Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO 
Mantenedora: CEI - Centro Educacional Integrado Ltda 
Credenciamento: Portaria Nº 1.368 de 27/10/2017, publicada no D.O.U. 30/10/17 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 CASO CLINÍCO I E II 
 
 
 
 
 
 
REBECCA BRASIL DE OLIVEIRA
 
 
 
 
 
 
TRABALHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
 
 	CAMPO MOURÃO 
2024 
 
 
 
 
 CASO CLÍNICO I E II
Caso clinico I e II, referente a disciplina de Estágio Supervisionado II, como requisito à obtenção de nota parcial da disciplina do curso de Enfermagem,
Professora: Letícia Pedroni Rizo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 CAMPO MOURÃO
2/2024
CASO CLÍNICO I
Anamnese
A.R.P, do sexo feminino, branca, 79 anos, viúva, do lar, aposentada, residente e domiciliada na Rua Beija flor, conjunto Cohapar em Campo Mourão, Paraná. Mora em casa de alvenaria, própria, com adequada condições de higiene, reside com 2 filhos.
Paciente é hipertensa, mas mantém controle por medicação, tem essa Úlcera Arterial em MIE há 11 anos , sendo ter melhorado em alguns anos de tratamento, esse ano retornou a úlcera novamente , realizado acompanhamento e curativo com a placa baitam, de 4 a 5 dias para fazer a troca , foi realizado a coleta de liquido na úlcera, foi mandado para biopsia, esta no aguardando o resultado
EXAME FISICO
 Ao exame físico apresentava consciente, orientada, com queixas álgicas no momento, couro cabeludo limpo, crânio simétrico, pupilas isocóricas e reagentes, respiração espontânea, em ar ambiente, fosseis nasais livres, cavidade oral limpa, dentição adequada, tórax simétrico, sem anormalidades, ä ausculta murmúrios vesiculares, abdômen globoso e flácido, sem anormalidades, MMSS livres sem alterações, eliminações presentes e adequadas. Extremidades aquecidas, MMII livres, MIE com lesão em região de e presença de edema ++/++++, gemente ao toque. SSVV: PA: 130/90, FC:90 bpm, SAT: 98 e T: 36,8 C.
DIAGNÓSTICO MÉDICO
Úlcera Arterial
DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
°Risco de síndrome do idoso frágil relacionado a equilíbrio prejudicado e fraqueza muscular.
°Risco de infecção relacionada a ulcera em contato com ambiente externo.
°Integridade da pele prejudicada relacionado a imobilidade prolongada.
°Risco de quedas evidenciados a deambulação prejudicada.
.
PREESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM
°Monitorar os SSVV sempre que necessário;
°Realizar limpeza e troca de curativos conforme prescrição médica;
°Realizar orientações a paciente e seu familiar sobre os cuidados em casa, e a importância da não retirada do curativo;
°Realizar medicações corretamente conforme prescrição médica;
°Elevar MMII de 3 em 3 horas, para prevenção de LPP;
° Hidratar os MMII com óleo de girassol, 3x ao dia;
RELATÓRIO DE ENFERMAGEM
26/08/2024 ás 9:00 hrs- Realizo visita domiciliar, paciente com queixas álgicas no local da úlcera, encontra-se sentada no sofá de sua residência, realizo antissepsia das mãos, calço luvas de procedimento, inicio a limpeza e desinfecção juntamente com a enfermeira e Acs, observa-se uma úlcera arterial,localizada em MIE, região do tornozelo, com presença de exsudato, fibrose, bordas irregulares e não aderidas, odor, aproximadamente 6cm de comprimento, 4cm de largura e 1cm de profundidade, utilizado placa baitam, após avaliação da enfermeira realizou a troca para a hidrogel solusite, em torno da ulcera ,foi realizado hidratação com óleo de girassol, após fechamento com compressa de gazes e ataduras, solicito cuidados e agendo diariamente visita domiciliar para realização de curativo.
MEDICAMENTOS DE USO DIÁRIO
Anlodipino 5mg- é indicado como medicamento de primeira escolha no tratamento de hipertensão e angina de peito, devido á isquemia miocárdica, falta de sangue no coração.
AAS 100mg- é um anti-inflamatorio não esteroidal, que age como analgésico, pra prevenir o infarto ou doença vascular.
Sinvastatina 40mg- é indicado para regular os níveis de colesterol LDL e HDL, e de substancias gordurosas chamadas triglicérides no sangue.
Atenolol 50mg- é um medicamento indicado para tratamento de hipertensão arterial;
Enalapril 10mg- é indicado para o controle de pressão alta ou para melhorar o desempenho do coração.
Úlcera Arterial
As úlceras arteriais são feridas na perna ou nos pés causadas, principalmente, pela má circulação sanguínea.Elas são mais frequentes em pessoas que têm Doença Arterial Periférica (DAP), que é uma condição na qual há um estreitamento ou bloqueio das artérias que transportam o sangue para as extremidades do corpo, como pernas e braços.
O aumento significativo na expectativa de vida da população e a constante exposição aos fatores de risco (p.ex.: Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus tipo 2, Tabagismo) são variáveis que corroboram para o aumento dos casos dessas patologias nos últimos anos
Tratamento
O tratamento das úlceras arteriais depende sempre da gravidade do problema, do histórico do paciente e da sua condição de saúde atual.Portanto, é fundamental a avaliação de um médico vascular ou de um profissional especialista em feridas, antes de iniciar qualquer tratamento.
Caso clinico II
Anamnese
E.C, do sexo masculino, branca,33 anos, solteiro,auxilio beneficiente, residente e domiciliado na rua Irma Adelaide, conjunto Mendes em Campo Mourão, Paraná. Mora em casa própria de alvenaria, sem condições de higiene, reside com seu pai, sua mãe faleceu de esquizofrenia ,era acamada, tem um irmão que mora na mesma cidade só que não ajuda adequadamente.
