Buscar

AULA 11 DOS LEGADOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DOS LEGADOS
Definição
Definição: é a atribuição de certo bem a outrem, por meio testamentário, a título singular.
O testador (legante), por meio do testamento, deixa um bem determinado (legado) a uma pessoa determinada (legatário). 
É uma sucessão a título individual: o legatário recebe um bem estipulado previamente. O bem deve ser absolutamente discriminado e especificado. Deve ser lícito, possível e passível de alienação.
O direito ao legado não se transmite aos herdeiros do legatário. Contudo, caso o legatário morra após a morte do legante e antes de exercer o direito de pedir, este sim será transmitido a seus herdeiros que podem pedir, ou não, o legado.
Legado Precípuo: também chamado de prelegado, é o legado instituído em favor de alguém que já seja herdeiro necessário.
Espécies de Legados
Quanto a modalidade:
I - Puro e Simples - não está sujeito a qualquer evento, ocorrendo automaticamente .
Aberta a sucessão com a morte do testador, havendo legado, ao legatário não se aplica o princípio de saisine (1784), adquirindo a propriedade imediata apenas das coisas certas e existentes no espólio (1923). Quanto a posse deverá pedir (sentido técnico = ter direito a requisitar) o bem ao legante (§ 1º, 1923). 
O direito ao legado não se transmite aos herdeiros do legatário. Contudo, caso o legatário morra após a morte do legante e antes de exercer o direito de pedir, este sim será transmitido a seus herdeiros que podem pedir, ou não, o legado.
Espécies de Legados
II - Condicionado - pode ser subdivido:
1. Condição - condicionado a um evento futuro e incerto. Pode ser uma condição suspensiva (direito suspenso até a ocorrência do evento) ou condição resolutiva (direito exercido até o momento da ocorrência).
2. Termo - condicionada a evento futuro e certo. Pode ser termo inicial (que inicia a eficácia do ato) ou termo final (que extingue a eficácia do ato).
3. Modal - legado como modo ou encargo. A ele aplicam-se as regras da doação com encargo.
Espécies de Legados
Quanto ao objeto:
A) legados de coisa:
I - Coisa alheia - é nulo o legado de coisa alheia (Artigo 1912). Contudo, há exceções:
1. A coisa legada não pertence ao testador, quando testou, e passou a ser depois do ato.
2. Testador ordena que o herdeiro instituído (não é válido para o herdeiro legítimo) entregue coisa de sua propriedade ao legatário (1935).
II - Coisa Comum - é o legado sobre uma co-propriedade ou condomínio, válido apenas na parte que pertence ao testador (1914).
III- Coisa Singularizada - coisa certa definida, individualizada por gênero, espécie e número. Caso o bem seja em quantidade inferior o legado perece no que exceder essa quantidade (1916).
IV - Coisa Certa (313).
V- Coisa Localizada - O legado também pode ser o de retirar algo de certo lugar, que valerá se neste for achada, salvo se removida a título transitório (1917)
Espécies de Legados
VI – Legado de Crédito - legado de dívida ativa (1918).
VII – Legado de Quitação de Dívida - testador deixa a remissão de uma dívida que o legatário tenha para com ele. O legado aperfeiçoa-se com a entrega do título (1918).
VIII - Legado de Alimentos - compreende alimentos, saúde, vestimenta, moradia e educação para menores. O testador pode atribuir um número de cotas. Os alimentos deixados por legado são impenhoráveis e alienáveis. Podem ter prazo determinado ou ser enquanto o legatário for menor. (1920).
IX – Legado de Usufruto - herdeiro tem o domínio da nua propriedade e o legatário o uso e os frutos (1921).
X – Legado de Imóvel – não se incorporam as novas aquisições, ainda que contiguas, porém caso tenha benfeitorias feitas pelo testador depois do testamento, sejam quais forem sua classificação (necessárias, úteis ou voluptuárias), incorpora-se ao legado.
XI – Legado de Dinheiro – Só vencem juros a partir do dia em que o herdeiro se constitui em mora com a sua interpelação (1925)
Efeitos dos Legados Quanto as Modalidades
Pertencem ao legatário os frutos da coisa legada, desde a morte do testador, salvo pendente condição suspensiva ou termo inicial (1923, § 2º), salvo também no legado de dinheiro e de coisa incerta.
No legado de renda ou prestação periódica, estas correm da morte do testador (1926) e poderão ser exigidos uma vez encetado cada período (1927).
Coisa Incerta - a coisa é incerta, mas ao menos o gênero ou a espécie devem ser especificados. Será válido o legado mesmo que a coisa seja alheia. O direito de escolha, caso o bem não seja especificado cabe ao herdeiro e não ao legatário, guardando a regra do meio termo qualidade média (1929). Caso, segundo o testamento, a escolha caiba o legatário, pode escolher o melhor bem, todavia se a coisa não existir no espólio, deverá guardar a regra do meio termo entre as congêneres (1931). 
Legado Alternativo – A opção, no silêncio do testamento, cabe ao herdeiro (1932).
Responsabilidade Pelo Pagamento do Legado
O cumprimento do legado cabe herdeiros e se não houver, aos legatários, proporcionalmente ao que recebem (1934)
Se o testador incumbir determinados herdeiros para darem cumprimento ao legado, só estes o cumprirão, denominando-se onerados.
Despesas e riscos de entrega, salvo previsão testamentária diversa, correm por conta do legatário (1936), que recebe a coisa no estado em que estava na data da abertura da sucessão com os frutos e encargos (1937).
Caducidade do Legado
Conceito: Ineficácia de disposição testamentária válida por causa ulterior a sua facção.
A regra básica está expressa no Artigo 1939, que determina que caducará o legado se:
a) Testador modificar, depois do testamento, a coisa legada, a ponto de já não ter a forma, nem lhe caber a denominação que tinha. Exemplo: ouro é transformado em uma jóia.
b) Testador alienar, no todo, ou em parte, a coisa legada.
c) Coisa perecer, ou for evicta, sem culpa do herdeiro.
d) Legatário for excluído da sucessão por indignidade (Artigo 1595).
e) Legatário falecer antes do testador.
A estas situações legais, a doutrina acrescentou:
f) Legatário renuncia ao legado.
g) Incapacidade do legatário segundo previsto no Artigo 1719.
h) Revogação do legado.
i) Falecimento do legatário depois do testador, mas antes de cumprir condição imposta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando