Buscar

ECONOMIA - para estudar

Prévia do material em texto

ECONOMIA
1 - Nesse sistema predominam as regras de mercado com atuação mais intensa do setor público para melhorar a distribuição da renda, promover a equidade e reduzir as instabilidades no nível de produção e emprego por meio da utilização ativa da política econômica.   Assinale a alternativa que indica corretamente o sistema econômico descrito anteriormente.
	
	A
	ECONOMIAS DE MERCADO
	
	B
	DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	
	C
	ECONOMIAS CENTRALMENTE PLANIFICADAS
	
	D
	SISTEMAS MISTOS
2 - Um sistema econômico pode ser considerado o formato da sociedade em aspectos político, jurídico e socioeconômico, por meio do qual se busca atingir o objetivo de melhoria do bem-estar. Os elementos básicos que compõem esse sistema são: fatores de produção, unidades consumidoras ou famílias, unidades produtoras ou firmas e instituições.   Assinale a alternativa que indica corretamente o elemento descrito abaixo.   É o conjunto de recursos produtivos, representados por máquinas, equipamentos, ferramentas, terra cultivável, energia e mão de obra, aqui agrupados em duas categorias genéricas: capital e trabalho.
	
	A
	UNIDADES CONSUMIDORAS OU FAMÍLIAS
	
	B
	UNIDADES PRODUTORAS OU FIRMAS (EMPRESAS)
	
	C
	INSTITUIÇÕES
	
	D
	FATORES DE PRODUÇÃO
3- A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque das Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época.   Assinale a alternativa que indica corretamente a fase da evolução do pensamento econômico descrita a seguir.   Enquanto na Antiguidade, o pensamento econômico estava subordinado à filosofia, à política, à moral cristã e aos usos e costumes (normas consuetudinárias), nessa fase, as novas ideias mercantilistas voltam-se para o nacionalismo e a autossuficiência. Adotando uma visão estática do mundo, esse conjunto de práticas levou as nações a um permanente estado de guerra, com estrita regulamentação da atividade produtiva. A acumulação de reservas em metais preciosos é, aqui, o objetivo principal, razão da busca permanente de superávits comerciais.
	
	A
	Escola neoclássica
	
	B
	Fase pré-científica (até 1750)
	
	C
	Fase científica (1750 a 1870)
	
	D
	Marxismo
4 - A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios econômicos. Assinale a alternativa que define corretamente o princípio ‘pessoas enfrentam trade-offs’.
Quando, por exemplo, o preço da uva aumenta, as pessoas tendem a comer outras frutas em razão de seu alto custo. Ao mesmo tempo, produtores de uva decidem contratar mais pessoas e aumentar a área destinada à produção desse alimento, pois o benefício para a sua venda aumentou.
Predominam hoje, mundialmente, as economias cujas decisões são descentralizadas (característica das economias capitalistas de mercado), em que milhões de consumidores e de empresas interagem com base em interesses próprios, orientados pelos preços. As economias dos países comunistas, que operavam fundamentadas em decisões centralmente planificadas, entraram em colapso, representando uma importante mudança nas últimas décadas a nível mundial.
Resultado da escassez de recursos, um trade-off (a inevitabilidade das escolhas) reproduz o ditado popular de que ‘nada é de graça’. Diariamente, deparamo-nos com inúmeros desses casos, por exemplo, por meio dos seguintes questionamentos: como devemos utilizar o tempo, nosso recurso mais valioso? Estudando, passeando ou vendo TV? Onde devemos aplicar nosso salário? Comprando roupas ou investindo na poupança para adquirir um automóvel no final de ano?
Tomar decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Para avaliar corretamente a situação, precisamos estar cientes da exigência de custos implícitos (ocultos).
5 - Demanda é a quantidade de determinado bem/serviço que o consumidor deseja adquirir em determinado período, o que depende, principalmente: do preço do bem/serviço, do preço de outros bens/serviços, da renda do consumidor, do gosto/preferência do consumidor, de fatores sazonais e da disponibilidade de crédito e do cenário econômico.   A respeito da lei geral da demanda considere o quadro e o gráfico a seguir. Conforme indicado no quadro e no gráfico, o comportamento dos consumidores revela-se inversamente relacionado, no que diz respeito às quantidades demandadas e o preço de um bem, considerando-se que permanecem inalterados os demais fatores determinantes do preço, ou seja, a curva presente no gráfico, que representa a demanda do consumidor por um bem/serviço, é de inclinação descendente (declividade negativa), indicando que, a preços mais baixos, o indivíduo demanda mais mercadoria. Tal comportamento é condicionado pelas seguintes condições: efeito-substituição, efeito-renda, lei da utilidade marginal decrescente. Assinale a alternativa que descreve o efeito-substituição corretamente.
Têm como objetivo a geração de lucros por meio da produção de bens e serviços, mediante a combinação de capital e trabalho, sob a coordenação de um empresário.
À medida que o preço de uma mercadoria reduz, os consumidores passam a usá-la em substituição a mercadorias similares, cujos preços não foram alterados.
Uma redução no preço de determinada mercadoria aumenta o poder aquisitivo (a renda real dos consumidores), e isso lhes permite comprar mais unidades desse mesmo produto. Além de um estímulo ao consumo, o declínio do preço permite também o acesso ao mercado considerado de pessoas com menor poder aquisitivo.
Um indivíduo busca (demanda) determinado produto pela satisfação ou utilidade que ele oferece. Quanto mais unidades de uma mercadoria um indivíduo consumir por unidade de tempo, maior será a utilidade total. Embora esta aumente a utilidade marginal (extra), resultante do consumo de cada unidade adicional, diminui por saturação.
6 - À medida que as necessidades comerciais das sociedades tornaram-se mais sofisticadas, a moeda – instrumento facilitador das transações – evoluiu, mantendo características físicas próprias. Principais características da moeda: a) divisibilidade – o fracionamento da moeda permite que as transações sejam realizadas sem custos adicionais; b) durabilidade – a aceitação da moeda não prejudica o último detentor; c) dificuldade de falsificação – aumenta a confiança; d) transportabilidade – facilita as trocas e não impõe custos adicionais. O desenvolvimento tecnológico no campo da informática e telecomunicações viabilizou o dinheiro virtual na forma de cartões de débito automático e em processos de transferências eletrônicas, fator de grande relevância na redução dos custos operacionais e no aumento da segurança.
TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 122-123.
A partir do texto acima e demais informações do livro base, analise as afirmações seguintes e escolha as Verdadeiras e as Falsas
I - (  V  ) No seu processo de evolução, as moedas foram sendo adaptadas e atualizadas. No Brasil isso ocorreu várias vezes ao longo do século XX; DE 1967 A 1994 – cruzeiro, cruzeiro novo, cruzeiro, cruzado, cruzado novo e real)
II - (  V) Cuidar bem das moedas contribui com a economia do país porque, sendo duráveis, elas não precisam ser substituídas, o que barateia custos; (DURÁVEL no sentido de que não se destrua ou se deteriore, a indestrutibilidade e a inalterabilidade são obstáculos à sua falsificação)
III - (   ) Nos Estados Unidos e na Europa, como tem menos problemade segurança, o uso de cartões de crédito/débito/transferência não é importante ;
IV - (   ) A tecnologia que permitiu o uso de cartões, caixas eletrônicos, débitos automáticos, pagar via internet, beneficiou a todos mas, sobretudo, os bancos.
Agora, marque a sequência correta
	
