Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Permeabilidade e transporte através da membrana.
Diferenciações da membrana.
A MEMBRANA PLASMÁTICA
A Membrana Plasmática
A membrana plasmática envolve a célula, define seus limites e mantém as diferenças essenciais entre o citosol (meio intracelular) e o meio extracelular.
Em todas as células a membrana plasmática também contém proteínas que atuam como sensores de sinais externos, permitindo à célula mudar seu comportamento em resposta a sinais ambientais.
As membranas celulares são estruturas dinâmicas, fluidas e a maior parte das suas moléculas são capazes de mover-se no plano da membrana.
As moléculas lipídicas são arranjadas como uma dupla camada contínua. Essa bicamada lipídica atua como uma barreira relativamente impermeável à passagem da maioria das moléculas hidrossolúveis.
Moléculas de proteínas “dissolvidas” na bicamada lipídica intermediam a maioria das outras funções da membrana, transportando moléculas específicas através dela.
A Membrana Plasmática
As membranas são estruturas assimétricas, nas quais a composição de lipídios e proteínas das faces interna e externa são diferentes umas das outras, de modo que refletem funções diferentes específicas de cada tipo de célula.
Bicamada lipídica
A Bicamada Lipídica
As moléculas mais abundantes são os fosfolipídios, que correspondem à cerca de 50% da massa da maioria das células animais, quase todo o restante são proteínas.
Uma das características mais importantes da bicamada lipídica é a fluidez, que é essencial para muitas funções da membrana.
Modelo do Mosaico Fluido
Segundo este modelo, há um mosaico de moléculas de proteínas mergulhadas total ou parcialmente nas duas camadas fluidas de moléculas de lipídios.
Permeabilidade e transporte através da membrana
Ocorre através das proteínas da membrana que medeiam a transferência: as proteínas carreadoras e as proteínas canal.
Proteínas carreadoras: ligam um soluto específico a ser transportado e sofrem uma série de mudanças conformacionais, de modo a transferir através da membrana o soluto a elas ligado.
Proteínas canal: não necessitam ligar o soluto. Formam poros hidrofílicos que se estendem através da bicamada lipídica. Quando esses poros estão abertos, eles permitem que solutos específicos (geralmente íons inorgânicos do tamanho e carga apropriados) passem através deles e portanto cruzem a membrana.
Proteínas-canal e carreadoras
Tipos de transporte transmembrana
Transporte passivo ou difusão facilitada: acontece por meio de todas as proteínas canal e muitas proteínas carreadoras.
Transporte ativo: é sempre mediado por proteínas carreadoras.
Tipos de transporte transmembrana
Tipos de transporte transmembrana
A Bomba de Sódio e Potássio
A manutenção de maior concentração de K+ no interior da célula e de Na+ fora da célula é fundamental para o metabolismo celular.
A bomba de sódio e potássio é uma proteína carreadora que, por transporte ativo (presença de energia), irá transportar íons sódio (Na+) para fora da célula e íons potássio (K+) para dentro da célula.
A Bomba de Sódio e Potássio
image3.png
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina