Buscar

AULA 07 COMERCIO EXTERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 07 – COMERCIO EXTERIOR
CONDIÇÕES DE VENDAS - INCOTERMS 2010 
Nesta aula, você irá:
Nesta aula, você irá entender as condições de venda firmadas entre importador e exportador, relacionando as responsabilidades assumidas contratualmente por ambos os players comerciais.
Introdução
Esta aula propõe-se a apresentar ao aluno os INCOTERMS 2010, elaborados a cada década pela CCI (Câmara de Comércio Internacional), e sua importância na organização do Comércio Internacional.
INCOTERMS (Versão 2010)
A padronização das fronteiras de responsabilidades assumidas entre importadores e exportadores deixa internacionalmente mais inteligível a contratação de serviços adicionais, como o frete e o seguro internacionais.
Daí a necessidade da codificação dessas modalidades de vendas, fixando direitos e deveres para os players do comércio internacional. Essa codificação foi elaborada pela CCI (Câmara de Comércio Internacional) e chamada de INCOTERMS, que sofre uma revisão em sua estrutura a cada década.
Os Incoterms (International Commercial Terms) definem os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador. Eles estão incluídos na fatura comercial, no contrato de compra e venda e estabelecem um padrão de definições de regras e práticas usuais, neutras, imparciais e de caráter uniformizador.
O objetivo dos Incoterms é oferecer diversas opções de regras internacionais para a interpretação dos termos comerciais usuais no comércio internacional.
A padronização desses termos nas operações de comércio exterior minimiza a insegurança nas interpretações das responsabilidades assumidas, uma vez que determina, precisamente, o momento de transferência de obrigações, seja no custo, seja no risco.
A utilização dos Incoterms facilita o entendimento entre o exportador (vendedor) e o importador (comprador), quanto às obrigações necessárias para viabilizar a logística de entrega da mercadoria, objeto da transação comercial, até o local de destino final da embalagem, transportes internos, tratamento administrativo, fiscal e tributário, movimentação em terminais, transporte e seguro internacionais, despesas alfandegárias, entre outras coisas.
Como a CCI é um organismo internacional de origem privada, não poderia impor essa padronização, porém propô-la para o melhor entendimento entre importador e exportador, quanto às tarefas necessárias para deslocamento da mercadoria do local de procedência até o local de destino final para o consumo ou revenda.
É indispensável ao operador do COMEX o domínio dos Incoterms para que o vendedor possa incluir todos os seus gastos nas transações em Comércio Exterior e o comprador possa negociá-los. Os Incoterms estão limitados ao contrato de compra e venda internacional, não devendo ser utilizados nas atividades internas de cada país.
1 - História e aplicação dos Incoterms
A primeira edição dos Incoterms foi em 1936, pela Câmara Internacional do Comércio – CCI, com sede em Paris.
A CCI interpretou e consolidou as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comércio internacional até aquele momento.
Depois disto, vários aperfeiçoamentos do texto original foram produzidos, sempre com foco nas mudanças do processo negocial e logístico, sendo que o último absolveu a maior parte das alterações. A última versão publicada do Incoterms é do ano de 2000.
A utilização dos Incoterms é feita por intermédio dos 11 termos (siglas), que são chamados de condições de venda e que são mundialmente reconhecidos por importadores e exportadores. Eles são divididos em quatro grupos, o que facilita o entendimento e a definição de cada um.
Representados por siglas de três letras, os termos internacionais de comércio simplificam os contratos de compra e venda internacional, ao contemplarem os direitos e as obrigações mínimas do vendedor e do comprador quanto às tarefas adicionais ao processo de elaboração do produto. Por isso, são também denominados "Cláusulas de Preço", pelo fato de cada termo determinar os elementos que compõem o preço da mercadoria, adicionais aos custos de produção.
2 - Significado jurídico
Após agregados aos contratos de compra e venda, os Incoterms passam a ter força legal, com seu significado jurídico preciso e efetivamente determinado. Assim, simplificam e agilizam a elaboração das cláusulas dos contratos de compra e venda.
3 - Quadro Resumo dos Incoterms
4 – Definição dos Incotemrs
EXW – O termo EXW ou Ex-Works é a forma de comercio exterior onde o vendedor assume a menor responsabilidade na movimentação e transporte da mercadoria.
 FCA – O termo FCA – Free Carrier, ou, em português, livre no transportador, é um termo usado quando o vendedor entrega a mercadoria ainda no seu país.
FOB – Quando o contrato comercial pede o INCOTERM FOB – Free on Board, o vendedor deve entregar a mercadoria dentro do navio que fará o transporte principal
FAS – Considerando a facilidade do vendedor em fazer o desembaraço da mercadoria em seu próprio país, existe o INCOTERM FAS – Free Along Ship ou livre ao lado do navio.
CFR – CIF – CPT – CIP – Quando um termo começa com a letra “C”, o comprador deve saber que o transporte principal será feito pelo vendedor, independente de quem vai arcar com os riscos. 
 DAT DAP – DDP - Essa é a modalidade mais cômoda para quem compra, pois, independente do termo escolhido, se iniciado com a letra “D”, de “delivery”, a mercadoria será entregue na casa, ou no local indicado pelo comprador no momento da compra.
Aula 7: Condições de vendas – INCOTERMS 2010
Nesta aula, você:
Conheceu as fronteiras de responsabilidades impostas pela escolha da condição de venda vinculada ao INCOTERM 2010.
 
Na próxima aula, você estudará sobre os assuntos seguintes:
Os Pagamentos Internacionais.
As Práticas Cambiais nas Importações e Exportações.
As formas e prazos de pagamentos disponíveis aos players comerciais.

Outros materiais