Buscar

óleo de Lorenzo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILME: “ÓLEO DE LORENZO”
 
 O filme trata o caso de um menino ocorrido a partir dos anos 80, que tem uma doença genética do grupo de leucodistrofias que afeta o cromossomo X, doença ligado ao sexo de caráter recessivo transmitido pelas mulheres e que afetam fundamentalmente os homens.
ALD- Adrenoleucodistrofia, causa deterioração da Mielina dos neurônios o que afeta a transmissão dos impulsos nervosos, provoca alterações cognitivas, retardo mental e alem de afetar diretamente as capacidades motoras sensoriais. 
	As alterações comportamentais em relação a família à priori são de impotência, desespero diante do diagnostico de doença degenerativa, sem cura e que levaria a morte em até dois anos. O primeiro tratamento foi apenas com uma dieta pobre em gorduras, pois era o que os médicos sabiam no momento.
Os pais viram que diante da ineficácia da medicina e falta de pesquisa para tratamento, pois se tratava de uma doença pouco conhecida e como não havia ainda um grupo de doentes suficiente que representasse grandes investimentos das indústrias farmacêuticas, para pesquisa da doença de ALD. Os pais obstinados a entenderem e fazerem alguma coisa para mudar o que estava acontecendo com o filho deles se empenharam em estudos biológicos à qual aprenderam a entender o que estava ocorrendo com os níveis de gorduras saturadas.
Mas logo os pais perceberam através dos exames que a dieta alimentar não estava funcionando, os pais encontram um grupo de apoio que também tem ou tiveram filhos com a doença, na qual expuseram o fato da dieta não estar funcionando adequadamente no filho deles e mais alguns pais também concordaram com eles, mas na reunião se aperceberam que os outros pais estavam mais preocupados com o que estavam acontecendo com eles próprios do que com os filhos deles .
Diante da frustração com à da medicina da época em relação à doença
Os pais continuaram seus estudos e acabam descobrindo um tratamento com introdução na dieta alimentar de uma combinação com dois óleos, ácido erúcico e ácido oléico na qual denominaram de “óleo de Lorenzo”, que atua interrompendo a síntese dos ácidos graxos de cadeias longas e estagnando a evolução da doença.
	Como não se sabia qual seria a dose certa a ser administrada em seu filho, mais um gesto altruísta da tia de Lorenzo em se oferecer como cobaia para os testes, pois ela era portadora não afetada, com resultados positivos nela, se puseram a administrar o óleo em Lorenzo e conseguiram manter os níveis de gorduras saturadas e consequentemente estabilizando a doença.
Não foi possível ainda descobrirem a cura, mas o tratamento com óleo tem tido êxito, especialmente quando administrado antes da aparição dos sintomas.
Há outras formas de tratamento como o adrenal, através de administração de hormônios e o transplante de medula. 
Algumas mulheres podem desenvolver na idade adulta uma forma mais branda da doença (ALD), conhecida como Adrenomielopatia, que é ocasionada devido a inativação do cromossomo X com o alelo normal, cujo os sintomas são: perda do controle muscular, descordenação motora e paralisação dos membros inferiores.
Genes anormais que à forma neonatal de ( ALD) não estão localizados no cromossomo X e que significa que pode afetar tanto meninos ou meninas e o período de sobrevida são de 5 anos.
	 Hoje em dia com o tratamento os homens afetados chegam à idade de maturidade sexual e podem consequentemente ter filhos e se for com uma mulher portadora, terão filhos afetados meninas ou meninos.

Outros materiais