Buscar

TRABALHO INDUVIDUAL SANTA CASA DE CAMBE ADRIANA

Prévia do material em texto

Sistema de À distância Conectado
superior em gestão de recursos humanos
nome
adriana da silva oliveira
gestão de recursos humanos
Londrina
2015
nome
gestão de recursos humanos
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Sistemas da Informação, Ética, Política e Sociedade, Economia e Modelo de Gestão.
Orientador: Prof. Henry T. Nonaka
 Joenice L. Santos
 José Adir L. Machado
 Luis C. Perini
 Maria Carolina Araújo
 Mônica Maria Silva
 Rinaldo J. B. Lima
 					 
			
Londrina
2015
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	4
2	DESENVOLVIMENTO	5
3 CONCLUSOES	8
4 BIBLIOGRAFIAS	9
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar , dissertar e expor sua opinião sobre o texto em questão SANTA CASA DE SÃO PAULO SUSPENDE DEMISSOES, o resultado se materializa em uma ferramenta de gestão para otimizar uma tomada de decisão .
O foco central foi a demissão em massa de mais de mil funcionários de uma grande instituição para tal foram elaborados pontos de vista dissertativos , fundamentadas, teóricas e discussões. 
O objetivo deste trabalho e discutir o tema santa casa de são paulo suspende demissões o objetivo fez –se breve explanação de aspectos conceituais de riscos e de gestão de riscos como processo organizacional. 
Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações torna-se fundamental em qualquer organização , uma administração voltada para gestão de recursos humanos vista que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada as seus serviços , tendo como base pessoas motivadas com alto nível de qualidade pessoal e profissional .
Assim esse trabalho teve como objetivo demonstrar:
1-A estrutura organizacional.
2- O modo de gestão da instituição.
3-Valores considerados pela instituição.
4- Estratégias da instituição.
5- Visão e ética .
6- Macroeconomia e microenomia dentro da instituição.
7- Sociedade do conhecimento dento da instituição.
DESENVOLVIMENTO
O texto apresentado mostra de forma sumaria, uma decisão drástica uma solução para a diminuição dos gastos abusivos de uma instituição .Nessa situação não foram levados em consideração a atuação dos funcionários ,a necessidades , a precisão dos colaboradores dentro da organização a decisão de corte para a redução dos gastos atinge diretamente não só os funcionários , mais também a organização e sua funcionalidade.
Diretores e seus gestores acreditaram piedosamente que uma demissão em massa poderia resolver , o problema da organização não conseguiram enxergar que a diminuiria sim os gastos mais que em contra partida estaria causando um mal a organização , a população e aos colaboradores que permanecessem na instituição seriam prejudicados diretamente.
O fato da informação ter vazado dentro e fora da instituição causou pânico nos funcionários, pois uma demissão em massa colocaria os mesmos em estado de desespero como colocaria a instituição em estado de alerta , a noticia fez com que os funcionários se unissem a ponto de protestar e pedir a saída do diretor da instituição.
O recuo nas demissões não foi feita por causa dos protestos dos funcionários ou por que a mídia estava dando mais ênfase ainda a toda situação, mais sim por que uma demissão em massa abalaria a organização em todo os seus aspectos , produtivo , organizacional., financeiro, administrativo , evolutivo, entre outros.
O corte dos funcionários não resolveria para sempre a situação dos gastos da instituição , poderia solucionar instantaneamente mais ela iria reaparecer mais tarde. 
 Voltando a analise para a visão dos gestores da instituição , a valorização , o comprometimento , a preocupação com seus funcionários deixa a desejar levando em consideração a visão dos gestores e da instituição falta integração com seus funcionários é nítido que existe um muro entre gestores e funcionários , para crescimento e organização da instituição . 
Os gestores precisam realizar periodicamente ações que visam a longevidade e a sustentabilidade da organização.
A demissão de 1.100 funcionarios causaria um dano a microeconomia já que estão interligados é a parte de cada ator econômico individual composto pelas empresas , trabalhadores ou famílias as famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital e são os demandantes dos bens de consumo.
O afastamento do funcionário kalil Rocha após tanta pressão não ameniza em nada a situação que se criou dentro da organização , os valores éticos , dos funcionários foram violados deixando assim uma lacuna entre colaboradores , instituição e gestores.
A ética e construída por uma sociedade , cada sociedade possuem seus próprios códigos de ética.
A crise dentro da instituição passou a ser um problema macroeconômico , pois esta ligada diretamente ao equilíbrio e desenvolvimento das finanças publicas , das relações e do desenvolvimento .
A macroeconomia e microeconomia estao ligadas as mudanças na economia resultam das decisões de milhares de pessoas.
A macroeconomia esta ligada a economia e a política e a microeconomia é agregada ao mercado , empregos entre outros.
O recuo das demissões pode ter fundamentos éticos essa demissão poderia afetar diretamente os colaboradores. Interferindo no bem estar dos funcionários dentro e fora do ambiente de trabalho , podendo acarretar um processo de bons ou maus resultados .
Voltar atrás e não demitir os funcionários foi de uma certa forma fundamentada em uma visão ética , pois manter em alto nível a imagem e a reputação da instituição . sobre conduta e ética necessaria , estabelecer principios claros nos seus relacionamentos , internos e externos da instituição e com a sociedade em um todo , também estabelecendo diretrizes de conduta , ética para o fiel cumprimento da missão VISAO E VALORES da instituição .
Cada organização desenvolve seu próprio código de conduta e ética , que estabelece o comportamento esperado de cada colaborador em todos os níveis da operação.
O código de conduta e ética é a distribuído para cada colaborador que deve estar com todos os princípios e valores da organização .
Este novo modelo de organização das sociedades sustenta um modo de desenvolvimento sócio – econômico onde a informação desempenha um papel fundamental na sociedade .A evolução tecnologica destinou a informaçao um lugar estrategico e os agrupamentos sociais que não souberem manipular , reunir , processar,analisar informaçoes ficarão distantes da produção do conhecimento , estagnados ou vendo agravar-se sua condição de miséria , 
A informação gerada pelo sistema tem o papel de reduzir os incertezas dos administradores no exercício da gerencia para tomada de decisões.
O sistema de informaçao é uma solução organizacional e administrativa baseada na tecnologia da informaçao para enfrentar um desafio proposto pelo ambiente.A analise dessa definição deixa clara a ênfase sobre a natureza organizacional e administrativa, para entendê- los o administrador precisa conhecer as dimensões mais ampla da organização . 
Portanto nenhuma estratégia consegue ser melhor que a informação da qual é derivada tendo em vista a multidisciplinaridade é difícil estabelecer um conceito axiomático sobre sistema de informação .uma vez que dependendo dos objetivos com o qual é utilizado o SI pode assumir diversas funções dentro de uma organização.
A versatilidade na manipulaçãodos dados georreferenciados a possibilidade de operar , transformar tornar-se um recurso bastante interessante , pois permitem que decisões sejam tomadas a partir de critérios definidos de forma participativa e sustentável.para que um sistema de informação seja utilizado nas organizaçoes é necessário abastecer com dados o qual se define como fatos brutos, que representam eventos, acontecimentos, coisas, pessoas , lugares, ou objetos do mundo real , que ocorrem nas organizações, ou no ambiente físico mais que não transmite um conhecimento claro por ser algo abstrato e que são organizados e transformados para que as pessoas possam entende-los e utiliza-los.
Com isso os usuários que integram com os sistema , utilizam os resultados por este meio das informações recebendo um valor adicional para serem utilizados de forma útil e valiosa dentro da organização.
No contexto de rápida obsolescência do conhecimento, contar com funcionários qualificados e preparados para enfrentar os desafios torna-se, sem dúvida, uma importante vantagem competitiva. No entanto, é de importância fundamental para uma empresa, ao adotar uma prática voltada à educação de seus funcionários, o fato de que o conhecimento seja um valor disseminado em todo o contexto organizacional em que os membros compartilhem dessa visão. O sucesso pretendido está fortemente vinculado a essa condiçqao.
Dos acontecimentos da Sociedade do Conhecimento é certo que devemos reter, minimamente, a noção de que o capital intelectual será o recurso decisivo para o sucesso de qualquer organização, cada vez mais. Criar as condições para o desenvolvimento e a retenção do capital intelectual na organização deve constituir todo um leque de ações numa política sistêmica de desenvolvimento e gestão estratégica do conhecimento.
Os serviços oferecidos pela instuiçao seriam facilmente afetados pois , a falta de funcionários também diminuiria a funcionalidade da organização deixando a desejar a bom trabalho e funcionamento e prestação de serviço que a instituição oferece a sociedade em um todo.
	