	A
	V, V, F,V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	F, V, F, V
	
	D
	V, V,F, V
	
	E
	F, F, V, F
7 - Comércio nacional e internacional
Até meados do século XVIII predominavam as sociedades agrícolas. As manufaturas, quando existentes, tinham caráter doméstico, sobretudo, limitado ao setor têxtil. O comércio internacional era dominado pela visão estática, no sentido de que o poder nacional e sua principal riqueza estavam ligados ao entesouramento de metais preciosos, capazes de financiar um estado de guerra permanente. Esse objetivo somente era possível por meio de superávits comerciais, o que sujeitava a atividade à estrita regulamentação e estatização.
 TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 138.
A partir deste texto e demais informações do livro-base, analise as afirmativas seguintes e escolha a opção correta:
I - ( V  ) Nas sociedades agrícolas, até meados do século XVIII, podemos dizer que a economia dependia do campo e havia pouca circulação de moedas e mercadorias;
II - ( V  )  Ainda pensando nas sociedades agrícolas podemos dizer que a produção de mercadorias fora do campo era limitada e, era feita nas manufaturas;
III - ( F ) A preocupação principal dos governantes nas sociedades agrícolas era a de controlar o valor e a circulação das moedas de papel;
IV - ( V  ) Nas sociedades agrícolas uma das atividades principais da economia estava voltada para o acúmulo de riquezas, que era representado pelos metais preciosos.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e IV, apenas
	
	B
	Afirmativas  I, II e IV, apenas
	
	C
	Afirmativas I, II e III, apenas
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas
	
	E
	Afirmativa IV, apenas
 
8 - Em um restaurante, supermercado ou cinema, o dever de quem está obtendo a mercadoria e/ou serviço é fazer o pagamento de acordo com a unidade de conta fixada a princípio. O valor monetário que é estabelecido em todos os contratos expressa a ideia de que o valor da quantidade de moeda que é capaz de liquidar a dívida estabelecida em uma determinada data futura possui a mesma capacidade de compra no momento presente, ou seja, à vista. Dessa forma, enquanto representação de valor, a moeda deve ser estável e, consequentemente, pode tornar-se reserva de valor. Essa função permite ao detentor de moeda a possibilidade de reter recursos pelo tempo que julgar conveniente, sem que isso lhe imponha custos adicionais.
TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 120.
A partir do texto acima e demais informações do livro base, analise as afirmações seguintes e escolha as Verdadeiras e as Falsas
I - (  v  ) Como nossa moeda é o real, ao pagarmos nossas contas no cinema, supermercado ou restaurante, só podemos fazer na moeda de nosso país; ? cabe ao comerciante aceitar ou não – custo forçado, por lei é
II - ( v  ) Mesmo que a gente não conheça o contrato assinado entre a prefeitura e o dono do ônibus, sabemos que temos que pagar certo valor para usar o ônibus;
III - (  ) Se emprestarmos dinheiro de um compadre nosso por algum motivo, sabemos que o juro cobrado deixará o dinheiro dele valendo o mesmo tanto depois de um ano;
IV - (   ) O juro, apesar de repor o valor real do dinheiro ao longo do tempo, do ponto de vista do comportamento, é imoral e, portanto, ilegal.
Agora, marque a sequência correta
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, V, V, V
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, V,V, F
9 - Envolvendo múltiplos fatores de ordem econômica, política, social, geográfica e histórica, o processo de desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade. Requer de forma genérica, alguns fatores econômicos estratégicos, sobressaindo-se também o importante papel do Estado como coordenador e indutor do processo. Assinale a alternativa que indica corretamente qual fator estratégico é comentado a seguir.   Significa o aumento da produtividade decorrente do melhor uso dos recursos disponíveis.
	
	A
	Acumulação de capital
	
	B
	Progresso tecnológico
	
	C
	Adequada gestão macroeconômica
	
	D
	Eficiência produtiva e organizacional
10 - Na contemporaneidade, uma característica importante dos documentos é o formato digital, desde a sua concepção e passando pelo processo de transformação de documentos físicos em digitais. Isto traz facilidade ao profissional de secretariado, tanto no que se refere à produção quanto à distribuição e ao acesso ao documento. Todavia, também exige um sistema de gestão eficiente e alinhado às necessidades de cada empresa. Um conceito bastante disseminado no meio da gestão de documentos é o de GED; que significa gestão eletrônica de documentos ou gerenciamento eletrônico de documentos. (Moraes e Oliveira, 2015, p. 192)
Com base neste contexto, nas aulas e no livro base da disciplina sobre o GED, analise as proposições abaixo e em seguida, assinale a opção correta:
I – Sistema de informação: armazena e fornece acesso à informação, diz respeito à aquisição de conhecimento. Tem como objetivo a aquisição e gestão de informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades de uma organização. CERTO
II – Sistema de gestão de documentos: apoia a utilização de documentos para a atividade em curso. Inclui indexação de documentos, gestão de armazenamento, controle de versões, integração direta com outras aplicações e ferramentas para recuperação dos documentos. CERTO
III – Sistema de gestão arquivística de documentos: é um conjunto de procedimentos e operações técnicas cuja interação permite a eficiência e a eficácia na produção, tramitação, uso, avaliação e destinação (eliminação ou guarda permanente) de documentos arquivísticos correntes e intermediários de uma organização. CERTO
	
	A
	Somente I é correta
	
	B
	Somente I e II são corretas
	
	C
	Somente I e III são corretas
	
	D
	Somente II e III são corretas
	
	E
	Todas as proposições são corretas
	
11 - Crescimento versus desenvolvimento econômico
 Informação I - A ideia de crescimento econômico coincide com o advento do capitalismo como sistema econômico dominante, em meados do século XVIII, introduzindo contínuas mudanças tecnológicas e acumulação de capital.
Entretanto
Informação II - Embora a maioria das nações apresente crescimento econômico em longo prazo, as taxas de crescimento são diferentes de um país para outro. Com taxa de crescimento de 1% ao ano, a renda per capita duplica em 70 anos mas, se o crescimento for de 5% ao ano, a duplicação levará apenas 15 anos. Como o Brasil cresceu mais que 5% ao ano, em média, nas últimas três décadas, nossa renda per capita alcançou a dos países desenvolvidos.
TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 160.
	
	A
	As afirmações I e II são proposições que se contradizem;
	
	B
	A afirmação I é verdadeira e a II é falsa;
	
	C
	As duas afirmações são corretas e complementares;
	
	D
	A afirmação II contradiz o que diz a afirmação I.
12 - Envolvendo múltiplos fatores de ordem econômica, política, social, geográfica e histórica, o processo de desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade. Requer de forma genérica, alguns fatores econômicos estratégicos, sobressaindo-se também o importante papel do Estado como coordenador e indutor do processo. Assinale a alternativa que indica corretamente qual fator estratégico é comentado a seguir. 
Seu financiamento exige nível adequado de poupanças (internas e/ou externas).
	
	A
	Acumulação de capital 
	
	B
	Progresso tecnológico
	
	C
	Adequada gestão macroeconômica
	
	D
	Eficiência produtiva e organizacional13 - Envolvendo múltiplos fatores de ordem econômica, política, social, geográfica e histórica, o processo de desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade. Requer de forma genérica, alguns fatores econômicos estratégicos, sobressaindo-se também o importante papel do Estado como coordenador e indutor do processo. Assinale a alternativa que indica corretamente qual fator estratégico é comentado a seguir.   
Englobam políticas fiscais, monetária, cambial e comercial coerentes que visam minimizar a ocorrência de desequilíbrios macroeconômicos e instabilidades causadas por déficit no orçamento do setor público, inflação e desajustes nas contas externas.
	
	A
	Acumulação de capital 
	
	B
	Progresso tecnológico
	
	C
	Adequada gestão macroeconômica pag:163
	
	D
	Eficiência produtiva e organizacional 
14 - Envolvendo múltiplos fatores de ordem econômica, política, social, geográfica e histórica, o processo de desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade. Requer de forma genérica, alguns fatores econômicos estratégicos, sobressaindo-se também o importante papel do Estado como coordenador e indutor do processo. Assinale a alternativa que indica corretamente qual fator estratégico é comentado a seguir.   
Significa o aumento da produtividade decorrente do melhor uso dos recursos disponíveis.
	
	A
	Acumulação de capital 
	
	B
	Progresso tecnológico
	
	C
	Adequada gestão macroeconômica
	
	D
	Eficiência produtiva e organizacional 
15 - Envolvendo múltiplos fatores de ordem econômica, política, social, geográfica e histórica, o processo de desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade. Requer de forma genérica, alguns fatores econômicos estratégicos, sobressaindo-se também o importante papel do Estado como coordenador e indutor do processo. Assinale a alternativa que indica corretamente qual fator estratégico é comentado a seguir.   
É decorrente de investimentos em educação e pesquisas para o desenvolvimento científico.
	
	A
	Acumulação de capital
	
	B
	Progresso tecnológico
	
	C
	Adequada gestão macroeconômica
	
	D
	Eficiência produtiva e organizacional
16 - Banco Central e oferta de moeda
Informação I
A evolução das moedas e das economias internacionais possibilitaram o surgimento de Bancos Centrais. A emissão primária de moeda pelo Banco Central decorre de suas operações ativas típicas da autoridade monetária: a) compra e venda de moeda estrangeira – operações com exportadores e importadores; b) financiamento do Tesouro Nacional para cobertura dos gastos do governo; c) compra e venda de títulos públicos federais para controle da quantidade de moeda em circulação; d) como ‘emprestador’ de última instância para os bancos comerciais, para financiar necessidades imediatas de caixa.
Entretanto
Informação II
Os Bancos Centrais só apareceram quando as economias dos países necessitaram dos mesmos. Para termos uma ideia, o Banco Central na Holanda foi criado em 1814, na Inglaterra, em 1844, na França em 1876, na Alemanha em 1897, nos Estados Unidos em 1926 e no Brasil em 1964.
TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 125.
	
	A
	As afirmações I e II são proposições que se contradizem;
	
	B
	A afirmação I é verdadeira e a II é falsa; 
	
	C
	As duas afirmações são corretas e complementares; 124.eco
	
	D
	A afirmação II contraiz o que diz a afirmação I.
17 - A moeda no dia a dia das pessoas
Assim como a família é a instituição mais importante da vida social ou o Estado da vida política, a moeda é a mais importante da economia capitalista. Dotada de grande mobilidade, permite a propriedade impessoal e anônima, além de viabilizar a produção e a troca de mercadorias. Permite também que as transações sejam concluídas em tempos diferentes, separando compra e venda. A moeda torna ainda as trocas mais baratas e eficientes, fazendo com que a sociedade possa utilizar seu tempo e esforço para objetivos mais importantes.
 
TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 120.
A partir deste texto e demais informações do livro-base, analise as afirmativas seguintes e escolha a opção correta:
I - (   ) Podemos considerar como práticas diárias da facilidade da moeda: o troco ao pagar o ônibus, ao comprar o pão, ao pagar o almoço no restaurante...;
II - (   ) Por se tratar de moedas “fictícias”, “invisíveis”, os cartões de crédito e débito, sobretudo os cartões internacionais, não são considerados moedas;
III - (   ) Outra característica da moeda é sua impessoalidade e anonimato, ou seja, o real (nossa moeda) é aceito em todo lugar do Brasil e por todas as pessoas;
IV - (   ) Para facilitar ainda mais as trocas, atualmente, além da moeda em papel (ou metal - valores menores), temos os cheques e os cartões de crédito/débito.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas
	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas
	
	C
	Afirmativas  I, III e IV, apenas pag. 120/121 eco
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas
	
	E
	Afirmativa IV, apenas
18 - À medida que as necessidades comerciais das sociedades tornaram-se mais sofisticadas, a moeda – instrumento facilitador das transações – evoluiu, mantendo características físicas próprias. Principais características da moeda: a) divisibilidade – o fracionamento da moeda permite que as transações sejam realizadas sem custos adicionais; b)durabilidade – a aceitação da moeda não prejudica o último detentor; c) dificuldade de falsificação – aumenta a confiança; d) transportabilidade – facilita as trocas e não impõe custos adicionais. O desenvolvimento tecnológico no campo da informática e telecomunicações viabilizou o dinheiro virtual na forma de cartões de débito automático e em processos de transferências eletrônicas, fator de grande relevância na redução dos cusstos operacionais e no aumento da segurança.
TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 122-123.
A partir do texto acima e demais informações do livro base, analise as afirmações seguintes e escolha as Verdadeiras e as Falsas
I - (    ) No seu processo de evolução, as moedas foram sendo adaptadas e atualizadas. No Brasil isso ocorreu várias vezes ao longo do século XX;
II - (   ) Cuidar bem das moedas contribui com a economia do país porque, sendo duráveis, elas não precisam ser substituídas, o que barateia custos;
III - (   ) Nos Estados Unidos e na Europa, como tem menos problema de segurança, o uso de cartões de crédito/débito/transferência não é importante ;
IV - (   ) A tecnologia que permitiu o uso de cartões, caixas eletrônicos, débitos automáticos, pagar via internet, beneficiou a todos mas, sobretudo, os bancos.
Agora, marque a sequência correta
	
	A
	V, V, F,V pag.122/123 eco
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	F, V, F, V 
	
	D
	V, V,F, V
	
	E
	F, F, V, F
19 - Em uma sociedade primitiva sem moeda e baseada no escambo (troca direta de um bem por outro), o tempo para concretizar-se uma transação comercial é muito longo, com enorme desgaste de diversos aspectos. Imagine esta situação: diante de uma chuva repentina e inesperada, se você necessitasse adquirir um guarda-chuva e pudesse dispor de apenas uma peça de roupa excedente (por exemplo, um agasalho), teria que encontrar alguém que tivesse um guarda-chuva excedente e desejasse trocá-lo por um agasalho com qualidades semelhantes às do seu. Esse tipo de coincidência mútua e complementar de necessidades pode ocorrer, mas evidentemente é rara e submete os participantes a grandes dificuldades.
TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 120.
A partir deste texto e demais informações do livro-base, analise as afirmativas seguintes e escolha a opção correta:
I - ( ) Atualmente, no Brasil a moeda corrente é o Real (R$). No entanto, se duas pessoas trocarem dois objetos podemos dizer que ainda estão fazendo escambo;II- ( )  Podemos afirmar que a moeda – ao permitir a troca de qualquer mercadoria por qualquer outra – agilizou o funcionamento do comércio e da economia;
III( ) As moedas, ao longo da história, apresentaram-se de diversas maneiras: sal, ouro, prata, papel... Hoje em dia, o papel moeda está transitando para o cartão de plástico;
IV - ( ) As moedas, uma vez estabelecidas em cada país e aceitas pelas respectivas populações são válidas. Qualquer moeda hoje pode ser usada no mundo inteiro.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e IV, apenas
	
	B
	Afirmativas  I, II e IV, apenas
	
	C
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas
	
	E
	Afirmativa IV, apenas
20 - Durante muitos anos do período pós-Segunda Guerra, a economia brasileira apresentou vigorosas taxas de crescimento. A partir da década de 1980, porém, ela passou a demonstrar resultados insatisfatórios, com repercussões negativas sobre a ocupação de mão de obra. Analise as afirmativas apresentadas em sequência enquanto possíveis causas desse baixo desempenho.       
 I  Inadequada gestão macroeconômica  
II.  Desequilíbrios nas contas externas    
III.  Cambio estável  
IV.  Déficits no orçamento público  
V. Baixas taxas de inflação
VI.  Descontinuidades provocadas por uma violenta modificação nos padrões tecnológicos e organizacionais das empresas, entre outras. Assinale a alternativa que indica corretamente quais das afirmativas podem ser consideradas como verdadeiras enquanto causas desse baixo desempenho.
	
	A
	Apenas I, II, IV e VI – Pág. 101 Economia
	
	B
	Apenas I, III e V
	
	C
	Apenas I, II e VI
	
	D
	Apenas IV e V
21- As despesas de consumo pessoal são determinadas pelo nível da renda pessoal disponível. À medida que sua renda disponível aumenta, os consumidores ampliam seus gastos de consumo. Depreende-se ainda que, quando há elevação dos demais componentes da demanda agregada, como investimentos, gastos do governo, ou exportações, a renda sofre incremento, o que resulta em um novo aumento do consumo, e assim sucessivamente.   Assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de renda pessoal disponível.
	
	A
	Renda acrescida dos tributos
	
	B
	Renda multiplicada pelos tributos
	
	C
	Renda menos tributos – Pág. 105 Economia 
	
	D
	Renda dividida pelos tributos
22 - Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito definido a seguir.   É a parcela da renda nacional não gasta em bens de consumo que pode financiar um investimento, o qual é definido com o acréscimo ao estoque de capital.
	
	A
	Dívidas
	
	B
	Divisas
	
	C
	Taxa de juros
	
	D
	Poupança – pág. 107 Economia
23 - A análise macroeconômica e a formulação de políticas utilizam dados necessários para monitorar a economia como um todo. Os sistemas de contabilidade nacional (ou contabilidade social) avaliam os dados macroeconômicos agregados (nível de produção, emprego, renda etc.), registrando de forma sistemática as transações realizadas no país. Enquanto a teoria macroeconômica estabelece relações funcionais para valores teóricos e planejados, antecipando o que pode ocorrer (I), o sistema de contas nacionais procura medir os principais agregados, com base em valores já realizados.   
Assinale a alternativa que indica corretamente a expressão (I) que caracteriza as relações funcionais estabelecidas pela teoria macroeconômica.
	
	A
	Ante post
	
	B
	Post ante
	
	C
	Ex ante
	
	D
	Ex post
24 - Assinale a alternativa que contem informações corretas sobre a teoria clássica.
	
	A
	A teoria clássica assegura que a demanda agregada nunca será igual à oferta agregada, sendo esta determinada pela capacidade instalada, que por sua vez, refere-se à quantidade e à qualidade dos insumos de capital e de trabalho.
	
	B
	A teoria clássica assegura que a demanda agregada será sempre igual à oferta agregada, sendo esta determinada pela capacidade instalada, que por sua vez, refere-se à quantidade e à qualidade dos insumos de capital e de trabalho.
	
	C
	A teoria clássica assegura que a demanda agregada será quase sempre igual à oferta agregada, sendo esta determinada pela capacidade instalada, que por sua vez, refere-se à quantidade e à qualidade dos insumos de capital e de trabalho.
	
	D
	A teoria clássica assegura que a demanda agregada será sempre igual à oferta agregada, sendo esta determinada pela capacidade instalada, que por sua vez, refere-se somente à quantidade dos insumos de capital e de trabalho.
25 - Tendo em vista que o mercado, por meio de um sistema de preços, não consegue cumprir adequadamente algumas funções, cabe ao setor público realizar algumas tarefas. Assinale a alternativa que indica corretamente a tarefa descrita a seguir.   Fornecer bens e serviços que não tenham sido produzidos satisfatoriamente pelo setor privado (saneamento e segurança, por exemplo).
	
	A
	Função alocativa
	
	B
	Função distributiva
	
	C
	Função estabilizadora
	
	D
	Resultado nominal
 26 - Também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, esses podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calças jeans etc. Dessa maneira, ao contrário do que acontece com a concorrência perfeita, é possível aproximar-se da realidade. Nessa estrutura clássica de mercado, cada instituição vende uma marca ou uma versão de determinado produto, que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação.   Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado definida anteriormente.
	
	A
	Oligopólio
	
	B
	Concorrência monopolística
	
	C
	Concorrência perfeita
	
	D
	Monopólio
27 - É uma estrutura de mercado caracterizada pela existência de reduzido número de produtores – os quais competem entre si –, sendo obstruída a entrada de novas empresas, geralmente em virtude do elevado volume de capital exigido, ante a escala mínima de operação muito elevada. Nesses casos, a mercadoria pode ser diferenciada ou não.   Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado definida acima.
	
	A
	Concorrência monopolista/monopolística
	
	B
	Oligopólio
	
	C
	Concorrência perfeita
	
	D
	Monopólio

Continue navegando