Buscar

Ética na Saúde - Exercícios - Aula 2

Prévia do material em texto

Ética na Saúde
Exercícios
Aula 2 - Bioética – História e Princípios Básicos
		1 - As bases da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, em função das práticas nazistas e das experiências com seres humanos. A partir daí há um fortalecimento da idéia de que:
		
	
	
	
	
	A ciência é feita pelo homem e pode desconsiderá-lo enquanto indivíduo.
	
	 
	A ciência não pode ser mais importante que o homem.
	
	
	O progresso depende de experiências independente dos efeitos para o homem.
	
	
	As formas de progresso justificam agressões ao homem.
	
	
	Em nome da ciência justificam-se os meios e os fins para o progresso.
		2 - A bioética se sustenta em alguns conceitos básicos como o princípio do duplo efeito. Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau. O primeiro resultado é legítimo e aquele que queremos atingir, o segundo é mau e não esperamos, mas é inseparável do primeiro. A questão antagônica que surge é: Devemos procurar o bem e tolerar o mal? Para lidar com estes dilemas, o princípio do duplo efeito foi formulado. Ele nos permite realizar a ação boa que tem consequências más, desde que as seguintes condições sejam respeitadas: A ação, em si mesma não deve ser má. Isto simplesmente reafirma o princípio moral fundamental que nunca devemos fazer o mal. Este é o princípio moral tradicional: O fim não justifica os meios. O fim, o objetivo é bom, mas os meios para obtê-lo são errados. O efeito mau não é desejado, mas simplesmente permitido ou tolerado. O que isto significa é que nossa intenção primeira é atingir o efeito bom. Deve existir uma razão proporcional para:
		
	
	
	
	
	executar a ação, pois traz apenas conseqüências negativas.
	
	
	não executar a ação, pois traz apenas conseqüências positivas.
	
	 
	executar a ação, apesar das consequências que ela traz.
	
	
	não avaliar a natureza da ação.
	
	
	sempre avaliar de forma positiva a natureza da ação, mesmo que ela seja totalmente negativa.
		3 - Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
		
	
	
	
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
	
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
	
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
		4 - Um conceito que NÃO se aplica à bioética seria:
		
	
	
	
	
	A bioética é o cuidado das forças de vida em seu ambiente.
	
	
	A Bioética é um capítulo da ética. Trata-se de pensar eticamente os novos problemas humanos dos últimos cinquenta anos a luz das teorias éticas de hoje com apoio na experiência ética da história
	
	 
	A bioética inclui apenas preocupações morais com os seres humanos.
	
	
	Trata-se da vida e do ambiente cada vez mais dominados pela ciência, pela biotecnologia e explorados pelas políticas consumistas.
	
	
	A bioética cuida da vida. Sendo a ética da vida, cuida especialmente da vida fragilizada
		5 - Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	
	
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
		6 - A respeito das bases filosóficas da bioética, leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta: I ¿ As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos. II ¿ A ideia de que a ciência, ou qualquer outra forma de progresso, deve ser mais importante que o homem é fortalecida. III ¿ Tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	III
	
	
	II
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III

Continue navegando