3- CONCLUSOES
O presente trabalho teve ênfase nas matérias do semestre , teve como objetivo a dissertação de um texto colocando os pontos de vista e fundamentando e discutindo o texto em questão, pelo qual ocorre a suposta demissão de mais de mil funcionários de uma instituição . 
Apesar dos resultados não poderem ser generalizados visto que se tratou de um caso especifico , pode se afirmar que o trabalho e valido.Mesmo com restrições acredita-se que a realização desse estudo trouxe vários pontos a serem analisados foi possível identificar , a hipótese de uma mudança dentro da organização descartando a demissão em massa que estava prevista .
O propósito deste trabalho foi expor uma analise critica e dissertativa de cada um respeitando o texto SANTA CASA DE SÃO PAULO SUSPENDE DEMISSOES .
Também ficou evidente a inconsistência do atual modelo de gestão da instituição , que não e adequado podendo afirmar ser um sistema de baixa responsabilidade com predomínio da solução dos casos urgentes e da solução parcial ou total do problema.
Todos os pontos negativos e todas as prioridades apontadas , a instituiçao deve iniciar as mudanças gradativamente começando pela organização financeira e administrativa da instituição.É necessário também rever a pratica de comunicaçao interna já que algumas falhas foram encontradas .
Os problemas de relacionamento interpessoal devem ser tratados constantemente com o auxilio de um profissional organizacional , através de reuniões que aumentem a integração dos funcionários e melhora a funcionalidade da organização.
Atualmente as organizações encontram –se em constante processo de transformaçao qualquer mudança que ocorra no ambiente da instituição afetara diretamente o capital humano , de alguma forma proverá a mudança de comportamento o qual poderá ser maior ou menor , lenta ou rápida , superficial ou profunda .	
O comportamento não é previsível pessoas são complexas , manifestam atitudes , valores , sentimentos diferentes por essa razão a resistência a mudança é uma fase inicial que deve ser prevista em qualquer instiruiçao
Bibliografias 
http:/www.exame.com.br/tópicos/crise
http:/www.exame.com.br/tópicos/são-paulo
sugestões:
www3.ethos.org.br/conteudo/mobilizando-as-empresas-por-umasociedade-justa-e-sustentavel/cultura/
www3.ethos.org.br/conteudo/mobilizando-as-empresas-por-umasociedade-justa-e-sustentavel/cultura/ interno 
/www3.ethos.org.br/conteudo/gestao-socialmente-responsavel/valorestransparencia-e-governanca

Continue navegando