capitalista da forma cada vez mais despudorada, assume a condição de instrumento da acumulação privada de capital, principalmente o financeiro. Ratificando o seu caráter privado, o Governo passa a defender interesses alheios aos interesses públicos, tornando-se “capacho” das grandes corporações capitalistas interessadas em explorar os trabalhadores no Brasil e no mundo. Observa-se também que a maioria da mídia local e mundial em nome da “liberdade de imprensa” serve aos interesses desse sistema, ocultando e manobrando informações, substituindo o senso crítico da população pela comodidade da aceitação massificada. A política liberal em Goiás é a grande culpada da maioria das mazelas, principalmente na Educação, na Segurança e na Saúde, sucateadas por seguidos governos que aderiram à fórmula da privatização e da terceirização como panaceias na solução dos problemas sociais”.
09- Qual era a fonte de riqueza de uma nação para Adam Smith? Por quê?
Para Adam Smith a fonte de produção de riqueza era a produtividade, o trabalho humano, pois com ele transformava-se matéria bruta em mercadorias.
Página 54:
01- O autor admite que se pode fazer duas leituras distintas do liberalismo, porém propõe uma outra abordagem. Quais são as leituras possíveis e qual a proposta do autor?
Pode se utilizar uma leitura pelo aspecto ideológico ou pela abordagem sociológica. Porém, o autor que essa ambiguidade é que permitiu o liberalismo ser revolucionário e subversivo e ao mesmo tempo conservador e conformista.
02- Segundo o autor, o liberalismo já foi designado com o epíteto de “justo meio”. Como ele justificou essa antonomásia?
Porque de um lado ele parece revolucionário e pelo outro parece conservador. 
03- Por que meios o liberalismo concretiza transformações?
Ele faz o uso da evolução progressiva, sem violência, com reformas, e por mudança revolucionária.

Continue navegando