Paciente é esquizofrênico, sem controle , não usa medicamento correto, faz acompanhamento com o CAPS, foi internado durante 30 dias , ficou por um período bom, após meses voltou com crise, não aceita tratamento, pai não tem controle da situação, pois ele é agressivo e não faz uso dos medicamentos. 
EXAME FISICO
 Ao exame físico apresentava desorientado, sem comunicação, sem queixas álgicas no momento, couro cabeludo com sujetividade , crânio simétrico, pupilas isocóricas e reagentes, respiração espontânea, em ar ambiente, fosseis nasais livres, cavidade oral limpa, dentição prejudicada, tórax simétrico, sem anormalidades, ä ausculta murmúrios vesiculares, abdômen globoso e flácido, sem anormalidades, MMSS livres sem alterações, eliminações presentes e adequadas. Extremidades aquecidas, MMII e MMSS livre. SSVV: PA: 120/80, FC:90 bpm, SAT: 98 e T: 35,8 C.
DIAGNÓSTICO MÉDICO
 Esquizofrenia 
DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
° Risco de desequilíbrio nutricional caracterizado por alimentação irregular.
°Risco de suicídio evidenciado por históricos de transtornos.
°Relacionamento ineficaz relacionado á habilidade de comunicação ineficaz.
°Risco de isolamento social relacionado a comportamentos, alucinações.
°Falta de adesão ao tratamento caracterizado por não aceitar a medicação.
PREESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM
°Orientar o paciente sobre o uso da medicação correta e realizar conforme prescrição.
°Encaminhar para o apoio nutricional.
°Realizar visitas domiciliares 2x na semana.
°Fornecer apoio emocional ao paciente e familiar.
°Orientar o paciente sobre autocuidado pessoal.
RELATÓRIO DE ENFERMAGEM
27/08/2024 ás 10:00 hrs- Realizo visita domiciliar com enfermeira e ACS, paciente sem queixas álgicas, não estava consciente, encontra-se deitado em seu quarto, seu pai reclamou de não ter conseguido dormi a noite anterior, pois ele estava muito agitado, após muito insistir a enfermeira conseguiu com que ele tomasse a medicação macerada, pois ele questionava de não conseguir deglutir, foi orientado o pai a realizar medicação correta, mas o pai explica que quando ele esta com crise há mais dificuldade, foi encaminhado para o Ministério da Saúde para realizar visita, segue aos cuidados da equipe.
MEDICAMENTOS DE USO DIÁRIO
Salbutamol 100mcg- é um medicamento utilizado para crises asmáticas.
Haloperidol Decanoato 50mg- é um neuroléptico particularmente eficaz contra os sintomas produtivos das psicoses, delírios e alucinações.
Risperidona 1mg/ml- é um medicamento utilizado para tratar determinantes transtornos mentais, esquizofrenias, transtornobipolar.	
Acido Valproico 50mg/ml- é indicado para tratamento de convulsões entre crianças e adultos.
Clorpromazina 100mg- é um medicamento antipsicótico usado em distúrbios psiquiátricos .
Biperideno 2mg- é indicado para sintomas de rigidez, espasmos, inquietação.
Esquizofrenia
 É um conjunto de transtornos psiquiátricos, caracterizado por alterações no pensamento, emoções e comportamento, que pode ser causado por fatores genéticos, ambientais e alteração em neurotransmissores. Geralmente, a esquizofrenia se manifesta entre o final da adolescência e início da vida adulta em homens e mulheres.
Os sintomas de esquizofrenia podem variar de pessoa para pessoa, não havendo um sintoma específico desse transtorno, no entanto é possível que existam alucinações, delírios, fala desordenada e alteração no comportamento. Por isso, é recomendado que o psiquiatra seja consultado assim que forem notados sintomas.
O pensamento é desorganizado, com discurso errático, não orientado a um objetivo e que se desvia de um tópico para outro. O discurso pode variar de levemente desorganizado até incoerente e incompreensível. O comportamento bizarro pode incluir puerilidades, agitação e aparência, higiene ou conduta inapropriada. A catatonia é um exemplo extremo do comportamento bizarro, que compreende manter postura rígida e esforços para resistir a serem movimentados ou engajamento em atividade motora sem propósito e sem que ela tenha sido estimulada.
Tratamento 
O período entre o início dos sintomas psicóticos e o primeiro tratamento se correlaciona à rapidez da resposta do tratamento inicial e à qualidade da resposta ao tratamento. Quando tratados precocemente, os pacientes respondem de maneira mais rápida e completa. Sem o uso de fármacos antipsicóticas, após episódio inicial, 70 a 80% dos pacientes apresentam episódio subsequente durante os 12 meses seguintes. O uso continuado dos antipsicóticos pode reduzir a recidiva em 1 ano para cerca de 30% ou menos com os fármacos de ação prolongada. O tratamento é mantido por pelo menos 1 a 2 anos após o primeiro episódio. Se os pacientes estiveram enfermos por mais tempo, é administrado por muitos anos.
A detecção precoce e o tratamento multifacetado transformaram o tratamento de pacientes com transtornos psicóticos como esquizofrenia. Cuidados especializados coordenados que incluem treinamento de resiliência .
Referências
NANDA.
MININSTÉRIO DA SAÚDE 2023.
HENRIQUE, A.; FREITAS, F. Esquizofrenia, modelo biomédico e a cobertura da mídia. Saúde em Debate, v. 47, n. 136, p. 96–109, 1 mar. 2023.
ESC, A. et al. PESQUISA | RESEARCH. Escola anna nEry, v. 25, n. 1, p. 2021.
‌
 
image1.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina