Buscar

GESTAO_DE_PROJETOS_OBJETIVA_2015_NOTA 90

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10
O processo de planejamento só se integraliza, isto é, torna-se completo, quando for totalmente executado e quando sua continuidade for assegurada por meio da avaliação e do controle. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a explicação da avaliação de um projeto.
	
	A
	Todas as atividades envolvidas no projeto e os recursos necessários para realizá-las devem ser identificados, ou seja, é preciso determinar quais os trabalhos e materiais são necessários para que o projeto seja concluído.
	
	B
	Pode ser feita por meio de um estudo de viabilidade, no qual serão analisadas a exequibilidade, as formas de alcançar objetivos, as opções de estratégia e a metodologia.
Você acertou!
A avaliação de um projeto pode ser feita por meio de um estudo de viabilidade, no qual serão analisadas a exequibilidade, as formas de alcançar objetivos, as opções de estratégia e a metodologia. E com base nesses itens que o gerente de projetos poderá projetar os possíveis resultados e riscos e as prováveis consequências de cada ação. (CONSALTER, 2012, p. 23)
	
	C
	Seu principal objetivo é disponibilizar informações sobre as diversas etapas do projeto, tendo por finalidade assegurar que os objetivos propostos sejam alcançados.
	
	D
	É uma função administrativa essencial do sistema de planejamento, que envolve o processo de monitoramento das atividades para determinar se os resultados, em termos de desempenho técnico, de tempo e de custos projetados, estão sendo atingidos.
Questão 2/10
O projeto não deve ser iniciado sem que os objetivos estejam claros e sem que sejam definidas e asseguradas a realização das atividades e a disponibilização dos recursos. Sobre a etapa de estabelecimento dos objetivos e das metas analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I.              Os objetivos são os resultados futuros que pretendemos atingir. 
II.            Os objetivos devem ser claramente definidos. 
III.           Os objetivos são rígidos e não podem ser alterados ao longo do tempo.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
O estabelecimento dos objetivos é a segunda etapa do planejamento do projeto e estes devem ser entendidos como o resultado futuro que pretendemos atingir. Eles devem ser claramente definidos, de forma que a verificação dos resultados futuros possa ser feita de modo adequado e racional, referindo-se aos aspectos mais significativos, como a correlação entre a causa e o efeito de determinado problema. Como a empresa é um organismo vivo inserido em um ambiente mutável, os seus objetivos podem sofrer alterações ao longo do tempo em função de mudanças internas ou externas e, com isso, todos os demais fatores na elaboração do projeto devem seguir essas transformações. (CONSALTER, 2012, p. 79)
Questão 3/10
Ao elaborar um projeto é necessário definir o escopo do projeto, os prazos e os orçamentos do projeto. No entanto, é necessário saber que cada projeto possui características próprias. Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta de forma correta o aspecto básico do projeto ao qual se refere.  “Não há dois projetos iguais. Cada projeto depende de seus objetivos, do ciclo de vida, da competência da equipe, da disponibilidade de recursos e, certamente, dos fatores do ambiente em que está contextualizado”.
	
	A
	Temporalidade
	
	B
	Unicidade
	
	C
	Singularidade
Você acertou!
Singularidade - não há dois projetos iguais. Cada projeto depende de seus objetivos, do ciclo de vida, da competência da equipe, da disponibilidade de recursos e, certamente, dos fatores do ambiente em que está contextualizado. (CONSALTER, 2012, p. 32)
	
	D
	Riscos
Questão 4/10
Os projetos de investimento são compostos por etapas específicas, as quais devem ter começo, meio e fim. Uma dessas etapas aborda os fatores que devem ser considerados nesse projeto. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta os fatores que devem ser considerados.
	
	A
	Positivos, negativos, qualitativos, quantitativos.
	
	B
	Humanos, materiais, físicos, financeiros.
	
	C
	Técnicos e financeiros.
	
	D
	Mercadológicos, técnicos, ambientais, administrativos, jurídicos e legais, econômico-financeiro.
Você acertou!
Fatores mercadológicos, técnicos, ambientais, administrativos, jurídicos e legais, econômico-financeiro. (CONSALTER, 2012, p. 51-52)
Questão 5/10
Entendemos por tamanho a capacidade de produção que deve ter a unidade produtiva. A capacidade é o máximo que pode ser produzido, ou seja, a máxima produção ou saída de um empreendimento. É necessário justificar a escala de produção e o montante dos investimentos. Isso está vinculado ao estudo de mercado, da engenharia e aos custos de produção do projeto. A partir do contexto apresentado assinale a alternativa correta que apresenta uma das variáveis consideradas na determinação do tamanho ótimo de um projeto.
	
	A
	Relacionamento interpessoal.
	
	B
	Conflitos intergrupais.
	
	C
	Acesso a financiamento.
Para determinarmos o tamanho ótimo de um projeto, devemos considerar as seguintes variáveis: localização, acesso a tecnologia, dinâmica do mercado, acesso a financiamento, disponibilidade e custo da matéria-prima e da mão de obra, recursos totais investidos (CONSALTER, 2012, p. 105).
	
	D
	Acesso ao mercado consumidor.
Você errou!
Questão 6/10
Na maior parte das situações, tanto os indivíduo como os grupos de pessoas não visam a objetivos isolados, mas a um conjunto de objetivos, da mesma forma que, em geral, não se abordam problemas isolados, mas sistemas de problemas. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta de forma correta o conceito ao qual se refere.   
“Descreve ações pormenorizadas, traduzindo a forma como o trabalho será implementado”.
	
	A
	Trade-offs.
	
	B
	Metas.
	
	C
	Objetivo geral.
	
	D
	Objetivos específicos.
Você acertou!
De acordo com a sua abrangência, os objetivos podem ser gerais ou específicos. Os objetivos gerais indicam uma ação muito ampla sobre o projeto, enquanto os específicos procuram descrever as ações pormenorizadas e os mecanismos necessários para a consecução do geral. O objetivo geral, portanto, deve caracterizar de forma precisa o que pretendemos com o projeto proposto, enquanto os objetivos específicos devem traduzir como o trabalho será implementado, ou seja, devem sequenciar o caminho a ser percorrido pelo elaborador do projeto, desde o enfoque do referencial teórico que dará suporte à pesquisa, passando pela indicação da proposta de como serão produzidos os dados e chegando à definição dos resultados esperados. (CONSALTER, 2012, p. 80) 
Questão 7/10
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado. Sobre projetos, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I.              Quase 100% dos projetos são concluídos. 
II.            Os projetos, em geral, seguem à risca o orçamento inicialmente previsto. 
III.           Mais de 50% dos projetos mudaram de escopo no decorrer da implantação.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
Você acertou!
Fatos sobre projetos – 95% dos projetos não são concluídos; os projetos, em média, ultrapassam 114% do orçamento inicialmente previsto; mais de 50% dos projetos mudaram de escopo no decorrer da implantação. (Slides Aula 1)
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Questão 8/10
As decisões de investimento devem ter seus objetivos definidos claramente e sua duração e tamanho predeterminados, pois precisamos considerar aspectos como a escassez de capital relativa aos demais fatores de produção. Sobre a decisão de investimento com base em projetos de investimento,assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os projetos de investimento são detalhados o suficiente para dar segurança ao decisor na hora de decidir, já que apresentam o cenário exato que será encontrado.
	
	B
	Os projetos de investimento em nada ajudam o decisor, pois sabemos que projetos são furados.
	
	C
	Os projetos de investimento permitem que qualquer pessoa tome uma decisão de investimento na organização, visto que não é preciso análise frente ao exposto no projeto.
	
	D
	Os projetos de investimento conseguem apenas melhorar a tomada de decisão, diminuindo o nível de incerteza.
Você acertou!
Como afirmam Souza e Clemente (1998, P. 145), “Os projetos de investimento, geralmente, conseguem apenas melhorar a tomada de decisão, diminuindo o nível de incerteza. De qualquer forma, a avaliação da situação de risco, em si, constitui importante informação para a tomada de decisão”. (CONSALTER, 2012, p. 48)
Questão 9/10
A seleção de projetos de investimento deve ser feita tendo-se em vista o plano de crescimento da empresa e deve considerar a existência de projetos rentáveis. No plano de crescimento da empresa, cada projeto é avaliado por meio da análise de sua rentabilidade potencial. 
Sobre o projeto de investimento considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I.              No projeto de investimento estimamos as necessidades totais de capital fixo e de capital de trabalho para a execução do projeto. 
II.            No projeto de investimento, as necessidades de capital fixo e de capital de trabalho devem ser inseridas em um cronograma financeiro preparado durante a elaboração do projeto. 
III.           Diante de um projeto de investimento bem feito o decisor não precisa ter medo de decidir, pois sabe exatamente o que irá acontecer.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
No projeto de investimento, de forma geral, estimamos as necessidades totais de capital fixo e de capital de trabalho para a execução do projeto, que são inseridas em um cronograma financeiro preparado durante a elaboração do projeto. Considerando que o investimento é apenas um projeto e como os valores monetários de seu fluxo de caixa são estimativas, é necessário cautela no momento de decidir. (CONSALTER, 2012, p. 48)
Questão 10/10
Na elaboração dos projetos, existem algumas etapas que devem ser apresentadas. Essas partes devem ser coerentes e compatíveis entre si, com possibilidade de comprovar suas viabilidades. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a finalidade da etapa da Introdução.
	
	A
	Parte do processo de planejamento que deve estar presente durante a elaboração e implementação do projeto desde a fase inicial até a fase final.
	
	B
	Permite o conhecimento da realidade na qual o projeto está inserido, pois é o levantamento da situação atual.
	
	C
	Tem a finalidade de informar ao leitor do que exatamente trata o projeto, a razão pelo qual foi escrito e o que se espera em termos de resultados.
Você acertou!
Na introdução o projeto é apresentado como um todo, sem detalhes. Ela tem a finalidade de informar ao leitor do que exatamente trata o projeto, a razão pela qual foi escrito e o que se espera em termos de resultados. (CONSALTER, 2012, p. 73)
	
	D
	O projeto deve ser iniciado pelos objetivos, deixando claro o resultado que se pretende atingir.

Continue navegando